SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Checklist in pediatric cardiac surgery in Brazil: an useful and necessary adaptation of the Quality Improvement Collaborative International Congenital Heart Surgery in Developing Countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Rev Bras Cir Cardiovasc vol.26 no.3 São José do Rio Preto July/Sept. 2011

http://dx.doi.org/10.5935/1678-9741.20110035 

CARTAS

 

Cartas ao Editor

 

 

Fator de Impacto

Recebemos as correspondências abaixo, cumprimentando a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery pela obtenção do 1º Fator de Impacto (0,963).

Domingo Braile
Editor
RBBCCV/BJCVS

Parabéns a todos vcs da nossa RBCCV pelo empenho e pelas grandes realizações nos últimos anos. Um grande abraço a todos e em especial ao Ricardo Brandau e ao querido Dr. Braile.

Fernando Antoniali, Campinas/SP

Parabens para ti e para toda tua equipe. Pessoas como o senhor me fazem sentir orgulho da Cirurgia Cardiaca do Brasil e reafirmar o meu credo no trabalho. Espero reve-lo breve, que Deus o proteja sempre

Josalmir Amaral, Natal/RN

Parabens Dr Braile, Brandau e toda a equipe. Sabemos das dificuldades e dos grandes meritos desta conquista. Muito sucesso...

Leonardo Augusto Miana

Parabéns Prof Braile e Brandau pela maravilhosa notícia, e de que todos fazemos parte. Que seja só o começo.

Lindemberg da Mota Silveira Filho, Campinas/SP.

Parabéns para o Prof Braile e ao Ricardo Brandau, que são os grandes batalhadores pela Revista.

Luciana da Fonseca/ José Pedro da Silva, São Paulo/SP

Parabéns aos editores pela excelência!

Márcio Luiz Roldi

A toda a equipe da RBCCV/BJCVS, e em especial ao Dr. Braile, os meus parabens.

Mario Gesteira Costa

Caro amigo Braile. Comprimento-o e a toda equipe por esta brilhante vitoria. Voce demonstra a todos nos que a determinação e a dedicação sempre vale a pena. Parabens tb a todos que contribuiram com a revista.

Paulo Roberto Brofman, Curitiba/PR

Parabéns. Braile, este é seu maior feito para a especialidade.

Reinaldo Vieira, Campinas/SP

E uma noticia que muito engrandece a nos cirurgioes cardiovasculares, pois junto de outras recentes conquistas da diretoria anterior, traz o cirurgiao cardio-vascular e SBCCV ao patamar que sempre almejamos e merecemos.

Porem essas conquistas nao sao o final de um objetivo, elas são o inicio de um caminho que teremos para crescer sempre.

Dr Braile e diretores, recebam aqui os meus mais sinceros PARABENS.

Sergio Ocampos, Campo Grande/MS

 


 

Prezado Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile,

Durante o 3rd Scientific Meeting of the World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de junho de 2011, em Istambul, Turquia, fomos surpreendidos com a apresentação do Dr. Jinfen Liu, de Shanghai, China.

O Dr. Liu é editor associado do World Journal for Pediatric & Congenital Heart Surgery, que é a revista científica oficial da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery.

O tema da aula era Extracardiac Fontan with Direct Cavopulmonary Connections, quando percebemos que estava projetando diversas figuras cirúrgicas e referindo que se tratava de um trabalho publicado em uma Revista no Brasil.

Naquele momento, ficamos surpresos e orgulhosos, pois não estamos habituados a ver as produções científicas nacionais, publicadas em nossas revistas, serem utilizadas como referências e com tanta exposição.

O trabalho ao que o Dr. Liu se referia era Alternative to an extracardiac Fontan-type operation: direct anastomosis between pulmonary trunk and inferior vena cava, publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em 2008, volume 23(3), páginas 439 a 441 [1,2]. (http://www.rbccv.org.br/article/1396/Alternativa_para_operacao_tipo_Fontan_extracardiaco__anastomose_direta_entre_o_tronco_pulmonar_e_a_veia_cava_inferior).

Entendo que esse é um exemplo claro e uma mensagem a todos nós cirurgiões cardiovasculares brasileiros, de que a nossa Revista tem um enorme valor, está definitivamente globalizada e sendo vista literalmente por todos. O fator de impacto por nós alcançado de 0,963 deve ser um estímulo ainda maior de valorização e priorização em nossas futuras publicações.

Parabéns à RBCCV.

Ulisses Alexandre Croti, São José do Rio Preto, SP

 

REFERÊNCIAS

1. Croti UA, Braile DM, Godoy MF, Avona FN. Alternativa para operação tipo Fontan extracardíaco: anastomose direta entre o tronco pulmonar e a veia cava inferior. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2008;23(3):439-41.         [ Links ]

2. McKay R, Dearani JA. Extracardiac Fontan with direct cavopulmonary connections. Ann Thorac Surg. 2008;85(2):669-71.         [ Links ]

 


 

Disfunção cognitiva após cirurgia cardíaca: um assunto relevante

Prezado Editor,

Gostaríamos de informá-lo que em 6 de julho recebemos um comunicado on line dizendo que o artigo sobre “Disfunção cognitiva após cirurgia cardíaca” publicado nessa conceituada revista [1] se encontra entre os 10 top sobre o assunto na base de dados BioMedLib [2]. Isto mostra, no nosso ponto de vista, duas situações. A primeira que o assunto é de extrema relevância no meio científico cardiovascular e a segunda que a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular se encontra entre as mais importantes revistas científicas internacionais com forte impacto na área. Também queremos parabenizá-lo por colocar a revista entre as melhores no campo da cirurgia cardiovascular. Abaixo, reproduzimos a comunicação recebida.

José Fernando Vilela-Martin, Renan Oliveira Vaz-de-Melo, São José do Rio Preto-SP

 

REFERÊNCIAS

1. Martin, JFV, Melo ROV, Souza LP. Disfunção cognitiva após cirurgia cardíaca. Rev Bras Cir Cardiovasc 2008;23(2):245-255.         [ Links ]

2. Who is publishing in my domain? Top 10 articles published in the same domain since your publication; 2011. [cited 2011 Jul 06]. Disponível em: http://bmlsearch.com/        [ Links ]

 


 

23/07/2011 06:11

Wanderley Neto será hoje cidadão de Japaratinga

O Dr. José Wanderley Neto, Membro Titular da SBCCV, recebeu, no 23 de julho de 2011, o título de cidadão honorário de Japartinga (AL).

A cidade de Japaratinga vai ganhar hoje um ilustre cidadão e por certo a Câmara Municipal vai ficar cheia: o ex-vice governador e cardiologista renomado internacionalmente, José Wanderley Neto estará recebendo a honraria

O projeto de cidadão foi apresentado pelo vereador Beto Brasil(PMDB). Ele justificou a honraria, dizendo que o dr. Wanderley foi importante no primeiro governo tucano Teotonio Vilela no auxilio à liberação de verba que garantiu a pavimentação de 5km de estrada asfaltada entre o centro da cidade que fica no litoral norte e o paradisíaco rio Manguaba.

O vereador disse isso fez incrementar muito o turismo de Japaratinga. O médico que continua filiado ao PMDB vai lá.

Wanderley é filho da cidade de Cacimbinhas, casado com a médica Simone Caju Wanderley, filha do ex-prefeito mais popular de Maceió, Sandoval Caju, tem três filhos, um deles Hugo Wanderley é vereador em Cacimbinhas e presidente da Uveal.

Ele é uma referência internacional na cardiologia, foi um dos alunos do médico Adib Jatene e na Santa Casa de Misericórdia tem revelado para a medicina do Brasil bons profissionais que já passaram pela sua equipe. Trata-se de uma figura humana excepcional e bastante querido entre os médicos brasileiros.

Wanderley tem uma virtrude enorme: é paciente em busca de descobridor de novos talentos na Medicina.