SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Developmental history and behavior of pre-term and low birth-weight children (<1.500g) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.14 no.1 Porto Alegre  2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722001000100001 

Editorial

 

 

Começamos o ano 2001 com novidades em nossa Psicologia: Reflexão e Crítica. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela edição desde 1986, iniciou uma parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD) para divulgação e distribuição desta revista. Esta iniciativa representa a primeira experiência de cooperação entre um programa-editor de um periódico nacional e uma sociedade científica em nossa área. Tal integração tem sido recomendada pelos órgãos de fomento, que a vêem como uma forma de ampliar o sucesso, a eficácia e a perenidade das publicações. A partir deste ano, e pelos dois anos seguintes, os sócios da SBPD receberão a nossa revista.

Este é mais um exemplo de amadurecimento da editoração científica da Psicologia brasileira, que vem apresentando progressos notáveis nos últimos anos. A avaliação dos periódicos realizada pela ANPEPP-CAPES impulsionou o processo de melhoria das revistas brasileiras, implicando uma maior preocupação com indexação, regularidade, normalização e qualidade. A crescente inclusão em bases de dados internacionais tem divulgado cada vez mais a produção científica brasileira. Recentemente, Psicologia: Reflexão e Crítica passou a integrar, também, o CLASE, um indexador da Universidad Autônoma de México, que é utilizado, principalmente, na América Latina e em países de língua espanhola.

Outro aspecto importante do amadurecimento de um periódico pode ser encontrado na transmissão da responsabilidade de um editor a outro. Em Agosto de 2001, o processo editorial da nossa Psicologia: Reflexão e Crítica será compartilhado com a Profa. Dra. Cleonice Alves Bosa, escolhida como terceira editora na história da revista pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O primeiro número de 2002 já correrá sob sua responsabilidade.

Torna-se apropriado, então, iniciarem-se os agradecimentos da atual responsável a todos aqueles que auxiliaram no processo de produção da revista, em seus seis anos de trabalho. Autores, consultores, conselheiros, patrocinadores, professores do programa recebam o melhor reconhecimento por sua participação. São protagonistas fundamentais no dia-a-dia da revista, tornando-a possível. Um agradecimento especial é reservado neste espaço, no entanto, para nossa secretária Srta. Angeli Marasá, uma pessoa que tem sido a "alma" desta revista. Todos os protagonistas citados acima fazem parte de sua vida cotidiana; ela conhece cada um deles por nome e sobrenome, afiliação e interesses de pesquisa. Angeli pode recitar os diversos momentos de cada manuscrito no processo editorial com muita competência e suavidade. Festeja a edição de cada novo número mostrando um grande carinho pela revista a qual serve com tanta dedicação. Conforma-se com as dificuldades enfrentadas na editoração de um periódico em uma universidade federal, reconhece os momentos propícios para cobrar as tarefas em atraso, e ainda sabe lidar com afetuosa habilidade com as idiossincrasias e falta de tempo da editora.

Muito obrigada, Angeli!

Estamos vivendo, mais uma vez, a satisfação, certamente compartilhada por Angeli e pela comunidade científica, de entregar mais um número da revista Psicologia: Reflexão e Crítica.

Cordialmente,

 

Sílvia H. Koller
Editora