SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Social cognition on children: discovering the influence of false beliefs and emotions on human behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.19 no.1 Porto Alegre  2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100001 

EDITORIAL

 

Psicologia: Reflexão & Crítica inicia editoração eletrônica

 

 

A partir deste número, a submissão de artigos para publicação será feita pela Internet, em um sistema econômico, transparente e ágil para autores, editores, pareceristas e leitores. A publicação impressa será mantida, assim como a disponibilização de artigos no Scielo.

A Psicologia: Reflexão & Crítica utiliza agora o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software que foi desenvolvido para a construção e gestão de periódicos, contemplando ações essenciais à automação das atividades de editoração. O SEER foi traduzido, customizado e disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia.

Os autores podem submeter artigos sem custos de correio e acompanhar passo a passo o processo de avaliação dos artigos de sua autoria. Os editores e suas equipes conseguem gerenciar a confecção de exemplares para publicação à distância e com custos reduzidos, indexar o conteúdo da revista automaticamente, usando um sistema global de distribuição de bases de pesquisa (Open Archives Initiative) e arquivá-lo em bibliotecas virtuais. Os revisores recebem e enviam pareceres também sem custos, mantendo contato constante com o Editor e o Autor do artigo. O sistema permite ao público o acesso livre a todos os artigos publicados eletronicamente. Além disso, o SEER oferece a ferramenta RST (Research Support Tool), que possibilita aos leitores comentarem os textos, ou então, dialogar com os autores por e-mail.

A editoração eletrônica tornou-se possível graças ao apoio do CNPq, através do edital de editoração eletrônica de periódicos. O financiamento permitiu à PRC compartilhar uma secretaria integrada de editoração eletrônica com outras revistas que funcionam no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): a Psicologia e Sociedade e a Revista Interamericana de Psicologia. A parceria e a troca de experiências com as editoras Cleci Maraschin e Silvia Koller têm sido fundamentais para superar obstáculos e viabilizar mudanças na PRC. O IBICT colaborou realizando um treinamento do SEER para editores e equipes de periódicos na UFRGS, o que facilitou a capacitação e a escolha pelo sistema. A UFRGS passou a hospedar o sítio das revistas, com suporte técnico para o SEER.

Este avanço trouxe a oportunidade de mudar muitas coisas na PRC, a começar pela capa da revista, para marcar seu aniversário e também sinalizar as mudanças no processo editorial, nas diretrizes para os autores e no Corpo Editorial.

Novos artigos, a partir da publicação deste número, deverão ser submetidos somente pelo sítio www.ufrgs.br/prc . Os artigos já submetidos pelo correio convencional continuarão seu processo editorial normalmente.

Quanto às diretrizes para os autores, as principais mudanças são o uso integral das Normas de Publicação da American Psycholigal Association (APA) e uma especificação dos tipos de manuscritos publicados.

No Corpo Editorial, a Comissão Editorial foi ampliada e modificada. Hoje participam as ex-Editoras da PRC, Cleonice Alves Bosa e Silvia Koller, os professores Denise Bandeira e Claudio Hutz e as bibliotecárias Viviane Castanho e Elise Coser. Três novos colaboradores fazem parte do Conselho Editorial: Leandro Almeida, da Universidade do Minho, pesquisador da área de avaliação psicológica, José Antonio Aznar Casanova, da Universidade de Barcelona, da Psicologia Experimental, e Jorge Sarriera, da UFRGS, da Psicologia Comunitária.

A editoração eletrônica possibilita a participação de Editores Associados externos ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Ao mesmo tempo que mantém seu foco e escopo, representando a diversidade da psicologia, a revista tem agora Editores Associados especialistas em três áreas que tipificam os artigos tradicionalmente submetidos e publicados na PRC. Entretanto, a revista continua aceitando submissões e publicando artigos de qualidade de todas as áreas da Psicologia, como sempre fez.

O Editor Associado recebe da Editora Geral artigos de sua área de especialidade, e faz a avaliação e o encaminhamento dos artigos a avaliadores e Conselheiros, e posterior recomendação ao Editor Geral. Para atender aos artigos de Psicologia do Desenvolvimento em sua amplitude, foi convidado Ebenézer Oliveira, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, parceira desta revista desde 2001. Para artigos da área de Processos Psicológicos Básicos, entendida como abrangente da Psicologia Experimental, Análise Experimental do Comportamento, Psicologia Cognitiva, Psicofísica e Neurociências, escolheu-se o Prof. José Aparecido da Silva, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia. A Editora Associada para artigos em avaliação psicológica e neuropsicologia é Clarissa Marceli Trentini, sócia do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. A Editora Geral fará a avaliação e o encaminhamento dos artigos das demais áreas a avaliadores e Conselheiros, além de fazer a apreciação inicial e final de todos os artigos e coordenar os trabalhos de revisão, provas e impressão.

Para a Revista, sabe-se que haverá um aumento substancial no número de submissões, o que será compensado pela agilidade do processo editorial. A adaptação ao sistema eletrônico ocorrerá simultaneamente com a manutenção da fila de artigos já em andamento pelo processo editorial anterior. Isto equivale a manter duas revistas em paralelo, até que os artigos anteriormente submetidos terminem sua trajetória pelo processo editorial. A equipe da PRC está preparada para este desafio. Contamos com a paciência e a perseverança de nossos colaboradores (Autores, Consultores e Conselheiros) nesta transição para a editoração eletrônica.

É com satisfação que apresento o primeiro número deste ano, cheio de novidades e com 20 bons artigos de Psicologia. Aproveite a leitura e não deixe de visitar nosso sítio e cadastrar-se como autor ou avaliador.

 

Lisiane Bizarro
Editora Geral