Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Revisando editoriais e apresentações de revistas brasileiras, podemos identificar a satisfação de cada editor ao finalizar mais um número e poder divulgá-lo para comunidade científica. Isto se deve, em parte, à concretização de um processo gestacional, que envolve o trabalho e o tempo de muitas pessoas. Uma revista que sai do prelo já percorreu um longo caminho e consiste em produção intelectual e investimento pessoal dos pesquisadores e organizadores dos manuscritos, na leitura e revisão dos consultores e conselheiros, na atenção dada pela Comissão Editorial, no encaminhamento e coordenação do processo editorial de um editor. No momento da publicação, a revista sai como um fruto de todos que de alguma forma investiram nela.

Por outro lado, todo este processo é acompanhado da dúvida relativa à obtenção de recursos para editar mais um número. Atualmente, as revistas são fruto de projetos pessoais ou institucionais, que sobrevivem com a venda de assinaturas e algumas contribuições comerciais paralelas, como patrocínios e doações. Nenhum país que busca uma política de produção científica séria, que exige a publicação de seus pesquisadores, que avalia seus cursos de pós-graduação pelos índices de divulgação de trabalhos e pesquisas dos professores universitários, pode depender destes parcos recursos. Urge que se faça uma reavaliação destas condições e que se possa ampliar os recursos e melhorar a qualidade da produção e da divulgação do conhecimento em Psicologia no Brasil.

A crescente necessidade de dar vazão aos resultados de pesquisa, dando forma à produtividade científica dos pesquisadores, têm acelerado os escritórios das revistas brasileiras, aumentando consideravelmente o número de manuscritos submetidos e, certamente, a qualidade destas submissões. Pautas de reuniões científicas, de diretorias de sociedades de Psicologia e mesmo conversas informais entre editores e pesquisadores têm tido como tema comum – o futuro das publicações no Brasil. Certos de que esta não é uma preocupação apenas de editores de periódicos científicos da Psicologia, mas de todos os pesquisadores que prezam a divulgação de seus estudos como uma etapa "natural" e ética de seu trabalho, urge inquietar a comunidade da Psicologia para repensar seriamente as políticas de publicação e de sustento das revistas brasileiras.

Para não fugir a regra, apresentamos mais um número com grande satisfação.

Sinceramente,

Sílvia Helena Koller

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Ago 1999
  • Data do Fascículo
    1998
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com