SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Effect of alpha-tocopherol on the ischemia/reperfusion lesions induced in the hindlimb of rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.16 no.2 São Paulo Apr./May/June 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502001000200001 

1 - EDITORIAL

A ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA NO NOVO MILÊNIO

 

Luiz Francisco Poli de Figueiredo*

 

 

A Acta Cirúrgica Brasileira chega consagrada ao terceiro milênio, em minha opinião pessoal, graças exclusivamente ao esforço gigantesco do Prof. Saul Goldenberg, que é reconhecido e referendado pelos diversos guerreiros do ensino pesquisa e da cirurgia brasileira, como por exemplo o Prof. Alcino Lázaro da Silva. A Acta não atrasa. Durante todos estes anos publica ininterruptamente trabalhos originais de diversas instituições de ensino. Através de seus suplementos divulga o conhecimento gerado e discutido em nossos encontros científicos de cirurgia experimental. Conquistou por mérito seu espaço no SciELO, ScientificEletronic Library Online, projeto impecável da FAPESP/BIREME, sendo acessível em qualquer canto do planeta e potencialmente até por cientistas da International Space Station através do endereço www.scielo.br/acbb.htm.

O que devemos fazer para manter, melhorar e modernizar a Acta, tornando-a competitiva no cenário internacional, fazendo-a alcançar posições progressivamente mais elevadas no Science Citation Index e contribuindo para colocar a colocar a Cirurgia Brasileira no lugar de destaque na geração de conhecimentos na comunidade científica internacional?

Acredito que a Acta deve sempre seguir as premissas, ideais e o exemplo fornecidos pelos nossos mestres, Professores Saul e Alcino. A Acta deve publicar artigos cada vez melhores, preferencialmente na língua inglesa, e que mereçam citação por parte de nossos pares em centros nacionais e internacionais.

Sou membro do Editorial Board da Revista SHOCK, gerada há cerca de 7 anos atrás, veículo oficial da Shock Society, uma sociedade com cerca de 400 membros. A SHOCK conquistou todas as principais indexadoras através de iniciativas estabelecidas nas reuniões anuais do Editorial Board, algumas das quais gostaria mencionar a título de reflexão e exemplo. Os membros do Editorial Board se comprometeram a devolver os trabalhos analisados em no máximo 3 semanas, com grande rigor na avaliação. Cada membro deveria submeter no mínimo um trabalho de alta competitividade por ano à SHOCK. Sempre que apropriado, deveriam citar trabalhos da SHOCK nos manuscritos enviados a outros periódicos. Todos deveriam cobrar de suas bibliotecas a assinatura institucional, viabilizando economicamente a revista. Hoje a Revista SHOCK tem fator de impacto 2.88, superior a imensa maioria das revistas cirúrgicas de prestígio, e cresce a cada dia.

Cito a SHOCK como o bom exemplo a ser seguido. Entretanto, só agora a SHOCK atinge a independência financeira. Acompanhei nestes anos todos o gigantesco esforço de seu criador e editor Irshad Chaudry para mante-la viva. O Prof. Chaudry usou tempo e recursos próprios para segurar a revista em momentos de turbulência máxima. O Prof. Chaudry, assim como o Prof. Saul, doa sangue próprio para viabilizar um sonho que beneficia a todos nós, a divulgação da boa ciência e de bons cientistas. O Prof. Chaudry, assim como a Shock Society e o NIH, tem grande preocupação com a "extinção" do cirurgião pesquisador e do conhecimento "clinicamente relevante" por ele gerado, sendo este tema de abertura dos grandes congressos de cirurgia e pesquisa americanos.

É nosso dever, membros do corpo editorial, da SOBRADPEC, e da comunidade cirúrgica brasileira, contribuir para que a Acta atinja a comunidade científica internacional logo neste começo de milênio. Sigamos os bons exemplos de guerreiros como os Profs. Chaudry, Saul e Alcino. Mandem bons trabalhos para a Acta. Divulguem na Acta os frutos de teses de excelente qualidade, geradas nas mais diversas áreas da cirurgia. Citem trabalhos de qualidade publicados na Actao que for de qualidade publicado na Acta em suas publicações nacionais e internacionais. Exijam a assinatura da Acta em seus centros de estudo e bibliotecas, pois hoje é gratuitamente fornecida pelo Prof. Saul, apesar das enormes dificuldades financeiras da Revista. A Acta pode ser um veículo para a divulgação de bons produtos da indústria de medicamentos e equipamentos entre atuais e futuros formadores de opinião, utilizando uma parceria que a anos viabiliza revistas e eventos científicos nacionais e internacionais de grande prestígio. Estimulem os colegas das diversas especialidades e com trabalhos experimentais relevantes a utilizarem a Acta para a promoção e divulgação nacional e internacional. Sejam sócios atuantes. Sigamos bons exemplos como os de membros de diversas Sociedades Americanas que sentem orgulho de participar tanto da parte científica quanto da viabilidade financeira das revistas, através de contribuições voluntárias opcionais por ocasião da publicação definitiva do seu trabalho. Participem, critiquem, façam sugestões para curto, médio e longo prazos. Juntos rapidamente atingiremos os objetivos de todos!

 

* Editor Associado