SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Comparison between coralline porus hidroxyapatite and osseous xenograft in rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650

Acta Cir. Bras. vol.12 no.2 São Paulo Apr./May/June 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86501997000200001 

1 – EDITORIAL

 

Mensagem do presidente

 

 

No dia 17 de setembro de 1997 a SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM CIRURGIA - SOBRADPEC completa 10 anos de profícua existência. Instalou 18 Regionais. Realizou 5 Congressos Nacionais. Estimulou e apoiou a criação de núcleos de pesquisa em cirurgia experimental em nosso País.

Este êxito, certamente, se deve a iniciativa, interesse e dedicação dos cirurgiões-acadêmicos de nosso País. São cirurgiões envolvidos no ensino, na Pesquisa e na Extensão. Os que têm, mostram que têm, e defendem o ideal da Universidade.

A SOBRADPEC nasceu no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM).

Tem como publicação oficial a Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA, que está sendo editada a cada trimestre ininterruptamente, há 12 anos.

Tornou-se o veículo principal de publicação dos trabalhos originais de pesquisa na área da Cirurgia Experimental no País. Muitas das publicações correspondem a Teses de Mestrado e de Doutorado apresentadas como artigos.

Algumas das Regionais motivaram-se no exercício efetivo da Cirurgia Experimental instalado e desenvolvendo núcleos de pesquisa. São terrenos férteis e descentralizados para a formação de recursos humanos capacitados para a investigação em animais de laboratórios. Servem de exemplo ilustrativo do PIB que existe na área.

P = POTENCIAL

I = INDIVIDUAL

B = BRASILEIRO

Este PIB existe em todas as Instituições. Em algumas ele está, simplesmente, adormecido.

A SOBRADPEC tem "despertado", estimulado, motivado, congregado e orientado estes colegas. E que entusiasmo estes colegas tem mostrado ...

Esta é a força da SOBRADPEC, que tem seu Potencial Individual (e coletivo) Bom. Muito bom.

Parbéns a todos os nossos Sócios.

De 12 a 15 de novembro de 1997 a SOBRADPEC estará realizando o V CONGRESSO NACIONAL DE CIRURGIA EXPERIMENTAL, pela Regional de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, no Complexo Turístico Costão do Santinho. Será também o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISAEM MEDICINA e o I ENCONTRO DO MERCOSUL DE CIRURGIA EXPERIMENTAL.

Participarão Docentes e Pesquisadores, Médicos, Biólogos, Veterinários, nacionais e estrangeiros, ministrando Palestras e integrando Mesas Redondas.

Serão apresentados e discutidos temas que mostram os principais avanços na área médica, na veterinária, na nutrição, na biologia e fundamentalmente na cirurgia experimental, com apresentação de trabalhos originais de pesquisa, nas sessões de Temas Livres, Posters e Vídeos.

É o ANO SOBRADPEC. Vida longa à SOBRADPEC.

 

Saul Goldenberg
Diretor Presidente da SOBRADPEC

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License