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A redação do trabalho científico

TRABALHOS COMPLEMENTARES

A REDAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

Adauto José Cologna1 1 Professor Assistente Doutor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP 2 Professor Titular do Departamento de Cirurgia e anatomia da FMRP-USP

Haylton Jorge Suaid1 1 Professor Assistente Doutor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP 2 Professor Titular do Departamento de Cirurgia e anatomia da FMRP-USP

Silvio Tucci Jr1 1 Professor Assistente Doutor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP 2 Professor Titular do Departamento de Cirurgia e anatomia da FMRP-USP

Antônio C. Pereira Martins2 1 Professor Assistente Doutor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP 2 Professor Titular do Departamento de Cirurgia e anatomia da FMRP-USP

Este artigo não tem a presunção de ensinar a escrever trabalhos científicos, apesar disto ser parte da ciência. A finalidade precípua é a de apresentar uma breve exposição e discussão a respeito dos vários tópicos que constituem a estrutura de um texto para o conhecimento daqueles que estão em iniciação científica.

Título: O título do artigo é a parte que salta aos olhos e talvez uma das mais importantes do trabalho. Ao examinar o título alguns decidem pela leitura ou simplesmente a abandonam. Em sendo assim, deve ser redigido com bastante cuidado, procurando indicar de maneira precisa qual é o conteúdo do trabalho. Os serviços de indexação e publicação de resumos solicitam títulos curtos, precisos e específicos. Algumas revistas não permitem mais do que 10 palavras, outras limitam o título em 90 caracteres, incluindo os espaços. O título deve ser curto, porém nunca ambíguo, indicando claramente qual é o assunto e a intenção do trabalho, devendo refletir de maneira concisa o conteúdo do mesmo.

Com a finalidade de facilitar a recuperação de informações, as palavras-chaves devem ser identificadas e incluídas no título.

Ao redigir um documento, o autor pode facilitar ou dificultar o trabalho de indexação do mesmo, pois as pessoas encarregadas de analisar e classificar os artigos não são necessariamente "experts" no assunto. Não há tempo suficiente para estudar cada um em busca de elementos e aspectos importantes de seu conteúdo, se os mesmos não forem apresentados com clareza e destaque pelo próprio autor.

Autoria: Os nomes dos autores devem seguir-se ao título. A ordem é ditada pelo grau de participação de cada um no trabalho nas suas diferentes etapas. É evidente que devem constar na lista apenas aqueles que efetivamente contribuíram no trabalho. Deve ser evitada a inclusão de nomes por deferência, gratidão, ou, simplesmente, para prestigiar o trabalho e facilitar a sua aceitação pela editora.

Resumo: É a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, onde coloca-se em relevo e destaque os elementos de maior interesse e importância. O resumo deve expor, essencialmente, o problema que motivou o trabalho e sua solução.

O resumo tem por finalidade difundir as informações, quer em periódicos ou através de bancos de dados. Deve ser o mais breve possível (no máximo 200 palavras) não omitindo qualquer dado de relevância. A redação deve ser muito cuidadosa, pois grande parte dos leitores se limitam ao exame do título e do resumo do trabalho. É necessário ser completo de tal forma a permitir a quem lê a decisão de consultar ou não o texto global.

Estrutura do texto: Em geral um trabalho se enquadra dentro do esquema que já se tornou clássico pela simplicidade e pelo desenvolvimento metódico: Introdução, Material e Métodos (ou Casuística), Resultados, Discussão, Resumo e/ou Summary e Referências Bibliográficas.

Introdução: As revisões extensas da literatura devem ser evitadas. Devem ser apresentados a natureza e o objetivo do trabalho, situando-o em relação a outros já publicados no mesmo campo e, apresentando, de forma suscinta, o estado em que se encontra o problema atualmente investigado. Um início claro e interessante pode conquistar a atenção do leitor, convidando-o a prosseguir a leitura.

Neste capítulo não devem ser emitidas opiniões pessoais sobre o assunto, a análise da literatura deve ser impessoal e ter como objetivo esclarecer o leitor acerca do problema. A redação deve ser feita numa linguagem direta, a fim de que possa ser compreendida por todas as pessoas e não apenas por especialistas.

Material e Métodos / Casuística e Métodos: A descrição dos métodos, materiais e equipamentos utilizados deve ser breve e precisa, porém com dados suficientes, de modo que permita a outro investigador repetir a mesma pesquisa. Quando o trabalho envolver seres humanos, esta seção deverá denominar-se Casuística e Métodos.

