SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1VIII FÓRUM DE RIBEIRÃO: UM EVENTO VOLTADO AOS ACADÊMICOS DE MEDICINA, QUE CONTINUA SÓLIDO, JÁ COM ARES DE CONGRESSOURODYNAMIC ASSESSEMENT IN PATIENTS WITH CHAGAS DISEASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.16  suppl.1 São Paulo  2001

https://doi.org/10.1590/S0102-86502001000500002 

a02v16s1

2 - EDITORIAL A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO

 

Guimarães, F.M.1; Cunha, J.P.1; Brito, J.C.1; Azevedo, M.A.1; Suguiyama, M.P.1;
Silva, M.T.1; Alves, N.R.1; Penno, R.A.L.1; Tauffer, V.P.1

 

"Não é o mais inteligente que vence, mas o que mais trabalha..."
Euryclides de Jesus Zerbini

 

O VIII Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental tornou-se um desafio instigante e, sobretudo, árduo pelas dificuldades atuais no cenário da Iniciação Científica.

Os sete fóruns anteriores foram marcados pela qualidade dos trabalhos expostos, tanto por acadêmicos da instituição organizadora como de outras instituições de renome demonstrado pelo impacto destes no cenário acadêmico brasileiro. Além disso, proporcionaram uma maior interação entre os participantes e a comunidade médico-científica.

A iniciação científica é de suma importância na formação e lapidação médica garantindo ao futuro profissional uma visão mais atuante e crítica do processo de formação e renovação de informações médicas. E principalmente, estimulando a formação de futuros profissionais pesquisadores renovando, com qualidade, a comunidade científica atuante em universidades.

A universidade tem entre seus alicerces a pesquisa científica, e esta deve ser sempre estimulada, principalmente na Iniciação Científica que é a sua base, independente do contexto sócio-político atual. O aluno ao participar da pesquisa científica sente-se parte da criação do conhecimento, e assim, passa a valorizar cada detalhe do ensino médico..

É com grande satisfação que apresentamos o VIII Fórum, reafirmando a importância deste evento e da Iniciação Científica para a formação de profissionais na área da saúde.

 

 

 

1 Acadêmicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e organizadores do VIII Fórum

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License