SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1O CBC e a SOBRADPECEnterocyte ultrastructural alterations following intestinal obstruction in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirúrgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.25 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502010000100002 

1 - EDITORIAL

 

Artigos do XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental da SOBRADPEC, do XXIV Fórum de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia, Brasil, 2009

 

 

Alberto Schanaider

Professor Associado e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Presidente do XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental - SOBRADPEC

 

 

Compartilhar as experiências, aglutinar pesquisadores, fomentar o diálogo e a colaboração efetiva no âmbito da pesquisa experimental são movimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma nação.

Em data recente, de 5 a 9 de outubro de 2009, organizamos o XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental, no Rio de Janeiro, realizado em conjunto com o XXIV Fórum de Pesquisa com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o I Encontro de Programas de Pós-Graduação em Cirurgia.

Estes eventos contaram com cerca de uma centena de professores, dentre os quais 50 conferencistas de 19 outros estados da federação, além de um contingente relevante de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia de diversas áreas afins. Autoridades da Ciência e Tecnologia, da Medicina e de órgãos gestores das políticas de pós-graduação e fomento no país, também estiveram presentes.

A expressão deste sucesso se reflete no número de resumos aceitos: 209. Destes, 170 apresentados na Sessão de Temas Livres, exclusivamente com pesquisa experimental e 34 na Sessão Especial de Pôsteres, para temas clínico-cirúrgicos, em anima nobile, um recorde histórico da produção nacional, em um único evento, nesta área do conhecimento.

Membros da SOBRADPEC (Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) tiveram marcante presença e participação. A acolhida pelo CBC, concretizada na aliança entre estas duas casas, foi essencial para o êxito desta empreitada.

Prestamos, ainda, nossos agradecimentos à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo apoio inestimável nos deu sustentação financeira e contribuiu para publicação desta edição.

É notória a dificuldade que há para se classificar, com agilidade, o que estamos fazendo, por campo de interesse e área de conhecimento, e de acordo com as nossas linhas de pesquisa e as interfaces comuns. Assim, ao publicar nossas pesquisas, estaremos apresentando a produção científica brasileira aos membros da comunidade internacional, abrindo novas frentes e descortinando novas perspectivas, fundamentadas no mérito e na missão de produzir e difundir o conhecimento em área tão escassa de valores e tão pouco atendida pelas revistas existentes.

Esta edição comemorativa da Acta Cirúrgica Brasileira, revista que tem como sustentáculo o gabarito acadêmico-científico de seu fundador, Professor Saul Goldenberg, sobressai pela excelência de seus artigos em padrões exigidos para sua indexação internacional. Como exemplo desta qualidade multidisciplinar seu conteúdo abrange uma vasta gama de assuntos compreendendo o sistema digestório, modelos biológicos, urologia experimental, isquemia e reperfusão, cicatrização das feridas, cirurgia plástica, efeito de agentes farmacológicos, anatomia cirúrgica, oncologia experimental, anestesiologia e choque.

Brevemente a Acta terá seu fator de impacto estabelecido, mas nossa missão não cessará; ao contrário, além da visibilidade, almejamos agregar novos valores, digam-se colaboradores, de modo a incentivar e prestigiar a produção nacional de qualidade e firmar esta nossa revista com uma referência neste mundo globalizado.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License