SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Problemas éticos en las revistas biomédicas: las responsabilidades de sus directores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.21 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502006000100001 

EDITORIAL

 

Evolução histórica da revista Acta Cirúrgica Brasileira (1986–2005)

 

Historical evolution of the journal Acta Cirúrgica Brasileira (1986–2005)

 

 

Saul GoldenbergI; Alberto GoldenbergII; Tânia Pereira Morais FinoIII

IFundador, Editor Chefe da Acta Cirúrgica Brasileira
IIEditor Científico da Acta Cirúrgica Brasileira
IIIEditor Assistente da Acta Cirúrgica Brasileira

Correspondência

 

 

Introdução

A história da SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM CIRURGIA - SOBRADPEC é repleta de grandes desafios. O primeiro desafio foi a criação da Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA em 1986. A nossa intenção é fazer a ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA ser um veículo eficiente da produção científica da Pós-Graduação. Não será pretensioso demais desejar que a Revista represente o nosso "Surgical Fórum[como o do American College of Surgeons]". A idéia foi lançada em 1986 1. Afirmava o Prof. Dr. Otávio Ribeiro Ratto Titular do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina (1986)2:"A disponibilidade nacional de periódicos é muito limitada, nem sempre possível garantir a sua periodicidade ou mesmo a sua manutenção a longo prazo2". No mesmo ano o depoimento do Prof. Dr. Joel Faintuch3 da Universidade de São Paulo: "Pude verificar que esta não é mais uma publicação médica do nosso meio, mas sim uma revista de alta seriedade, que usa um enfoque acadêmico e uma temática de cirurgia experimental poucas vezes observada no Brasil. Recomendo e recomendarei esta importante contribuição às letras médicas. Mais ainda, contando com tão sábia orientação do Editor Responsável e da Comissão Científica, tenho certeza que Acta Cirúrgica Brasileira crescerá rapidamente, e quem sabe não está tão distante o dia em que ela poderá alcançar em prestígio e popularidade sua homônima dos países escandinavos3". E a ACTA manteve rigorosamente a sua periodicidade e aceitou o desafio da sua manutenção. Para tanto atendeu as exigências do CNPq cujo apoio foi decisivo, desde o início.

 

Caminho percorrido

A Revista tornou-se a publicação oficial da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC), que teve a sua instalação solene em 17 de setembro de 1987. Os objetivos da SOBRADPEC foram bem definidos:

1. Incrementar a união entre os que possuem o ideal do exercício da pesquisa;

2. Estimular o progresso e o aprimoramento da investigação científica;

3. Discutir e divulgar conhecimentos novos;

4. Promover o intercâmbio de informações com Instituições congêneres nacionais e estrangeiras;

5. Editar a Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA.

O mesmo propósito que motivou a organização das sociedades científicas, isto é, agrupar especialistas de cada área, norteou a nossa. Constituiu-se na SOCIEDADE PARA O CIRURGIÃO-ACADÊMICO, para o CIRURGIÃO PESQUISADOR4. O histórico da SOBRADPEC pode ser encontrado no site: www.sobradpec.org.br. Possui atualmente 23 Regionais: Triângulo Mineiro (abril 1989), Paraná (novembro 1989), Bahia (agosto 1990), Rio de Janeiro (agosto 1991), Rio Grande do Sul (novembro 1991), Minas Gerais (maio 1992), Rio Grande do Norte (outubro 1992), Distrito Federal (novembro 1992), Santa Catarina (novembro 1992), Maranhão (maio 1993), Pernambuco (dezembro 1993), São Paulo (dezembro 1993), Sul Mineira (março 1994), Espírito Santo (agosto 1994), Pará (novembro 1994), Amazonas (abril 1995), Ribeirão Preto (agosto 1996), Centro Oeste (novembro 1996), Ceará (agosto 1999), Piauí (junho 2001), Alagoas (novembro 2001), Goiás (dezembro 2001), Botucatu (maio 2003).

 

Acta Cirúrgica Brasileira - Patrimônio da SOBRADPEC

A Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA, publicação oficial da SOBRADPEC firmou-se na América Latina como o único periódico na área da cirurgia experimental. Foi incluída na SciELO: www.scielo.br/acb e no MEDLINE, indicada pela CAPES [QUALIS "A" NACIONAL] www.periodicos.capes.gov.br. Após a inclusão na SciELO e a indexação no Index Medicus/MEDLINE permitiu a internacionalização da revista. Além do nosso link com a SciELO as publicações são acessadas em todo o mundo via PUBMED. Tem o International Standard Serial Number – ISSN 0102-8650 [para a versão online o ISSN 1678-2674]. Está registrada no 2º.Cartório de Registro da Pessoa Jurídica da Capital de São Paulo Matrícula n. 54966, como sociedade sem fins lucrativos. Possui seu CNPJ com contabilidade organizada realizando Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. O nome da Revista está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Setor do Registro de Marcas e Patentes. Tem recebido apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Programa de Apoio a Publicações Científicas, desde 1987.