Os processos e técnicas já publicados devem ser apenas referidos por citação de seus autores. Entretanto, todas as modificações introduzidas pelos autores do trabalho em técnicas anteriormente publicadas, devem ser expostas com os detalhes indispensáveis para a sua realização. O mesmo deve ser feito quando se utiliza técnicas e equipamentos novos. A especificação e a origem do material empregado poderá ser feito no próprio texto ou em nota de rodapé.

Resultados: Esta é a parte do trabalho que contém as informações novas que o pesquisador fornece ao meio científico. Ela é o núcleo e a razão de ser do trabalho, é a exposição factível daquilo que foi observado.

Os resultados obtidos devem ser apresentados de forma sistemática, com o cuidado de se evitar interpretações pessoais ou discussões sobre os mesmos. Não é o local adequado para a citação de resultados de outros autores, mesmo para comparação ou complementações, dados esses que deverão ser apresentados, de forma mais conveniente, no capítulo destinado à discussão. Sempre que necessário, dados numéricos devem ser apresentados com a análise estatística que, para facilitar a exposição, podem ser acompanhados de gráficos, tabelas, etc.

Discussão: A discussão deve ser objetiva e restrita aos resultados da pesquisa. Os dados obtidos devem ser analisados, interpretados, criticados e, cotejados com os já existentes na literatura, destacando se os mesmos concordam ou discordam de outros já publicados, discutindo-se as possíveis implicações, significados e razões disso. Enfatizar ou chamar a atenção para os fatos novos, para os aspectos importantes do estudo, discutindo, principalmente, as aplicações técnicas ou práticas desses resultados.

Sugerir novas perspectivas para o estudo, evitando, de maneira cuidadosa, formulação de hipóteses ou generalizações sem embasamento nos dados do trabalho, nada deve ser sustentado ou reivindicado além daquilo que foi documentado e provado.

Este é o capítulo mais livre e o que mais torna evidente a experiência do pesquisador e sua capacidade de escrever. Deve-se evitar a prolixicidade, verificando se o que foi descrito é realmente pertinente e necessário.. Como na introdução, aqui também há tendência ao exagero, repetindo e prolongando os comentários. Devem ser evitadas as divagações, o palavreado empolado ou circunlóquios e a tautologia.

Conclusões: As conclusões devem ser apresentadas de forma bastante clara e, em harmonia com os objetivos propostos em número igual ou superior aos mesmos. Evitar conclusões que não estejam amparadas ou fundamentadas nos resultados e na discussão. Em geral, não há necessidade de colocar as conclusões sob nova "epígrafe" , pois as mesmas constituem o resultado da pesquisa ou se foram colocadas em relevo na discussão.

Resumo em Outra Língua (Summary): Deve ser escolhido um idioma de grande penetração no meio acadêmico internacional, que na imensa maioria das vezes, é o inglês.

Referências

As referências citadas pelo autor têm o propósito de fundamentar, comentar ou ilustrar as asserções do texto. Estas devem ser acompanhadas de referências que permitam ao leitor comprovar os fatos ou ampliar seus conhecimentos, mediante consulta à fonte. Porém, isto só será alcançado se a referência for corretamente apresentada ao leitor, permitindo-lhe o acesso ao documento que contenha informação.

Na bibliografia só devem ser mencionadas as fontes ou os autores efetivamente consultados e citados no texto. Os documentos consultados, porém não citados, não faz parte das referências, devendo ser colocadas em notas de rodapé.

As citações devem ser feitas de maneira uniforme, de acordo com o estilo do autor ou de acordo com o critério da revista para a qual o trabalho for enviado. Existem normas internacionais de citação bibliográfica adotadas pela Organização Internacional de Normatização (ISO) e pela ABNT.

Leituras Recomendadas

Luiz Rey

Planejar e Redigir Trabalhos Científicos. Editora Edgard Blücher Ltda, 1976, São Paulo

Robert Barrass

Os Cientistas Precisam Escrever. TA Queiroz Editor Ltda., 1986. São Paulo

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    Professor Assistente Doutor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP
    2 Professor Titular do Departamento de Cirurgia e anatomia da FMRP-USP
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Mar 2001
    • Data do Fascículo
      2000
    Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: actacirbras@gmail.com