Acessibilidade / Reportar erro

Básico Experimental

RESUMOS/BÁSICO EXPERIMENTAL

001. "I curso hands on de cirurgia": experiência inovadora na criação de um modelo de treinamento em técnica cirúrgica aplicada durante um congresso médico universitário

Camelo-Nunes JM; Oetting Junior A; Kafejian Hadad AP; Galego SJ; Fürst RVC; Bertolami A; Silva KA; Polimantti AC

adribertolami@uol.com.br

INTRODUÇÃO: O ensino médico acadêmico é atualmente baseado em preceitos antigos em que atividades teóricas se sobrepõem a atividades práticas. Esta herança cultural é alvo de críticas pelos limites que impõe aos educandos pois não permite que estes atribuam significado aos conteúdos recebidos e estabeleçam relações entre estes.

OBJETIVO: Diante da necessidade de situações que simulem a vida real por meio de atividades práticas, propusemos um modelo inusitado de treinamento em técnica cirúrgica com o objetivo de aprimorar as atividades curriculares.

MÉTODOS: O curso foi realizado dias 14 e 15 de agosto de 2003, no laboratório de técnica cirúrgica e cirurgia experimental da faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMFUABC), durante as atividades científicas do XXVII Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC). Foram realizados 5 módulos: cirurgia urológica, videolaparoscopia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica e cirurgia vascular, sendo cada módulo coordenado por um docente da disciplina. Por meio de questionário auto-aplicável avaliou-se a qualidade de cada módulo e do curso como um todo.

RESULTADOS: Comprovou-se então, que a iniciativa foi muito bem aceita pelos alunos.

CONCLUSÃO: O uso de animais e outros materiais em cursos práticos é benéfico para o aprendizado.

Descritores: Ensino médico. Curso prático cirúrgico. Técnica operatória.

002. Efeitos da benzidamina no sistema nervoso central

Feder D; Grizante P; Oliveira FC; Pinto MP; Sugiyama MM

prigrizante@hotmail.com

INTRODUÇÃO: A benzidamina é um antiinflamatório que em altas doses possui um efeito psicoativo. Há relatos na literatura e na internet de seu uso ilícito. Sendo droga de fácil acesso e vendagem livre é de se supor um aumento da incidência destes casos na literatura médica.

OBJETIVO: Estudar a ação da benzidamina no Sistema Nervoso Central (SNC) tentando determinar, através do uso de bloqueadores dos receptores do SNC, seu provável mecanismo de ação.

METODOS: A primeira etapa do experimento foi o Teste de potencialização de "sleeping time" induzido por diazepan e pentobarbital sódico que tinha como objetivo verificar a atuação da benzidamina no efeito hipnótico destas substâncias, para isto foram utilizados 4 grupos com 5 camundongos, nos quais foi aplicado diazepan com soro fisiológico, diazepan com benzidamina, pentobarbital sódico com soro fisiológico, pentobarbital sódico com benzidamina, respectativamente em cada grupo; A segunda etapa foi a Observação do comportamento dos camundongos em campo aberto que tinha como objetivo determinar a ação da benzidamina no SNC, para isto foram utilizados 5 grupos com 11 animais, nos quais foi aplicado soro fisiológico, benzidamina, benzidamina e prometazina, benzidamina e biperideno, benzidamina e clorpromazina, em cada grupo respectivamente.

RESULTADOS: Obtivemos resultados que demonstraram que efeito depressor da benzidamina pode ser observado após 30 minutos da administração da droga. Além disso, foi observado um aumento do efeito hipnótico do diazepan e pentobarbital sódico.

CONCLUSÃO: Observou-se um efeito antagônico entre a benzidamina e biperideno. Os outros grupos não apresentaram alterações estatísticas significativas.

Descritores: Benzidamina. Biperideno. Clorpromazina. Prometazina. Alucinógenos. Antiinflamatórios.

003. Simulação de fluxo em fístula arteriovenosa comparando o estresse de cisalhamento nas técnicas término-lateral e latero-lateral modificada

Bertolami A; Bessa KL; Fürts RVC; Galego SJ; Kafejian O; Ortiz JP; Penha FG; Rodrigues FF

fabio_fr@terra.com.br

INTRODUÇÃO: A fistula arteriovenosa (FAV) é uma técnica cirúrgica baseada na conexão entre uma artéria e uma veia, permitindo, desta forma, uma circulação mais rápida de sangue da artéria para a veia. A falência da FAV, ou mesmo sua obstrução estão relacionadas com a aterosclerose, a trombose ou a lesão endotelial. As etiologias desses processos ainda não são totalmente conhecidas, mas a configuração da fistula e a hemodinâmica local tem grande influência.

OBJETIVO: Comparar matematicamente os fluxos nas FAVs pelas técnicas látero-lateral modificada (LLM) e término-lateral (TL) considerando o estresse de cisalhamento e o ângulo de anastomose.

MÉTODOS: Esse estudo foi realizado em duas fases: a fase experimental em cães foi realizada no laboratório de técnica cirúrgica da FMABC e a fase experimental "in silico" foi feita usando o código Fluent 5.5 no laboratório de mecânica de fluidos da Escola Politécnica da USP. Como condições pré-estabelecidas, as artérias foram consideradas como tubos rígidos, os ângulos de anastomose de 15, 30, 45, 60 e 75 graus e o fluxo estável.

RESULTADOS: As FAV LLM apresentaram estresses de cisalhamento mais próximos da normalidade em relação as FAV TL.

CONCLUSÃO: A partir desse estudo que a FAV LLM apresenta menor probabilidade de complicações em relação a FAV TL.

Descritores: Hemodinâmica. Fístula arteriovenosa. Estresse de cisalhamento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com