SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional and behavioral problems prevention programs for children and adolescents: lessons from three decades of research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.20 no.1 Porto Alegre  2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100001 

EDITORIAL

 

Psicologia: Reflexão e Crítica

 

 

O Editorial do primeiro número de 2005 foi meu primeiro como Editora. O desafio era manter a revista crescendo com qualidade, fazendo mudanças para absorver a demanda da produção científica da psicologia e iniciar o processo de editoração eletrônica.

O número de artigos por número da revista aumentou progressivamente de 15 para 20 e a revista ganhou novo layout. Em 2006, teve início o processo de editoração eletônica pela metodologia SEER, e o número de artigos em andamento no processo editorial prarticamente duplicou desde então. Segundo as estatísticas da Scielo, o fator de impacto da PRC dobrou no último triênio, em relação ao triênio anterior. A página da PRC é a quarta mais acessada entre 182 títulos dessa biblioteca eletrônica. Está entre as 20 revistas com maior número de artigos requisitados, sendo a primeira da área de psicologia neste quesito. Em 2006, foram solicitados 776.386 artigos no Scielo.

É com grande satisfação que escrevo este editorial, dois volumes depois – a unidade de tempo dos periódicos – para comemorar com vocês a classificação da Psicologia: Reflexão e Crítica como Internacional A na área de Psicologia pelo Qualis CAPES no triênio 2004-2006.

O Qualis (http://qualis.capes.gov.br/webqualis) é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para divulgar a produção intelectual de seus docentes e alunos. Neste triênio, a avaliação de 69 periódicos na área da Psicologia para a classificação Qualis foi conduzida por uma Comissão Editorial mista da CAPES (pela representação da área) e da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia.

Editores Associados e Comissão Editorial e esta Editora Geral agradecem aos membros do Comitê Editorial, aos consultores ad hoc e aos autores pela colaboração que garante nossa qualidade. O mérito é de vocês!

 

Lisiane Bizarro
Editora Geral