SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.3Jornada acadêmica de cirurgia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirúrgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.18  suppl.3 São Paulo  2003

https://doi.org/10.1590/S0102-86502003000900002 

INTRODUÇÃO

 

Ponto de Vista

 

 

Professor Luiz Gonzaga Pimenta

 

 

Aos acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFMG e do Brasil

Nós éramos criança, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, quando tivemos a alegria de assistir ao plantio de "café catuaí" em cova funda. A água de chuva umedeceu e o sol tropical aqueceu duas tenras folhinhas verdes que cresceram. Surgiram flores alvas, frutos verdes e depois vermelhos que foram colhidos em abundância. O café que vimos nascer foi saboreado aqui e no exterior para orgulho de um povo que, apesar de tudo, é feliz!

O tempo passou e nós, sempre agraciados por dádivas divinas, ajudamos a plantar a FUPEC, o Cirurgia hoje 2004, a famosa Jornada Acadêmica de Cirurgia (JAC), o Grupo de Estudo Cirúrgico (GEC) e o Grupo de Estudo Oncológico (GEO).

De maneira muito especial, a JAC foi plantada, nasceu, cresceu, deu frutos em outras disciplinas de nossa Faculdade, em várias Escolas médicas e, como o café, há de alcançar o exterior.

Decorridos mais de uma década, a JAC se orgulha de ter inspirado a formação de professores de medicina sem abrir mão de propiciar o aprendizado-ensino da ciência Hipocrática para os ansiosos e inteligentes jovens que percorrem as trilhas do saber da arte de cuidar.

Agora chega a vez de uma singela analogia entre o plantio do café e a implantação da JAC.

O "compadre Zé", nosso amigo de infância, certo dia repetiu: "Quem planta, colhe" e o café foi e é colhido a cada ano. Nós que ajudamos a plantar a JAC começamos a colheita do ano 2003.

A JAC, como acontecimento anual de alto padrão científico, representa um intenso trabalho realizado por acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFMG que ensina a aprender e quem aprende sabe!

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License