SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Hospital care at childbirth: social representations of women and health care professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.23 no.1 Porto Alegre Jan./Apr. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100001 

Editorial

 

 

Caros leitores,

A revista Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology passou por algumas mudanças, especialmente no final de 2009, relativas aos seus editores. Assumi a editoria geral após a gestão da Profa. Silvia Koller, marcada pela competente inserção da PRC/Psychology no cenário internacional através da indexação na Thomson Reuters (antiga ISI), além de outros vários indexadores internacionais [como Scopus (Elsevier), APA, RedAlyc, Clase, Psicodoc, e outros tantos]. Assim como eu, assumiram recentemente novos editores associados, entre eles o Prof. Mauro Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina, que está trabalhando junto com a Profa. Maria Lúcia Seidl de Moura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Psicologia do Desenvolvimento. O Prof. Eduardo Remor, da Universidade Autônoma de Madrid, assumiu a área de Avaliação Psicológica, e a Profa. Rosa Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou seus trabalhos este ano junto com a Profa. Jerusa Salles na área de Processos Básicos.

Agora, nossa tarefa passou a ser marcada pelo desafio de manter a revista nos patamares alcançados, com publicação de artigos de qualidade científica elevada, que representem uma contribuição significativa para a área e, por isso, sejam citados com frequência cada vez maior. A citação dos nossos artigos por pesquisadores que publicam em revistas também indexadas na Thomson Reuters (ISI) favorecerá o crescimento dos nossos índices de impacto, aspecto de relevância crescente na ciência. Por esse motivo, artigos escritos em língua inglesa passam a ser muito valorizados.

Ainda, continua sendo de primordial importância a colaboração dedicada dos nossos editores associados, do conselho editorial e de todos os revisores, que de forma solidária contribuem para o sucesso da revista. Esses fatores, aliados à qualidade dos artigos submetidos, assim como a participação cada vez maior de autores de outros países (Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, por exemplo), contribuem para o desenvolvimento e a internacionalização da PRC/Psychology.

É hora também de agradecer ao competente trabalho dos envolvidos na produção editorial técnica, ao PPG Psicologia/UFRGS, com investimentos na manutenção da equipe, nas instalações e na expedição da revista, à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS e ao CNPq, o principal apoiador desta iniciativa.

Bom trabalho para todos nós e boa leitura!

 

Denise Ruschel Bandeira
Editora Geral