SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue7Application of Jatropha curcas L. seed oil (Euphorbiaceae) and microcurrent on the healing of experimental wounds in Wistar rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.27 no.7 São Paulo July 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000700001 

1 - EDITORIAL

 

SOBRADPEC 25 anos

 

 

Saul Goldenberg

Fundador ACTA E SOBRADPEC

 

 

A Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia - SOBRADPEC completa 25 anos.

Em 1986 idealizei a Acta Cirúrgica Brasileira para ser o veículo da comunicação em cirurgia experimental. Nasceu no Programa de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola Paulista de Medicina, quando fui seu Coordenador. Ela necessitava ser órgão oficial de uma Sociedade Científica.

Nascia a SOBRADPEC, instalada em 17 de setembro de 1987, também na Escola Paulista de Medicina. Denominei como "Sociedade dos Poetas Vivos" e o Professor Alcino Lázaro da Silva a chamou "Comunidade Azul". É a Sociedade dos Cirurgiões Acadêmicos que se firmou na área da Cirurgia Experimental. ACTA e SOBRADPEC estão consolidados.

A ACTA, em todos indexadores nacionais e internacionais, apoiada desde o inicio pelo CNPq. Recebeu a maior votação na CAPES passando a ser o periódico representante da Medicina III - Cirurgia. Qualis A2 pela CAPES.

A SOBRADPEC consolidada pelas Regionais e Núcleos, de norte a sul do País e pela fidelidade dos seus associados e pela realização dos Congressos de Cirurgia Experimental, a cada dois anos, desde 1989. Todas informações sobre a SOBRADPEC podem ser acessadas online em www.sobradpec.org.br.

Em 17 de setembro de 2012 a comemoração dos 25 anos será no XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental a ser realizado pela Regional do Pará, em Belém, pelo seu Presidente Prof. Marcus Vinicius Henriques Brito. As informações referentes ao Congresso estão disponíveis em www.sobradpec2012.com.br

 

XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental - SOBRADPEC 2012

Mensagem do Presidente
Marcus Vinicius Henriques Brito

Em 17 de setembro de 1987 nasceu a Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia - SOBRADPEC (www.sobradpec.org.br), fundada pelo Prof. Saul Goldenberg.

Esta sociedade não somente ordenou o pensamento científico cirúrgico nacional, pela formação e união de "Cirurgiões Acadêmicos Brasileiros", como também forneceu a eles um sustentáculo de divulgação de suas pesquisas, a revista Acta Cirúrgica Brasileira (www.scielo.br/acb) para divulgação das pesquisas realizadas pelos cirurgiões acadêmicos de nosso país.

A Acta Cirúrgica Brasileira sempre esteve à frente, divulgando avanços éticos e difundindo novos conhecimentos, daí seu reconhecimento nacional e internacional estando atualmente nos principais indexadores mundiais, possibilitando a divulgação universal de nossas pesquisas e de suas aplicações.

Outro instrumento valiosíssimo de integração e divulgação do conhecimento utilizado pela SOBRADPEC são seus Congressos, tendo o primeiro ocorrido em Maceió (1989), atingindo em 2012 sua 13ª edição a ser realizada em Belém do Pará que fica agora duplamente honrada.

Primeiro por ter sediado em 1995 o I Congresso Luso Brasileiro de Cirurgia Experimental, evento que coroou a Implantação da Regional do Pará, e agora, sendo agraciada pela realização do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental no qual será intensamente comemorado o 25º aniversário de conquistas e glória da SOBRADPEC.

Nosso congresso ocorrerá de 15 a 19 de setembro de 2012, enfatizando o caminho natural das pesquisas realizadas na área cirúrgica, ou seja, do laboratório à clínica, serão o tema central a ser abordado.

Procurar-se-á dar visibilidade, nas diferentes mesas e conferências, a aplicabilidade clínica de um procedimento terapêutico mostrando-se sua origem, no caso, experimental.

Durante nosso Congresso teremos a honra de comemorar no dia 17, os 25 anos desta sociedade que de modo inequívoco contribuiu e contribui para a formação ético-científica e pessoal não somente de médicos cirurgiões, mas de todos aqueles que a procuraram com a finalidade de evoluir e se alinhar aos princípios basilares da experimentação.

A SOBRADPEC, dentre suas inúmeras funções, tem preocupação constante com o ensino da cirurgia. Por este motivo, durante o Congresso será também realizado o "I Fórum do currículo mínimo para a Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental", com a pretensão de delinear diretrizes curriculares básicas que serão sugeridas para discussão no fórum de ABEM em seu próximo encontro.

Neste cenário, esperamos que o XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental possa explicitar claramente o estado da cirurgia atual, sendo discutidas suas dificuldades e avanços nas palestras e conferências ministradas por cirurgiões brasileiros e de outros países, com presenças já confirmadas.

Que estejamos todos reunidos, no calor de setembro, no norte do Brasil, em nossa querida Belém do Pará.

Sejam bem-vindos à "Cidade das mangueiras".

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License