Acessibilidade / Reportar erro

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

001

MODELO EXPERIMENTAL DE OOFORECTOMIA LAPARÓSPICA

EXPERIMENTAL MODEL OF LAPAROSCOPIC OOPHORECTOMY

Mazurkiewicz, GDVA; Lins, LG; Campos, L; Amâncio, RM; Café, E; Peixoto, E.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Núcleo de Pesquisas em Cirurgia Experimental, Salvador-BA, Brasil.

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A ooforectomia laparoscópica é um procedimento habitual em seres humanos. No entanto, não existem modelos padronizando a técnica em ratas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de ooforectomia laparoscópica em ratas.

MÉTODOS: Realizou-se ooforectomia laparoscópica bilateral em dez ratas Wistar, pesando entre 200 e 300 g. Quatro ratas serviram para o desenvolvimento da técnica e seis foram utilizadas para o estudo do modelo. As ratas foram submetidas a jejum de 12 horas para o procedimento. Realizou-se anestesia intraperitonealmente com solução de cetamila/xilazina e estabeleceu-se dieta livre após a cirurgia. Todos os procedimentos foram realizados por acadêmicos de medicina.

RESULTADOS: A padronização da técnica seguiu os seguintes passos: insuflação da cavidade com CO2 (8mm Hg); posicionamento dos trocartes (5mm e 10mm); dissecção da porção lateral da mesossalpinge; cauterização e secção do ligamento suspensor do ovário; passagem de endoloops na região do mesovário; retirada dos ovários utilizando-se endobag; síntese das incisões operatórias.

Não houve necessidade de conversão. Todos os animais sobreviveram à cirurgia, sendo o tempo médio de 98 min. Não foram observadas complicações em 24 horas.

CONCLUSÃO: O modelo de ooforectomia laparoscópica é seguro e útil para treinamento em videolaparoscopia e pesquisa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    2001
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com