SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Mechanic contensor for ratsCirurgia como sinônimo de operação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650
On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.16 no.4 São Paulo Oct./Nov./Dec. 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502001000400016 

16 - PONTO de VISTA

 

"Quando uma criatura humana desperta
para um grande sonho e sobre ele lança
toda a força de sua alma, todo Universo conspira
a seu favor"

Goethe (1749-1832 )

 

 

Todos reconhecem que montar, equipar, manter e colocar em funcionamento um pequeno laboratório de Cirurgia Experimental, não é fácil. Representa um empreendimento que exige predestinação investida em trabalho incomodado por mínimo incentivo e minguados recursos econômicos.

Dá para imaginar o que representou o início de uma instituição científica denominada Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, SOBRADPEC, que além de manter o melhor e mais procurado, festejado e produtivo Curso de Pós-Graduação em Cirurgia, sintetiza sua pujança numa respeitável revista denominada Acta Cirúrgica Brasileira, do mais alto padrão editorial, conselho consultivo e inesgotável divulgação científica. Fico de longe admirando o mérito de quem produz!

Tudo teve início na Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob segura e dinâmica orientação, uma peculiaridade dos melhor dotados e por ideal predestinados.

A SOBRADPEC, foi concebida com amor, cresceu para alçar vôos altos, longos e amplos cobrindo toda superfície de um Brasil gigante. Ela deve muito a um herói da Cirurgia Experimental Sul Americana, figura humana que traduz em todas circunstâncias lucidez aliada a um sorriso que sela o humor altamente positivo em tudo o que faz com a certeza da proposta regida por cristalino raciocínio. É "aquele que cuida para que as cerejas tenham haste". A SOBRADPEC não parou de crescer. Abriga o maior número de mestrandos e doutorandos de São Paulo e demais Estados de nosso Brasil científico.

Conheço de perto uma instituição que predestinada, produz com credibilidade para júbilo de todos que cultivam o espírito da investigação cirúrgica, como ideal supremo. Periodicamente convivo com o fundador de invejável e exemplar instituição. Com muito respeito e admiração, a alegria nos une por troca de amenidades que promovem fortuito descanso à imaginação povoada de problemas científicos.

Agora tenho certeza de que todos sabem a respeito de quem estou escrevendo. Concebo este conceito por considerar o Professor Doutor Saul Goldenberg uma figura humana ímpar. Vive para servir, trabalha por devoção e pesquisa por intuição. Por isto e muito mais, quero ter a verdadeira primazia de uma definição das mais expressivas do nosso mestre: "O Prof. Emérito Saul Goldenberg é, por direito, o fundador e implacável divulgador da Cirurgia Experimental de âmbito nacional".

Querido mestre, afastando nossa sincera admiração, tenho o privilégio de emitir um ponto de vista que por certo será aplaudido por seus alunos, de mais perto e de muito longe, mas sempre comungando com uma verdade insubstituível. Nada melhor que desejar ao mestre saúde, paz e felicidade pelo muito que fez e que há de continuar fazendo pela Cirurgia Experimental Brasileira, escola que faz progredir a Cirurgia e o Cirurgião para o bem comum de nosso povo que mais precisa e pouco recebe!

 

Luiz Gonzaga Pimenta

Professor Adjunto, Mestre e Doutor do
Departamento de Cirurgia da Faculdade
de Medicina da UFMG, Membro Titular
da Academia Mineira de Medicina, Professor
do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia e
Cirurgião Geral

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License