SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.5Oxigenoterapia hiperbárica e regeneração hepática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.18  suppl.5 São Paulo  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502003001200001 

APRESENTAÇÃO

 

Orlando de Castro e Silva Junior

 

 

Inicialmente, na apresentação deste Suplemento, gostaria, em nome do Departamento de Cirurgia e Anatomia (DCA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, de agradecer ao prezado Professor Saul Goldenberg pela oportunidade desta Edição. Aqui estão publicados os trabalhos completos, apresentados em forma de temas livres durante a III Jornada de Investigação Ciêntifica do nosso Departamento, no dia 4 de setembro de 2003. Estes trabalhos são fruto de pesquisas desenvolvidas por algumas das Disciplinas do DCA oriundas de atividades, geralmente interligadas, da graduação e pós graduação.

As atividades de pesquisa no Departamento de Cirurgia e Anatomia têm um perfil próprio de um Departamento de objetivo fim de assistência, ou seja, realizar pesquisas para responder questionamentos que ,invariavelmente, surgem da prática clínico-cirúrgica diária nos ambulatórios, enfermarias e no centro cirúrgico. As linhas de pesquisa descritas abaixo revelam as áreas de atuação docente, com ênfase na assistência, ensino e pesquisa.

1. Investigação clínica, cirúrgica e experimental do sistema gênito-urinário.

2. Isquemia e reperfusão de órgãos e tecidos.

3. Biologia celular, molecular e oncologia de órgãos e tecidos.

4. Regeneração, transplante e envelhecimento de órgãos e tecidos.

5. Estudos morfológicos, fisiopatológicos, clínico-cirúrgicos e experimentais do sistema nervoso.

6. Estudos clínicos, cirúrgicos e experimentais do sistema vascular, cardíaco e pulmonar.

7. Investigação clínica, cirúrgica e experimental do sistema digestivo.

8. Trauma e metabolismo de órgãos e tecidos.

As principais atividades de pós-graduação senso estrito estão centradas na formação do docente pesquisador.Tanto as disciplinas ministradas, quanto as teses e dissertações desenvolvidas estão relacionadas diretamente com as linhas de pesquisa do docente orientador.Esta relação tem proporcionado, sobretudo nos últimos três anos, melhor eficiência de formação do alunado nas disciplinas ministradas, e também melhor preparação do pesquisador durante as fases de desenvolvimento da investigação, quer clínica quer experimental. Com recursos conseguidos por alguns docentes do programa, junto às agências de fomento, tem-se conseguido infra-estrutura necessária para se oferecer as condições próximas do ideal para o trabalho do graduando, pós graduando e do docente.

Esta jornada, programada para ocorrer anualmente, serviu como momento de reflexão sobre todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano. Foi um momento para refletirmos sobre o que somos, sobre o que estamos produzindo cientificamente e , sobretudo, o nível de pessoal que estamos formando.