Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico e endovascular da hipertensão renovascular: análise de 20 casos

Surgical and endovascular treatment for renovascular hypertension: analysis of 20 cases

20 – TRATAMENTO CIRÚRGICO E ENDOVASCULAR DA HIPERTENSÃO RENOVASCULAR: ANÁLISE DE 20 CASOS

SURGICAL AND ENDOVASCULAR TREATMENT FOR RENOVASCULAR HYPERTENSION: ANALYSIS OF 20 CASES.

Biojone CR, Marcondes CRR, Cherri J, Piccinato CE

Divisão de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia e Anatomia

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Introdução: O tratamento cirúrgico e endovascular da hipertensão renovascular (HRV) visa desobstruir a artéria renal; reverter a hipertensão arterial e evitar o agravamento da função renal. O objetivo do estudo foi verificar a evolução clínico-laboratorial de pacientes com HRV submetidos à revascularização cirúrgica ou endovascular de artéria renal.

Material e Métodos: No período de outubro de 1987 a junho de 1998, 18 pacientes portadores de HRV foram submetidos a 20 procedimentos de revascularização de artéria renal no HCRP, sendo 12 por angioplastia transluminal percutânea (ATP) e 8 através de cirurgia aberta. Foi realizada uma análise retrospectiva destes casos e colhidos dados clínico-laboratoriais (pressão arterial, creatinina plasmática, número de medicações anti-hipertensivas) referentes aos períodos pré-operatório e pós-operatório: 2 e 7 meses após os procedimentos

Resultados: Observou-se diminuição significativa do número de anti-hipertensivos necessários para o controle da pressão arterial, tanto no grupo da ATP quanto no da cirurgia aberta. Porém, não houve diferença estatística tanto da pressão arterial quanto da creatinina quando comparados os valores do pós-operatório com os do pré-operatório. No grupo ATP, 11 casos possuíam seguimento pós-cirúrgico, destes, 1 apresentou cura e 7 apresentaram melhora (72,7%) e 3 permaneceram inalterados (27,3%). Entre os 8 pacientes submetidos a revascularização cirúrgica, houve melhora em 7 casos (87,5%) e em 1 paciente (12,5%) não houve alteração do quadro.

Conclusão: A revascularização cirúrgica ou endovascular possibilitou a diminuição da quantidade de medicamentos necessários para o controle da HA nos pacientes com HRV. Os procedimentos de ATP e revascularização cirúrgica mostraram-se seguros e eficazes no tratamento da HRV e os resultados são comparáveis aos encontrados na literatura.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com