SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Initial mother-infant interactions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.17 no.3 Porto Alegre  2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300001 

Editorial

 

 

No momento em que me despeço do cargo de editora da Psicologia Reflexão & Crítica surge a natural necessidade de se fazer uma retrospectiva deste percurso. Sem dúvida, exercer este cargo foi uma das experiências acadêmicas mais desafiadoras e gratificantes. As demandas extenuantes deste exercício foram inteiramente recompensadas pela satisfação de manter em circulação, de forma regular e com qualidade, um dos periódicos mais consultados do país.

Durante os últimos três anos a revista sofreu algumas transformações. Abolimos os números especiais para que a revista passasse a ser quadrimestral e, desta forma, atendesse melhor a crescente demanda das inúmeras submissões. Construímos uma segunda página de acesso eletrônico a informações sobre a revista para que, juntamente com o Scielo, houvesse maior comunicação com o leitor. Esta medida facilitou a troca de informações, principalmente com as bibliotecas do país, sendo possível a impressão on-line do boleto de assinatura, bem como das instruções aos consultores sobre a elaboração de pareceres. Ampliamos nosso quadro de consultores e conselheiros e organizamos o espaço físico da revista, cuja expansão foi se impondo naturalmente. Consolidamos nossos compromissos de periodicidade junto aos nossos indexadores e estabelecemos as condições necessárias para que a revista conquiste espaços ainda mais amplos neste aspecto. A urgência em se profissionalizar cada vez mais a revista é inquestionável. Há ainda muito a ser feito como, por exemplo, fomentar o processo de informatização, ampliar oportunidades de capacitação profissional à equipe técnica e garimpar fontes de financiamento contínuo.

Naturalmente, todo este trabalho contou com a importante colaboração e dedicação incansável da nossa Comissão Editorial, do Conselho Editorial, dos consultores de todo o país e equipe técnica, a quem agradeço imensamente. Nossos agradecimentos, também, aos leitores e assinantes - razão da própria existência do periódico. Ao longo deste ano, recebemos mais de 200 submissões de manuscritos. Para avaliar estes trabalhos recorremos a um igual número de pesquisadores de todo país, que juntamente com a tarefa laboriosa do conselho editorial, garantiram a qualidade das publicações. Temos ainda um longo caminho a percorrer no sentido de absorver a demanda em níveis ideais. Nossa fila de artigos no prelo se amplia a cada dia e, neste momento, já temos todos os números de 2005 fechados, sendo desde já processados aqueles que serão publicados em 2006.

Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que, ao longo destes anos, contribuíram com sugestões e emitiram opiniões sobre o processo editorial como um todo, dentre as quais destacamos o reconhecimento da comunidade sobre o empenho da revista em garantir canal aberto de comunicação entre os autores e o editor, bem como a revisão cuidadosa das provas gráficas. Da mesma forma, nada disto seria possível não fosse o apoio do PPG em Psicologia do Desenvolvimento da UFRGS, garantindo a publicação da revista mesmo em momentos críticos, do ponto de vista financeiro.

O cargo de editor passará à professora Dra Lisiane Bizarro Araújo, que vem acompanhando com empenho e dinamismo o processo editorial. Como já é tradição neste periódico, a passagem do cargo está sendo realizada com todo o profissionalismo e compartilhamento de projetos e preocupações. A partir de janeiro a Profa. Lisiane será formalmente a editora da revista e, ao longo do ano, será responsável pela revisão final dos manuscritos processados pela comissão atual e os de sua própria gestão. Agradeço a ela todo o valioso apoio prestado até agora e desejo sucesso em mais esta importante etapa de sua carreira!

Cordialmente,

 

Cleonice Bosa, PhD
Editora

Professora Adjunto do PPG em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED).