SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5A importância dos radicais livres de oxigênio na etiopatogenia da colite de exclusão em ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Cirúrgica Brasileira

versão On-line ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.25 no.5 São Paulo set./out. 2010

https://doi.org/10.1590/S0102-86502010000500001 

1 - EDITORIAL

 

Parceria SOBRADPEC e CBC

 

 

Saul Goldenberg; Alberto Schanaider; Alberto Goldenberg

Conselho Diretor SOBRADPEC

 

 

O Prof. Alcino Lázaro da Silva teve inspiração divina ao publicar na Revista do CBC o artigo CBC E SOCIEDADES CIRÚRGICAS1. Alguns trechos extraídos deste artigo:

" Os convênios entre sociedades são saudáveis porque reatam vínculos sem qualquer um dos conveniados se descaracterizar ou se despersonalizar. Cirurgia Experimental e o Fórum de Pesquisa podem se unir, num convênio em que encontrarão eco para um grupo de cirurgiões. Um tipo de cirurgião que denominamos Cirurgião Acadêmico. Convênio no qual se entregaria à Sobradpec a orientação do Fórum de Pesquisa do CBC" .

Em 5 de outubro de 2009, na sessão de abertura do XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental da SOBRADPEC, no Auditório de CBC no Rio de Janeiro o Prof. Edmundo Machado Ferraz, Presidente do CBC (gestão 2008-2009) proclamou em seu discurso: " O CBC quer também ser a casa da SOBRADPEC. Venham juntar-se a nós, temos muito a fazer pela cirurgia brasileira. SOMAR sempre foi a palavra mágica entoada por Saul Goldenberg." 2 Levou a proposta ao Diretório Nacional para que  a SOBRADPEC viesse integrar-se ao Centro de Pesquisas do CBC - CEPESQ,constante do Estatuto (art. 71).

O Prof. Gaspar de Jesus Lopes Filho assumiu a Presidência do CBC (gestão 2010-2011) e comunicou que em 29 de julho de 2009 o Diretório Nacional do CBC referendou o texto do contrato, concretizando o trabalho cooperativo entre as duas sociedades. O Centro de Pesquisas do CBC (CEPESQ) será dirigido por um Conselho constituído por cinco Membros. A SOBRADPEC será responsável pela indicação dos cinco membros, sendo um de seus membros o presidente eleito por seus pares. A constituição fica a seguinte:

Presidente do CEPESQ – Alberto Schanaider, SOBRADPEC/CBC

Alberto Goldenberg, SOBRADPEC/CBC

Edna Frasson de Souza Montero, SOBRADPEC/CBC

Aldo da Cunha Medeiros, SOBRADPEC/CBC

Ruy Garcia Marques, SOBRADPEC/CBC

O Forum de Pesquisa do CBC e os Congressos da SOBRADPEC permanecem como estão. A SOBRADPEC poderá colaborar com o Forum do CBC.

Deverá ser criado um calendário de eventos científicos, para a divulgação e a difusão das pesquisas na área cirúrgica realizadas pelos pesquisadores membros e não membros do CBC e da SOBRADPEC dos diversos centros de pesquisa de todo país. Deverá ser organizado um cadastro nacional dos centros de pesquisa na área cirúrgica, que inclua os capítulos e regionais de ambas sociedades.

Faz-se necessário definir a interação entre as Regionais da SOBRADPEC e os Capítulos do CBC. O CEPESQ deve integrar os Presidentes das Regionais da SOBRADPEC e os Mestres dos Capítulos do CBC.para nortear a realização de eventos em seus Estados em mútua cooperação.

Consolida-se uma união em prol da cirurgia brasileira.

 

 

1 Lázaro da Silva A. CBC e sociedades cirúrgicas. Rev Col Bras Cir. 2009;36(5):367-8
2 Ferraz EM. O CBC e a SOBRADPEC. Editorial. Acta Cir Bras. 2010,25(2):131.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons