SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Hypnosis and clinical psychology: bringing back the untold history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.19 no.3 Porto Alegre  2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300001 

EDITORIAL

 

Psicologia: Reflexão e Crítica

 

 

O ano de 2006 foi de muitas mudanças na Psicologia Reflexão e Crítica. Quando iniciamos os preparativos para a editoração eletrônica, temíamos por dificuldades de autores, pareceristas e conselheiros em migrarem do processo editorial tradicional, via correio de superfície para o novo formato eletrônico. Fomos tranqüilizados já no treinamento que o IBICT ministrou na UFRGS: a demanda na editoração eletrônica aumentaria, e muito.

No ano que passou, estamos observando uma rápida adesão de autores à editoração eletrônica e manifestações de satisfação dos nossos pareceristas ad hoc com a interface do SEER. No início de 2006 contabilizávamos cerca de 90 artigos em andamento no processo editorial tradicional, via correio de superfície. No final deste ano, temos 47 artigos ainda em andamento no processo tradicional e 58 artigos na editoração eletrônica. A partir de janeiro de 2007 só serão aceitos artigos submetidos eletronicamente.

Neste ano, 219 consultores ad hoc, cujos nomes listamos neste número, contribuíram com seu trabalho para a revisão de artigos em andamento. Eles somam-se aos nossos 53 membros do Comitê Editorial na chamada revisão por pares, fundamental para a qualidade da revista. Nossos pareceristas serão também parceiros valiosos na editoração eletrônica. Esta promete mais agilidade e maior transparência das etapas do processo editorial. A velocidade com a qual um artigo é publicado depende diretamente da qualidade do texto submetido, da rapidez com que os pareceristas emitem seus pareceres e da prontidão dos autores em respondem às solicitações. Esperamos contar com a colaboração desta equipe gigante para o bom andamento dos nossos trabalhos em 2007.

Para finalizar, destaco o incansável trabalho de nossa equipe, começando pela nossa querida secretária Ângeli Marasá que aceitou o desafio da transição do processo editorial. Neste ano, Cristina Hugo deixou de contribuir como assistente editorial para dedicar-se ao seu Mestrado no nosso PPG. Para revisar as normas da revista contamos agora com a Bibliotecária Conceição Duarte. No suporte técnico da editoração eletrônica , contamos com o Psicólogo Daniel Smith, que faz também a revisão técnica dos resumos e títulos em inglês. Com o apoio e a dedicação desta equipe, da Comissão Editorial e dos Editores Associados, apresento com muita satisfação mais 20 artigos para vocês.

 

Lisiane Bizarro
Editora Geral