Após cinco anos de existência (1986-1990) depoimento do Prof. Dr. Valdemar Ortiz5: "A Acta Cir Bras está vivendo seu quinto ano de existência. Embora jovem, seu crescimento já ultrapassou os muros do Curso de Pós-Graduação... Começou com as feições de uma apostila... Em nosso meio, muitas revistas científicas nascem e poucas sobrevivem pela falta de recursos..., sobretudo aquelas voltadas a assuntos que não traduzem retorno comercial imediato para o investidor5". Os respectivos primeiros três qüinqüênios da Acta Cirúrgica Brasileira podem ser apreciados no artigo "visibilidade e acessibilidade da produção científica na área da cirurgia experimental6". Tornou-se associada da ABEC Associação Brasileira de Editores Científicos e da WAME World Association of Medical Editors.

 

 

Dos artigos originais, 156 foram provenientes de Teses de Mestrado e Doutorado. Estas teses, transformadas em artigos foram realizadas nos Cursos de Pós-Graduação em:

Cirurgia Plástica e Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia Cirúrgica, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Cirurgia e Experimentação, Otorinolaringologia, Cabeça e Pescoço, Urologia da Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM).

Cirurgia, Bases Gerais de Cirurgia e Cirurgia Experimental, Medicina Veterinária e Ciência Animal, Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, Cirurgia Veterinária Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Anestesiologia, Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Gastroenterologia, Ciências Médicas, Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Cirurgia, e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Faculdade de Odontologia, todos da Universidade de São Paulo (USP).

Cirurgia da Faculdade de Medicina, Ciências Biológicas e Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ciências Farmacêuticas, Clinica e Análises Toxicológicas, Patologia Oral do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cirurgia da Faculdade de Medicina do Ceará (UFC); Cirurgia da Faculdade de Medicina de Minas Gerais (UFMG); Cirurgia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cirurgia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Biologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ciências da Saúde UnB-UFMS-UFG; Motricidade Humana da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Ciências da Saúde da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Campo Grande-MS.

PROCEDÊNCIA DOS ARTIGOS

A Figura 2 mostra a representatividade das Instituições onde os autores estavam vinculados.

 

 

Do exterior foram enviados 47 artigos originais procedentes da Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Holanda, Japão e Portugal.

 

Acta Cirúrgica Brasileira: transição para o período eletrônico

A alta qualidade da ACTA, publicada no formato tradicional em papel, foi garantida tanto pelo caráter científico quanto pelas características formais indispensáveis para a indexação da revista em fontes de âmbito internacional7. Os vários aperfeiçoamentos introduzidos ao longo dos anos direcionou para a padronização do formato de apresentação dos artigos ao adotar as diretrizes constantes do International Committee of Medical Journal Editors8. O uso de único formato nas referências tem sido um dos indicadores de qualidade da publicação,9 assim como a avaliação dos artigos pelos pares e pelo corpo editorial. Outro indicador de qualidade é o cumprimento aos DESCRITORES e dos KEY WORDS [DeCS e MeSH]. Os Descritores/Key words são essenciais para a acessibilidade e recuperação dos artigos. O DeCS [Descritores em Ciências da Saúde] facilita o acesso à informação e guia os usuários na localização e seleção desta informação10. Incluir termos, nos descritores, que não estão no DeCS impede a localização do artigo. O esforço para manter o padrão tem sido reconhecido pela comunidade de pesquisadores da área. Novamente a BIREME dá expressivo salto de qualidade ao iniciar em fevereiro de 1997 o "PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA SciELO" (Scientific Electronic Library Online), criando a biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico. Esse projeto resultante da parceria da BIREME com a FAPESP e editores de revistas científicas, iniciou o projeto acompanhando as experiências internacionais em publicação eletrônica, envolvendo na primeira fase do projeto piloto, 10 títulos de periódicos brasileiros de várias áreas do conhecimento. Esse núcleo inicial foi paulatinamente ampliado e cresce progressivamente, contando em dezembro de 2005 com 147 periódicos brasileiros. Em Ciências da Saúde estão 52 periódicos (35,37%) sendo na área médica 40 periódicos (27,21%) e da área cirúrgica apenas 8 (5,5%). As outras áreas do conhecimento correspondem a 64,62%. Com o advento da Internet uma nova modalidade de publicação de artigos científicos tem crescido, com a utilização de arquivos de acesso livre.e novos caminhos para a circulação da informação científica. A Acta Cirúrgica Brasileira está representada na SciELO por 42 fascículos e 14 suplementos , de 1997 a 2005. De 1989 até 2005 foram publicados 26 suplementos da Acta Cirúrgica Brasileira. Pode-se afirmar que a revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA consolidou-se como veículo de divulgação da produção científica na área da cirurgia experimental. O aumento da visibilidade das revistas latino-americanas proporcionado pela SciELO tem se refletido na ampliação de citações, permitindo que cada vez mais essas revistas possam ser submetidas a processos de seleção de bases de dados internacionais. Atualmente são 26 revistas brasileiras que estão representadas no Science Citation Index do ISI, das quais 11 são das áreas de ciências biológicas e da saúde. No MEDLINE são 30 revistas brasileiras e apenas duas da área da cirurgia. O passo seguinte é trabalhar para a indexação junto ao Social Sciences Citation Index do Web of Science, Institute for Scientific Information (ISI) e ao Current Contents/Social & Behavioral Sciences. O Institute for Scientific Information (ISI) mede o fator de impacto das revistas científicas e representa selo de qualidade das publicações.

