SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Resenha: El mágico número tres: Cuando los niños aún no hablan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.17 no.1 Porto Alegre  2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100001 

EDITORIAL

 

Neste primeiro número de 2004, lembramos com pesar que há um ano faleceu a Professora Ângela Biaggio, uma grande perda para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da UFRGS, para o corpo editorial desta revista e para a Psicologia brasileira. Como eminente pesquisadora da Psicologia do Desenvolvimento, sua influência pode ser sentida ainda hoje não só pela sua obra, mas também através daqueles que ela ajudou a formar e com quem ela conviveu. Assim é na Psicologia, Reflexão e Crítica.

Em seus primeiros anos, a PRC procurava ser um espaço para pesquisadores em Psicologia do Desenvolvimento apresentarem seus trabalhos. Atualmente continua levando muita reflexão e crítica para a psicologia brasileira, tornando-se um veículo importante para todas as áreas de investigação sem perder suas origens na Psicologia do Desenvolvimento.

De uma forma ou de outra, as sementes que a Professora Ângela plantou e ajudou a plantar continuam a brotar. Uma delas é a Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD), da qual foi presidente de honra e sócia-fundadora. Em uma parceria com a PRC, os sócios da SBPD são assinantes da revista, que continua prestigiando a Psicologia do Desenvolvimento. Neste número, por exemplo, são apresentados artigos originais sobre julgamento moral, ansiedade, estratégias de aprendizagem, representação social de meio-ambiente e saúde, e o papel do autoconceito nas dificuldades escolares.

Ao todo, são 15 artigos das mais diversas áreas da psicologia com autores de 17 instituições de todo o Brasil, sendo 5 artigos fruto de colaborações interinstitucionais. Esta é uma pequena amostra de uma psicologia brasileira que está produzindo cada vez mais ciência, com mais qualidade, mais colaborações e em um número maior de instituições.

Podemos hoje olhar para trás e desfrutar do produto do esforço de muitos pioneiros como a Professora Ângela, que nos fortalecem e inspiram para contribuirmos com nossa parte para as futuras gerações de pesquisadores da psicologia brasileira.

Publicações como esta, que há dezessete anos leva à comunidade científica artigos de todo o Brasil e promove a integração da Psicologia, são produtos diretos ou indiretos dos pioneiros da pesquisa em Psicologia no país. Encontramos neste momento uma oportunidade de agradecermos a Professora Ângela por tudo que fez para chegarmos aqui.

Aceitei com muita honra o convite da editora Profa. Dra. Cleonice Bosa para escrever o Editorial deste primeiro número do volume 17.

 

Profa. Dra. Lisiane Bizarro
Editora Associada