Acessibilidade / Reportar erro

Ponto de vista

INTRODUÇÃO

Ponto de Vista

Professor Luiz Gonzaga Pimenta

Aos acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFMG e do Brasil

Nós éramos criança, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, quando tivemos a alegria de assistir ao plantio de "café catuaí" em cova funda. A água de chuva umedeceu e o sol tropical aqueceu duas tenras folhinhas verdes que cresceram. Surgiram flores alvas, frutos verdes e depois vermelhos que foram colhidos em abundância. O café que vimos nascer foi saboreado aqui e no exterior para orgulho de um povo que, apesar de tudo, é feliz!

O tempo passou e nós, sempre agraciados por dádivas divinas, ajudamos a plantar a FUPEC, o Cirurgia hoje 2004, a famosa Jornada Acadêmica de Cirurgia (JAC), o Grupo de Estudo Cirúrgico (GEC) e o Grupo de Estudo Oncológico (GEO).

De maneira muito especial, a JAC foi plantada, nasceu, cresceu, deu frutos em outras disciplinas de nossa Faculdade, em várias Escolas médicas e, como o café, há de alcançar o exterior.

Decorridos mais de uma década, a JAC se orgulha de ter inspirado a formação de professores de medicina sem abrir mão de propiciar o aprendizado-ensino da ciência Hipocrática para os ansiosos e inteligentes jovens que percorrem as trilhas do saber da arte de cuidar.

Agora chega a vez de uma singela analogia entre o plantio do café e a implantação da JAC.

O "compadre Zé", nosso amigo de infância, certo dia repetiu: "Quem planta, colhe" e o café foi e é colhido a cada ano. Nós que ajudamos a plantar a JAC começamos a colheita do ano 2003.

A JAC, como acontecimento anual de alto padrão científico, representa um intenso trabalho realizado por acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFMG que ensina a aprender e quem aprende sabe!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com