Acessibilidade / Reportar erro

Jornada acadêmica de cirurgia

INTRODUÇÃO

Jornada Acadêmica de Cirurgia

Alcino Lázaro da Silva

Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo

A FUPEC (Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia) é um sonho acalentado desde 1956. Embrionária, desenvolveu algumas atividades culturais filantrópicas. Em 1990 foi organizada e, em 1996, obteve o CGC (Cadastro Geral dos Contribuintes / número 01.122.873/0001-30).

Seus objetivos:

1- Prestar serviços assistenciais em cirurgia

2- Formar o Cirurgião Geral

Por que o Cirurgião Geral e não o Especialista?

Porque as filas se alongam com pacientes cujos problemas são de solução fácil, rotineira e segura em, às vezes, 70% dos casos. Restam 30% que são tratados por especialistas que devem, obrigatoriamente, originar-se do Cirurgião Geral.

Sobre isto, as atividades cirúrgicas em: trauma, intensivismo, superfície corpórea, comunidades menores, hospitais gerais, meio rural e abdome, principalmente, devem ser exercidas por profissional que tenha uma visão geral do paciente; que o veja como um todo e não um retalhe em partes as quais o descaracterizam e o fragmentam sob o ponto de vista bio-psico-sócio-econômico.

A FUPEC tem como objetivo precípuo e insubstituível prestar assistência em Cirurgia Geral, especialmente aos carentes e em conseqüência transbordar-se em formação de recursos humanos representados, principalmente, pelo Cirurgião Geral. Este, tão necessário à comunidade, não está tendo prestígio e rentabilidade suficientes para sobreviver, pois fazer especialidade é mais suave, mais rendoso e satisfaz mais o ego do profissional.

Os outros objetivos se estendem: à pesquisa em assuntos polêmicos e difíceis dentro da Cirurgia Geral e ao aprimoramento do Cirurgião Geral através de reuniões científicas, estas já em desenvolvimento, como a JAC (Jornada Acadêmica de Cirurgia) e o "Cirurgia-ano" (Congresso Anual de Cirurgia Geral e Experimental).

Numa terceira etapa a FUPEC deverá estender-se na formação de recursos humanos preparando assistentes sociais, elemento fundamental na seleção dos que necessitam de assistência, sem discriminação pelo fator econômico.

Como quarta etapa, criar condições para facilitar a comunicação das atividades desempenhadas na experiência clínica e na experimentação na área de Cirurgia Geral.

Se pretendemos formar-nos em Cirurgia, o início deve ser junto ao aluno. Entre outros recursos, a extensão é um ótimo instrumento formador. Por isto, criamos a Jornada Acadêmica de Cirurgia em que o estudante de medicina é treinado para organizá-la e ministrá-la completamente. Tudo é feito com supervisão e orientação no momento necessário e exato.

Como tem sido um sucesso, devemos persistir e difundir a idéia e a experiência didático-pedagógica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com