 

Congressos da SOBRADPEC

1º Congresso Nacional de Cirurgia Experimental - Maceió-AL (1989)
Presidente: Prof. Dr. Saul Goldenberg.

2º Congresso Regional do Paraná - Foz do Iguaçu-PR (1991)
Presidente: Prof. Dr. Zacarias Alves de Souza Filho

3º Congresso Regional de Minas Gerais - em Belo Horizonte-MG (1993)
Presidente: Dr. Alcino Lázaro da Silva

4º Congresso Regional do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS (1995)
Presidente: Prof. Dr. Luiz Rohde

5º Congresso Regional de Santa Catarina - Florianópolis-SC (1997)
Presidente: Prof. Dr. Carlos Alberto Justo da Silva

6º Congresso Regional de São Paulo São Paulo-SP (1999)
Presidente: Prof. Dr. Dario Birolini

7º Congresso Regional de Pernambuco - Recife-PE (2001)
Presidente: Prof. Dr. Carlos Teixeira Brandt

8º Congresso Regional de Minas Gerais - Belo Horizonte-MG (2003)
Presidente: Prof. Dr.Cirênio de Almeida Barbosa

9º Congresso Regional do Rio Grande do Norte - Natal-RN (2005)
Presidente: Prof. Dr. Aldo da Cunha Medeiros

10º Congresso está agendado para 2007 a ser realizado pela Regional Centro Oeste
Presidente: Prof. Dr. José Eduardo de Aguilar-Nascimento

Todos os Congressos publicaram suplementos da Acta Cirúrgica Brasileira correspondentes aos trabalhos apresentados.

 

Referências

1. Goldenberg S. Apresentação da Acta Cirúrgica Brasileira [editorial]. Acta Cir Bras. 1986;1(1):1.

2. Ribeiro Ratto O. Editorial. Acta Cir Bras. 1986;1(2):1.

3. Faintuch J. Sobre a revista [carta ao editor]. Acta Cir Bras. 1986;1(3):60.

4. Lázaro da Silva A. SOBRADPEC: sociedade para o cirurgião-acadêmico [editorial]. Acta Cir Bras. 1995;10(4):159-60.

5. Ortiz V. Acta Cirúrgica Brasileira: cinco anos de existência [editorial]. Acta Cir Bras. 1990;5(3):83-4.

6. Población DA, Goldenberg S. Visibilidade e acessibilidade da produção científica na área da cirurgia experimental. Acta Cir Bras. 2001;16(3):115-21. Disponível em URL: http://www.scielo.br/acb.

7. Población DA, Goldenberg S, Gomes PO, Soares AL, Ferreira JR, Kafejian AP, Braga MER. A comunicação científica por meios eletrônicos: o caso das publicações médicas. Acta Cir Bras. 1996;11(1):36-8;

8. International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Bethesda; NLM; 2004 [updated 2004 oct]. Available from: http://www.icmje.org.

9. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication. Bethesda; NLM; 2004 [updated 2004 oct]. Available from: http://www.nlm.gov/bsd/uniform_requirements.html.

10. http://www.bireme.br/; http://decs.bvs.br/

 

 

Correspondência:
Prof. Dr. Saul Goldenberg
Alameda Rio Claro, 179/14º andar
01332-010 São Paulo - SP
sgolden@terra.com.br

 

 

Como citar este artigo: Goldenberg S, Goldenberg A, Fino TPM. Evolução histórica da revista Acta Cirúrgica Brasileira (19862005). Acta Cir Bras. [periódico na Internet] 2006 Jan-Fev;21(1). Disponível em URL: http://www.scielo.br/acb
*Figuras coloridas disponíveis em http://www.scielo.br/acb

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License