SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Research and clinical practice: constructing theoretical links author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.21 no.3 Porto Alegre  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300001 

EDITORIAL

 

Psicologia: Reflexão e Crítica - Psychology

 

 

Em 1986 iniciamos a elaboração do projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Como parte deste projeto, decidimos criar também uma revista científica que permitisse uma comunicação de alto nível entre pesquisadores e a difusão do conhecimento científico para profissionais que atuam na área, mantendo assim uma interação constante com a comunidade. Por isso, agregamos Reflexão e Crítica no nome da revista. Nunca pensamos nesta revista como um veículo prioritário para divulgar a pesquisa do nosso grupo. Pelo contrário, queríamos uma revista com um processo editorial equivalente ao dos periódicos científicos de referência na Psicologia e que, junto com o nosso PPG, crescesse e se tornasse uma referência na área. Como sonhos não têm limites impostos pela realidade, quando fizemos o registro da revista no ISSN incluímos um nome paralelo: Psychology.

Nosso Programa de Pós-Graduação cresceu continuamente e atingiu, na última avaliação da CAPES, a nota máxima. A revista, graças à dedicação dos professores do Programa que não mediram esforços para apoiá-la e consolidá-la, também se tornou uma referência nacional. Hoje, Psicologia: Reflexão e Crítica está indexada nos principais bancos de dados e, recentemente, foi incluída na base de dados da Thomson-Reuters, o famoso ISI, o que lhe deu proeminência internacional.

Mas, nem o PPG nem a revista se acomodaram. Mais de 20 anos de enfrentamentos com uma realidade em que problemas, obstáculos e dificuldades fazem parte da rotina não diminuíram nossa capacidade de sonhar. Psicologia: Reflexão e Crítica, agora também conhecida como PSYCHOLOGY, está passando por novas transformações. A primeira delas é sua tematização. Isso, em parte, é conseqüência de seu sucesso. Recebemos anualmente centenas de manuscritos, muitos de elevada qualidade, o que aumenta o tempo de espera para publicação. A tematização permitirá um foco mais preciso, levará a uma melhoria ainda maior na qualidade dos artigos publicados e esperamos reduzir substancialmente o tempo entre a submissão e a aceitação do artigo e entre a aceitação e a publicação. As áreas temáticas, cada uma com um editor associado, são as seguintes: Psicologia do Desenvolvimento, Processos Básicos e Avaliação Psicológica.

Outra mudança é a aceitação de artigos para publicação em inglês e espanhol. Isso, juntamente com a indexação no ISI, permitirá um acesso muito maior aos artigos, atrairá trabalhos de pesquisadores de outros países e auxiliará no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil.

Algumas características permanecem as mesmas. PRC/PSYCHOLOGY continuará sendo uma revista que respeita os autores e colaboradores, incentiva pesquisadores a produzir trabalhos cada vez melhores, e continuará crescendo e melhorando cada vez mais. Continuaremos nosso esforço na busca de excelência na publicação e esperamos seus manuscritos.

 

Editores e Comissão Editorial