Acessibilidade / Reportar erro

CIRURGIA PLÁSTICA

001

TRAM DE VASCULARIZAÇÃO AMPLIADA VERSUS TRAM CONVENCIONAL, APÓS ABDOMINOPLASTIA: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS

SUPERCHARGED TRAM VERSUS CONVENTIONAL TRAM AFTER ABDOMINOPLASTY : EXPERIMENTAL STUDY IN RATS

Fernando H. G.,Rogério B., Alfredo D., Alan J., Eduardo Antônio A., Patrícia Carla Z. G. Patrícia L.

Trabalho realizado pela Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Atualmente, o retalho musculocutâneo transverso de reto abdominal (TRAM) é o método de reconstrução mamária autógeno mais difundido. Todavia esta técnica caracteriza-se por apresentar índices de necrose parcial variando de 6 a 28% de acordo com variantes de técnicas de pedículo e, segundo fatores de risco como tabagismo, obesidade e doença sistêmica crônica. Como consideramos tais índices excessivos, empregam-se retalhos de vascularização ampliada "supercharged", que é unipediculado no músculo reto abdominal contra-lateral ao lado mastectomizado. O objetivo do presente trabalho foi comparar TRAM de vascularização ampliada versus TRAM convencional.

MÉTODOS: Este estudo experimental comparou índices de necrose e viabilidade em ratos Wistar submetidos a retalhos TRAM de vascularização ampliada "supercharged"e, retalhos TRAM convencionais unipediculados, oito semanas após abdominoplastia. Animais submetidos ao retalho TRAM convencional unipediculado, sem abdominoplastia prévia, compuseram o grupo controle.

RESULTADOS: A área de necrose do grupo TRAM "supercharged" foi semelhante ao grupo controle ( 61,3% x 64,2%, p= 0,7453 ). O grupo submetido ao TRAM convencional pós-abdominoplastia teve índices de necrose superiores ( 86,8 %) em relação ao grupo TRAM "supercharged" e controle ( p= 0,0005 e, p= 0,0029, respectivamente).

CONCLUSÃO: Conclui-se melhor viabilidade do retalho no grupo de animais submetido ao TRAM "supercharged" pós-abdominoplastia em relação ao grupo TRAM convencional pós-abdominoplastia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    2001
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com