Acessibilidade / Reportar erro

Efeito protetor da lovastatina na função renal e mitocondrial de rins submetidos à isquemia normotécnica

Mitochondrial and renal function after kidney warm ischemia in pre-treated rats with lovastatin

24 – EFEITO PROTETOR DA LOVASTATINA NA FUNÇÃO RENAL E MITOCONDRIAL DE RINS SUBMETIDOS À ISQUEMIA NORMOTÉCNICA.

MITOCHONDRIAL AND RENAL FUNCTION AFTER KIDNEY WARM ISCHEMIA IN PRE-TREATED RATS WITH LOVASTATIN.

Mendes Leal D, Tucci Jr S, Martins ACP, Cologna AJ, Suaid HJ, Roselino JES.

Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP

A isquemia normotérmica do rim é causa de grave lesões neste órgão, podendo causar insuficiência renal aguda temporária ou irreversível. Quando se considera a utilização renal para transplantes, o método mais eficaz de proteção da lesão isquêmica tecidual consiste na irrigação do órgão com soluções específicas e na armazenagem a frio. Isto ressalta o interesse na procura de substâncias protetoras que possam ser utilizadas por via intravenosa, permitindo maior amplitude de utilização clínica na prevenção de lesão renal isquêmica. Neste sentido, este estudo teve o objetivo de avaliar a ação da lovastatina na função de rins submetidos à isquemia normotérmica.

Materiais e métodos: 23 ratos machos foram submetidos à isquemia renal normotérmica à esquerda durante 60 minutos.Após esse período era realizada a nefrectomia do rim normal e os animais acompanhados pelo período de uma semana. Foram divididos e dois grupos: A-controle (n=14) e B-pré-tratados com lovastatina (15mg/Kg/VO durante os 10 dias que antecederam o episódio isquêmico; n=9). Comparou-se a sobrevida entre os grupos. Foram obtidas amostras para dosagem dos valores séricos de uréia e creatinina 24 hs, 3 e 7 dias após a reperfusão renal. A avaliação da função mitocondrial renal foi realizada com 24 hs e 7 dias.

Resultados: A mortalidade foi 24% no grupo controle e nula no grupo pré-tratado. Os valores de uréia e creatinina séricos foram significativamente menores (P<0,001) no grupo tratado em relação ao grupo controle, nos diversos momentos avaliados. Não foram observadas diferenças na atividade mitocondrial entre os grupos

Discussão: Os dados obtidos mostram clara ação protetora da Lovastatina na função de rins submetidos à isquemia normotérmica. O fato de não haver sido demonstrada diferença na função mitocondrial entre os dois grupos pode sugerir que a ação protetora seja independente da atividade mitocondrial. Novos estudos estão sendo programados com o objetivo de esclarecer esta propriedade apresentada pela Lovastatina.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com