Acessibilidade / Reportar erro

Nefroblastomas e antígeno p53

p53 protein in nephroblastomas

18 – NEFROBLASTOMAS E ANTÍGENO P53

P53 PROTEIN IN NEPHROBLASTOMAS

Iwakura R, Martins, ACP, Tucci Jr S, Pastorello MT, Suaid HJ.

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - USP

Departamento de Cirurgia - Disciplina de Urologia

Departamento de Patologia

Introdução e Objetivo: Estudar se a expressão imunohistoquímica da p53 tem relação com a agressividade biológica dos nefroblastomas.

Métodos: Foram estudados 35 pacientes tratados com nefrectomia e quimioterapia, em 48,5% dos quais se associou radioterapia. Em 5 deles a histologia era desfavorável. As peças conservadas em formol ou blocos de parafina foram processadas em lâminas para marcação com anticorpo anti-p53 (DO7 - DAKO), método da avidina-biotina-imunoperoxidase, com leitura em equipamento KS 300 (Zeiss). Considerou-se marcação positiva os tumores com pelo menos 2/1000 núcleos corados.

Resultados: Em 28,5% dos casos a imunoexpressão foi positiva. Dos 35 pacientes, 5 (14,2%) faleceram em conseqüência da doença após 2 anos de seguimento, nenhum de histologia desfavorável. Não se conseguiu estabelecer relação estatística significante entre a expressão do marcador com o tipo histológico e estádio tumoral, assim como com a sobrevida dos pacientes.

Conclusão: A expressão imunohistoquímica da p53 em nefroblastomas não demonstrou relação com a agressividade biológica da neoplasia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com