SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3EditorialReflections about the letter: psychosis in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.12 n.3 Porto Alegre  1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000300002 

EDITORIAL

Número especial pesquisa em psicanálise

 

A Revista Psicologia: Reflexão e Crítica tem se caracterizado por uma posição que reconhece a Psicologia como uma área para a qual se dirigem saberes múltiplos. Nesse sentido, sua política não é a de privilegiar um grupo de pesquisa ou uma linha de pensamento, não é a de orientar a sua escolha por escolas ou tendências dominantes do campo. Sendo assim, a cada novo número o leitor pode ser surpreendido por um conteúdo diverso, justamente a diferença que constitui a riqueza e a diversidade dos saberes psicológicos. Mas, se a cada número o conteúdo pode trazer uma surpresa, em todos eles, insiste e persiste uma mesma preocupação: a qualidade dos artigos.

Em cada edição um grande número de pesquisadores se encontra envolvido, seja na produção das pesquisas e textos, seja na leitura inicial dos manuscritos feita por um colega de trabalho, seja na revisão dos artigos submetidos ao Conselho Editorial e à revisão de pares. A Revista empenha-se em coordenar esse trabalho e se responsabilizar pelo resultado final, ao qual apõe o seu selo de garantia. Garantia de que o artigo apresentado ao leitor passou por um crivo exigente que não se exerceu sem esforço, dedicação e empenho, muitas vezes às custas de projetos pessoais, que tiveram que ser preteridos.

É nesse contexto que surge o Número Especial sobre Pesquisa em Psicanálise da Revista. O saber psicanalítico que sempre esteve presente nas Faculdades de Psicologia no Brasil e em Cursos de Pós-Graduação que aparecem desde a década de 70, vem agora conquistando seu lugar de área específica dentre os Programas de Pós-Graduação em Psicologia no país. Os artigos que compõem esse número são resultado de disciplinas ministradas ou pesquisas desenvolvidas nesses cursos. Além disso, a maior parte deles foi apresentada e discutida nos dois Grupos de Trabalho da ANPEPP dirigidos à Psicanálise: Psicanálise e Pesquisa e Psicanálise Contemporânea: Convergências e Divergências.

Nesse momento em que a Interpretação dos Sonhos – a obra de Freud, que marcou definitivamente o pensamento ocidental deste século – faz cem anos de sua primeira edição, a psicanálise pode comemorar a sua presença no cenário universitário graças ao espaço aberto e plural com que a Revista Psicologia Reflexão e Crítica, por sua vez, marca a Psicologia no Brasil.

 

Anna Carolina Lo Bianco

Editora Convidada -Número Especial de Pesquisa em Psicanálise