SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.3Ponto de vista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirúrgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.18  suppl.3 São Paulo  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502003000900001 

INTRODUÇÃO

 

Jornada Acadêmica de Cirurgia

 

 

Alcino Lázaro da Silva

Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo

 

 

 

A FUPEC (Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia) é um sonho acalentado desde 1956. Embrionária, desenvolveu algumas atividades culturais filantrópicas. Em 1990 foi organizada e, em 1996, obteve o CGC (Cadastro Geral dos Contribuintes / número 01.122.873/0001-30).

Seus objetivos:

1- Prestar serviços assistenciais em cirurgia

2- Formar o Cirurgião Geral

Por que o Cirurgião Geral e não o Especialista?

Porque as filas se alongam com pacientes cujos problemas são de solução fácil, rotineira e segura em, às vezes, 70% dos casos. Restam 30% que são tratados por especialistas que devem, obrigatoriamente, originar-se do Cirurgião Geral.

Sobre isto, as atividades cirúrgicas em: trauma, intensivismo, superfície corpórea, comunidades menores, hospitais gerais, meio rural e abdome, principalmente, devem ser exercidas por profissional que tenha uma visão geral do paciente; que o veja como um todo e não um retalhe em partes as quais o descaracterizam e o fragmentam sob o ponto de vista bio-psico-sócio-econômico.

A FUPEC tem como objetivo precípuo e insubstituível prestar assistência em Cirurgia Geral, especialmente aos carentes e em conseqüência transbordar-se em formação de recursos humanos representados, principalmente, pelo Cirurgião Geral. Este, tão necessário à comunidade, não está tendo prestígio e rentabilidade suficientes para sobreviver, pois fazer especialidade é mais suave, mais rendoso e satisfaz mais o ego do profissional.

Os outros objetivos se estendem: à pesquisa em assuntos polêmicos e difíceis dentro da Cirurgia Geral e ao aprimoramento do Cirurgião Geral através de reuniões científicas, estas já em desenvolvimento, como a JAC (Jornada Acadêmica de Cirurgia) e o "Cirurgia-ano" (Congresso Anual de Cirurgia Geral e Experimental).

Numa terceira etapa a FUPEC deverá estender-se na formação de recursos humanos preparando assistentes sociais, elemento fundamental na seleção dos que necessitam de assistência, sem discriminação pelo fator econômico.

Como quarta etapa, criar condições para facilitar a comunicação das atividades desempenhadas na experiência clínica e na experimentação na área de Cirurgia Geral.

Se pretendemos formar-nos em Cirurgia, o início deve ser junto ao aluno. Entre outros recursos, a extensão é um ótimo instrumento formador. Por isto, criamos a Jornada Acadêmica de Cirurgia em que o estudante de medicina é treinado para organizá-la e ministrá-la completamente. Tudo é feito com supervisão e orientação no momento necessário e exato.

Como tem sido um sucesso, devemos persistir e difundir a idéia e a experiência didático-pedagógica.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License