SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5Percutaneous endoscopic gastrostomy in porcines performed with standard medical instruments used in a general hospital routine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.19 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502004000500001 

EDITORIAL

 

O trabalho e a manutenção da Revista Acta Cirúrgica Brasileira

 

The work and maintenance of the Journal Acta Cirúrgica Brasileira

 

 

Saul Goldenberg

Fundador da Acta Cirúrgica Brasileira

 

 

A Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, convidou-me para participar do III WORKSHOP DE EDITORES CIENTÍFICOS a ser realizado de 22 a 24.09.04 em Recife/PE, na Mesa Redonda Experiências de sucesso de algumas revistas científicas brasileiras. Tratando-se da Associação que nos representa recebi o convite como manifestação de reconhecimento pelo trabalho que temos realizado nos últimos 19 anos.

O que nos tem permitido chegar a este bom resultado e como conseqüência receber este atestado de reconhecimento ?

Fez-me meditar e como efeito apresentar este editorial.

O trabalho da Acta Cirúrgica Brasileira

A publicação de revista científica é um processo acadêmico e administrativo muito laborioso e complexo devido a múltiplos fatores.

Surge uma primeira pergunta. O que motiva um editor de revista científica ? Assume-se a tarefa de editor por vaidade ?

Não acho.

A minha motivação foi a mesma da tarefa assumida como professor universitário. As tarefas de ensinar e divulgar o conhecimento. E chega-se numa fase da vida universitária que se deseja praticar verdadeira "caridade acadêmica." O editor de um periódico científico é um filantropo, um altruísta que age em favor do seu semelhante. Esta é a minha doutrina.

Posso entender perfeitamente o ato heróico que é ser editor de um periódico científico brasileiro.A Revista Acta Cirúrgica Brasileira está indexada no INDEX MEDICUS LATINO AMERICANO desde 1987 e apoiada pelo Programa de Apoio a Publicações Científicas do CNPq desde esse ano até hoje. Disponível na Internet/WEB/URL: http://www.scielo.br/acb desde 1997.

Está em processo de julgamento para a indexação no MEDLINE: Cópia da carta recebida em 8 de junho de 2004:

"The National Library of Medicine will be pleased to consider indexing this title.  As you know, the Library uses an NIH-chartered committee, the Literature Selection Technical Review Committee (LSTRC) to advise the Library on the selection of journal titles for indexing.  The Committee carefully examines one copy of the four most recent issues available. Please continue to send Sheldon one copy of each forthcoming issue until we ask you to stop sending issues.  (Do not send duplicate issues.)  Due to the large volume of titles on-hold for Committee review, your journal will be scheduled for review sometime in 2005.  I will see that a copy of your letter is given to the consultants at the time of the review.  After the review process has been completed you will receive written notification concerning the Committee's recommendations.  (The Committee meets three times a year and it takes about one month after each meeting before all written notifications are sent to editors/publishers.)"

Thank you for your interest in having your journal indexed by NLM.

Richard Better
LSTRC Coordinator
Bibliographic Services Division
National Library of Medicine
richard_better@nlm.nih.gov

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira é QUALIS A pela CAPES. É associada à Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC e a World Association of Medical Editors-WAME.

O resultado de todo este trabalho vitorioso deveu-se e se deve, no processo acadêmico, ao Co-Editor Científico, aos Editores Associados, aos Editores Assistentes e aos Pareceristas, como também a dedicação daqueles que realizam o exaustivo trabalho administrativo.

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira é a única publicação da América Latina que assumiu a característica essencial de publicar artigos originais de pesquisa na área da cirurgia experimental.

Apelo aos autores

Temos enfrentado muitos problemas referentes aos artigos enviados devido à falta de atenção no que se refere às normas e ao estilo adotados pela revista [itens considerados importantes na avaliação do periódico pelas agências de pesquisa].

1 – Antes de enviar o artigo, os autores devem consultar as "Instruções aos Autores" no site www.scielo.br/acb, assim como observar os exemplos dos artigos publicados. Tendo dúvidas a respeito, comunicar-se por e-mail sgolden@terra.com.br ou taniafino@uol.com.br.

2 – Omissões ou falhas freqüentes:

2.1 – Discordâncias entre o título do artigo no idioma português e no idioma inglês;

2.2 – Apresentação de Resumos e Abstracts não estruturados;

2.3 – O descumprimento à seqüência dos capítulos e respectivas designações;

2.4 – A falta de esmero no que se refere à índole do idioma e respeito à terminologia científica nos textos em português e em inglês;

2.5 – A falta de inserção das tabelas e figuras nos locais de chamada no texto, identificando-as por numerais arábicos.

2.6 – A falta de cuidado nas ilustrações, que devem ser coloridas e de boa qualidade;

2.7 – O não cumprimento do estilo Vancouver (www.icmje.org) na elaboração das referências. Recomenda-se: a) Abreviatura dos periódicos, sem pontuação; b) Não repetir a dezena, centena, milhar da página final; c) As referências devem ser numeradas, consecutivamente, na ordem em que foram mencionadas pela primeira vez no texto. Não usar "et al": TODOS OS AUTORES DEVEM SER CITADOS [diretriz da revista].

2.8 - Referir no texto número sobrescrito correspondente à referência não havendo necessidade de citar o ano. Usar "e col" no texto em português e "et al"no texto em inglês, na citação de mais de dois autores [no texto].

2.9 – Números de 1 [um] a 10 [dez] devem ser escritos por extenso.

3.0 – Consulta obrigatório ao DeCS www.decs.bvs.br

O autor principal deve assumir a tarefa de rever o texto antes de enviar para a revista.

Manutenção do periódico

Temos enfrentado sérias dificuldades de ordem financeira. A revista não recebe propaganda, pois não desperta interesse comercial. Além da edição eletrônica em www.scielo.br/acb passamos também a editar em CD-ROM para oferecer comodidade aos nossos leitores. O que onera a publicação é a impressão em papel, que praticamente é exigência das bibliotecas e alguns poucos leitores (que preferem o periódico impresso). As bibliotecas recebem a revista gratuitamente. Existem despesas obrigatórias bimestrais de composição do texto, editoração convencional, eletrônica e em CD-ROM, serviços administrativos e remessa postal, da revista e do CD.

O apoio concedido pelo CNPq, para 2005, cobrirá parcialmente os custos das publicações, havendo necessidade de suplementação. Será instituída uma taxa para a publicação dos artigos, que corresponderá à contrapartida dos autores.

Espera-se a compreensão dos autores e sua efetiva colaboração a fim de manter o padrão das publicações.

Saudações acadêmicas.