SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Editorial iniciação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.11 n.3 Porto Alegre  1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300001 

Editorial

 

 

A revista Psicologia Reflexão e Crítica entrega a seus assinantes e à comunidade científica, pela primeira vez em sua história, um terceiro número no mesmo ano. A revista é, tradicionalmente, semestral, mas a partir de 1998, pretende editar a cada ano um número especial. Essa decisão representa um desafio, ainda que tímido, de tornar a revista quadrimestral. E certamente, uma provocação para que sejam disponibilizados recursos para a edição de três números anuais. Esses números serão preferencialmente temáticos, organizados por um Editor Convidado. Os pesquisadores da comunidade científica, em geral, de todos os países nos quais a revista é distribuída, podem apresentar suas propostas para a Comissão Editorial, respeitando as normas da revista.

Lançar um número especial sobre Iniciação Científica caracteriza um desafio e uma provocação. Sabe-se que os estudantes de Iniciação Científica circulam por gabinetes de pesquisadores no Brasil inteiro e que sua colaboração nas pesquisas é, muitas vezes, indispensável. Por que não desafiá-los a mostrar o seu trabalho em forma de publicação? Por que não provocar a ciência da Psicologia no Brasil a conhecer suas idéias? Este número especial revela a potencialidade do trabalho integrado de estudantes de Iniciação Científica e de seus orientadores. E mais, pela primeira vez, na história das publicações científicas brasileiras torna esse acontecimento em realidade.

E como qualificar um convite a um Grupo PET/CAPES para editar uma revista científica? Outra vez como desafio e provocação. Foi um desafio a estudantes diferenciados, para despertar o gosto e interesse pela publicação, compartilhar com eles cada momento do processo editorial, o contato com autores, consultores, conselheiros, ver a revista saindo da gráfica para os leitores como uma realização! Provocação? Mostrar mais uma vez, para aqueles que por desventura ainda não estejam convencidos, a importância do Programa PET/CAPES, sua competência e então dar a eles o merecido prestígio. Os últimos anos tem atemorizado tutores, estudantes, professores colaboradores e simpatizantes com a ameaça constante de extinção do programa.

Este número especial, organizado e editado pelo Programa PET-Psicologia da UFRGS revela a dedicação e competência desse grupo. Agradecemos a todo o grupo, e em especial à Professora Denise Ruschel Bandeira e à bolsista Fernanda Menna Barreto Krum pelo trabalho realizado que agora entregamos para nossa comunidade científica.

 

 

Sílvia Helena Koller
Editora