SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Regime de acumulação flexível e saúde do trabalhador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


São Paulo em Perspectiva

Print version ISSN 0102-8839On-line version ISSN 1806-9452

São Paulo Perspec. vol.17 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392003000100001 

Nota do editor

 

Saúde e trabalho constituem duas dimensões sociais de extrema importância. São áreas merecedoras de constantes atenções públicas e privadas e que vêm sendo objeto de acompanhamento, por meio de pesquisas e estudos sistemáticos da Fundação Seade.

Este número da São Paulo em Perspectiva elegeu como tema a interseção entre essas áreas, reunindo reflexões e propostas que pontuam e debatem as principais questões sobre saúde e trabalhador, aprofundando o conhecimento das relações que se estabelecem entre elas e indicando rumos para a construção e a implementação de políticas sociais e, até mesmo, monitoramento de legislações e ações específicas nos níveis setoriais.

Neste número, o Brasil, o Estado de São Paulo e outras regiões do país são referências para se avaliar a relação entre saúde e trabalhador. Apresentando recortes específicos, analisam-se ocorrências como acidentes de trabalho, condições para o desempenho do trabalhador (recursos de proteção e apoio) e diferentes tipos de doenças que penalizam o indivíduo e a sociedade. Os artigos expressam a urgência e a amplitude do tema, ao mostrarem que saúde e trabalho delimitam uma vasta gama de situações que cobrem o homem e a produção, a planta da fábrica e o meio ambiente e, também, as condições de trabalho e as (im)possibilidades da vida cotidiana.

O primeiro bloco de textos traz abordagens teórico-metodológicas e históricas, oferecendo ao leitor os principais fundamentos para a compreensão do assunto. Assim, a natureza do processo produtivo, reestruturações econômicas, reformas políticas, mecanismos jurídicos e a atuação do Estado são considerados fatores relevantes para o entendimento do funcionamento do setor saúde e dos riscos e segurança que envolvem o trabalho.

Outros artigos deste número, alguns examinando o andamento do processo político brasileiro, tratam dos avanços e problemas atuais da saúde do trabalhador, analisando o papel da administração pública voltada às políticas de saúde, o significado da institucionalização do SUS – Sistema Único de Saúde e a importância dos serviços públicos e privados.

Finalmente, os últimos textos enfocam um dos aspectos cruciais deste tema: o sistema previdenciário no Brasil, retomando muitas das questões levantadas pelos artigos anteriores.

Tal é a relevância do tema para a sociedade, que a São Paulo em Perspectiva dará continuidade a ele no próximo número.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License