Acessibilidade / Reportar erro

Preservação da função mitocondrial em rins submetidos à isquemia fria para transplante

Mitochondrial function after cold storage in pre-treated kidneys with chlorpromazine and/or pre-conditioning

11 – PRESERVAÇÃO DA FUNÇÃO MITOCONDRIAL EM RINS SUBMETIDOS À ISQUEMIA FRIA PARA TRANSPLANTE.

MITOCHONDRIAL FUNCTION AFTER COLD STORAGE IN PRE-TREATED KIDNEYS WITH CHLORPROMAZINE AND/OR PRE-CONDITIONING

José Murillo B. Netto, Sílvio Tucci Junior, José Eduardo Salles Roselino,

Adauto José Cologna, Haylton Jorge Suaid,Antonio Carlos Pereira Martins.

Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Objetivos: Avaliar a atividade da mitocondria renal quanto ao uso de clorpromazina e pré-condicionamento utilizados antes da retirada do rim para transplante.

Métodos - 28 cães foram submetidos à nefrectomia unilateral, sendo o rim perfundido com Euro-Collins e preservado em solução gelada. Após 48 horas, realizava-se autotransplante com nefrectomia contralateral. Este rim era utilizado para obtenção das amostras controle de mitocôndrias. Os animais foram divididos em 4 grupos (n=7): I– perfusão renal com Euro-Collins; II –Clorpromazina (2 mg/kg) endovenosa e pré-condicionamento (1 min de isquemia), seguidos de 15 minutos de reperfusão previamente à nefrectomia + perfusão com Euro-Collins. III - só clorpromazina e IV- só pré-condicionamento. Tempo médio de isquemia fria: 47 h e 37 min. Após 1 hora de reperfusão o rim era retirado para avaliação. Fragmentos foram preparados para análise de respiração celular e "swelling" mitocondrial. Amostras de sangue da artéria e veia renal eram enviados para análise bioquímica.

Resultados: Avaliação da respiração celular e bioquímica do sangue arterial e venoso não mostrou diferenças significativas entre os grupos. Na análise da reversão do "swelling" mitocondrial os grupos II e controle apresentaram resultados estatisticamente semelhantes.

Conclusão: Técnicas de pré-condicionamento e uso da clorpromazina já foram descritas e mostraram-se eficazes em propiciar melhor reversão da lesão isquêmica em células de diversos órgãos e tecidos. Dados inéditos obtidos neste estudo mostram a obtenção de mitocôndrias renais de melhor qualidade após prolongado período de isquemia. O uso do pré-condicionamento e da clorpromazina na preservação renal ainda necessita de maiores estudos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2002
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com