SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Mechanic contensor for ratsCirurgia como sinônimo de operação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.16 no.4 São Paulo Oct./Nov./Dec. 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502001000400016 

16 - PONTO de VISTA

 

"Quando uma criatura humana desperta
para um grande sonho e sobre ele lança
toda a força de sua alma, todo Universo conspira
a seu favor"

Goethe (1749-1832 )

 

 

Todos reconhecem que montar, equipar, manter e colocar em funcionamento um pequeno laboratório de Cirurgia Experimental, não é fácil. Representa um empreendimento que exige predestinação investida em trabalho incomodado por mínimo incentivo e minguados recursos econômicos.

Dá para imaginar o que representou o início de uma instituição científica denominada Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, SOBRADPEC, que além de manter o melhor e mais procurado, festejado e produtivo Curso de Pós-Graduação em Cirurgia, sintetiza sua pujança numa respeitável revista denominada Acta Cirúrgica Brasileira, do mais alto padrão editorial, conselho consultivo e inesgotável divulgação científica. Fico de longe admirando o mérito de quem produz!

Tudo teve início na Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob segura e dinâmica orientação, uma peculiaridade dos melhor dotados e por ideal predestinados.

A SOBRADPEC, foi concebida com amor, cresceu para alçar vôos altos, longos e amplos cobrindo toda superfície de um Brasil gigante. Ela deve muito a um herói da Cirurgia Experimental Sul Americana, figura humana que traduz em todas circunstâncias lucidez aliada a um sorriso que sela o humor altamente positivo em tudo o que faz com a certeza da proposta regida por cristalino raciocínio. É "aquele que cuida para que as cerejas tenham haste". A SOBRADPEC não parou de crescer. Abriga o maior número de mestrandos e doutorandos de São Paulo e demais Estados de nosso Brasil científico.

Conheço de perto uma instituição que predestinada, produz com credibilidade para júbilo de todos que cultivam o espírito da investigação cirúrgica, como ideal supremo. Periodicamente convivo com o fundador de invejável e exemplar instituição. Com muito respeito e admiração, a alegria nos une por troca de amenidades que promovem fortuito descanso à imaginação povoada de problemas científicos.

Agora tenho certeza de que todos sabem a respeito de quem estou escrevendo. Concebo este conceito por considerar o Professor Doutor Saul Goldenberg uma figura humana ímpar. Vive para servir, trabalha por devoção e pesquisa por intuição. Por isto e muito mais, quero ter a verdadeira primazia de uma definição das mais expressivas do nosso mestre: "O Prof. Emérito Saul Goldenberg é, por direito, o fundador e implacável divulgador da Cirurgia Experimental de âmbito nacional".

Querido mestre, afastando nossa sincera admiração, tenho o privilégio de emitir um ponto de vista que por certo será aplaudido por seus alunos, de mais perto e de muito longe, mas sempre comungando com uma verdade insubstituível. Nada melhor que desejar ao mestre saúde, paz e felicidade pelo muito que fez e que há de continuar fazendo pela Cirurgia Experimental Brasileira, escola que faz progredir a Cirurgia e o Cirurgião para o bem comum de nosso povo que mais precisa e pouco recebe!

 

Luiz Gonzaga Pimenta

Professor Adjunto, Mestre e Doutor do
Departamento de Cirurgia da Faculdade
de Medicina da UFMG, Membro Titular
da Academia Mineira de Medicina, Professor
do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia e
Cirurgião Geral