SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.1Internationalization of graduate programs in Psychology: profile and qualification goals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Psicol. Reflex. Crit. vol.23  supl.1 Porto Alegre  2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400001 

EDITORIAL

 

 

Caros leitores,

Este número da revista PRC/Psychology é sem dúvida uma Edição Especial em homenagem à pós-graduação brasileira em Psicologia. A ideia de produzir uma edição especial veio da necessidade de divulgar um importante trabalho realizado durante o seminário HORIZONTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL, ocorrido na cidade de Bento Gonçalves, RS. Esse evento reuniu os coordenadores dos diversos cursos de pós-gra-duação brasileiros em Psicologia e teve como objetivo a construção de um diagnóstico da nossa pós-graduação bem como o estabelecimento de estratégias para o enfrentamento de seus desafios.

Os promotores do evento foram a Coordenação da Área de Psicologia na CAPES e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ANPEPP, com apoio e organização logística ao encargo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Os temas debatidos giraram em torno de três eixos, «Lacunas, Metas e Condições para a Expansão da Pós-Graduação em Psicologia no País»; «Perfil e Metas de Qualificação e Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia»; e, «Perfil, Avaliação e Metas de Produção Intelectual dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia». Dessa forma, os quatro primeiros textos publicados nessa edição representam os resultados dessas discussões.

Os textos apresentados neste número deixam clara também a necessidade de que essa discussão continue. A coordenação de área da CAPES e a diretoria da ANPEPP já indicaram que consideram importante realizar novas edições deste evento. Esperamos que isto possa realmente ocorrer, que o seminário de Bento Gonçalves seja efetivamente o primeiro de uma série e que este número especial da PRC/Psychology possa ser a semente de uma coletânea de textos sobre a Pós-Graduação em Psicologia, registrando sua história, seu progresso, avanços e novas propostas.

Para completar a edição, um último artigo conta um pouco da história de crescimento e sucesso do nosso pro-grama de pós-graduação, o PPG em Psicologia da UFRGS contextualizando-o na história da pós-graduação no Brasil e, mais especificamente, na UFRGS. Não é um artigo de auto-elogio. Apenas uma descrição de como é possível ter sucesso apesar dos obstáculos e dificuldades, quando o corpo docente é esforçado e dedicado, traba-lhando com seriedade e ética.

A realização dessa edição da revista ainda tem outro motivo especial: a efetivação da avaliação externa internacional que nosso programa está promovendo. Estão sendo convidados professores com experiência em gestão da pós-graduação de diferentes países para que possam, de forma crítica e construtiva, avaliar nosso programa com uma visão externa, podendo sugerir mudanças e ajudando-nos a repensar diversos aspectos com vistas à contínua evolução.

Desejo a todos uma ótima leitura e que a pós-graduação brasileira em Psicologia continue em franco processo de crescimento e internacionalização.

 

Denise Ruschel Bandeira
Editora Geral