Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo do comprimento renal em ratos obtido pelo ultra-som e pelo paquímetro

ESTUDO COMPARATIVO DO COMPRIMENTO RENAL EM RATOS OBTIDO PELO ULTRA-SOM E PELO PAQUÍMETRO

TAGUCHI WS,

ORTIZ V,

BANDEIRA COP,

NOVO NF,

JULIANO Y.

RESUMO:

Objetivo: Comparar o comprimento renal de ratos obtido pelo ultra-som e pelo paquímetro.

Métodos: Foram utilizados 18 ratos (36 rins) da linhagem Wistar, machos, adultos, com peso médio de 208 gramas. Os animais foram examinados por dois observadores denominados observador 1 e observador 2. Todos os animais foram submetidos a anestesia, ultrassonografia e laparatomia. Os valores obtidos pela ultrassonografia pelos observadores 1 e 2 foram comparados. Os valores obtidos in loco com a medida pelo paquímetro por meio da laparotomia, foram comparados com as medidas obtidas pelo ultra-som.

Resultados: Comparando os valores das medidas do comprimento renal com ultra-som pelos observadores 1 e 2, não se observou diferença significante (teste "t" de STUDENT). Comparando-se os valores obtidos das medidas utilizando-se ultra-som e paquímetro do comprimento dos rins efetuadas pelo observador 1, observou-se que o ultra-som apresentou medidas maiores em 64% das vezes ("t" de STUDENT).

Conclusão: Os resultados nos permitiram concluir que no rato o comprimento renal obtido pela ultrassonografia é maior do que o obtido pelo paquímetro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com