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EFETIVIDADE DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PARA OBESIDADE COM BASE EM ORIENTAÇÕES PARA ESCOLARES ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Verificar a efetividade de intervenções educacionais baseadas na orientação sobre atividade física e nutrição em escolares.

Fonte de dados:

Foi realizada busca sistemática em quatro bancos e bases de dados eletrônicos, com artigos publicados entre outubro de 2007 e janeiro de 2017 que abordaram a realização de intervenções educacionais com ênfase em educação nutricional e atividade física ou exercício físico em escolares com idades entre 10 e 19 anos.

Síntese dos dados:

Foram selecionados 12 artigos para esta revisão. Desses estudos, quatro incluíram a intervenção educacional; quatro associaram intervenções educacionais à inclusão de alimentos saudáveis e atividade física; dois estudos relacionaram as orientações e a atividade física; e, por fim, dois ligaram as orientações com o consumo de alimentos saudáveis.

Conclusões:

As intervenções baseadas na orientação de atividade física e/ou nutrição foram eficientes, com resultados superiores nos estudos que associaram a prática de atividade física à orientação. Entretanto, observou-se a necessidade da realização de novos estudos que abordem as intervenções educacionais em escolares.

Palavras-chave:
Serviços de saúde da criança; Saúde escolar; Comportamento de saúde; Hábitos alimentares; Atividade física

ABSTRACT

Objective:

To verify the effectiveness of educational interventions based on guidance on physical activity and nutrition in schoolchildren.

Data sources:

A systematic search was carried out in four electronic databases containing articles published between October 2007 and January 2017 and addressing educational interventions with emphasis on both nutritional education and physical activity in schoolchildren and adolescents aged 10 to 19 years.

Data synthesis:

Twelve articles were selected for this review, of which four included only educational interventions; four made and association between educational interventions, inclusion of healthy foods and physical activity; two made a relation between guidelines and physical activity; and finally, two associated guidelines with consumption of healthy foods.

Conclusions:

Interventions based on physical activity and/or nutrition counseling were efficient and showed superior results in studies that associated the practice of physical activity with counseling. However, the need for new studies on educational interventions among schoolchildren and adolescents was made evident.

Keywords:
Child health services; School health; Health behavior; Eating habits; Physical activity.

INTRODUÇÃO

A prevalência da obesidade infantil tornou-se um grande problema de saúde pública em razão do seu avanço alarmante.11. Sahoo K, Sahoo B, Choudhury AK, Sofi NY, Kumar R, Bhadoria AS. Childhood obesity: causes and consequences. J Fam Med Prim Care. 2015;4:187-92.,22. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. Panorama de la seguridad alimentaria y nutricional: sistemas alimentarios sostenibles para poner fin al hambre y la malnutrición. Santiago: Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura y la Organización Panamericana de la Salud; 2017.,33. World Health Organization. Obesity and overweight. Geneva: WHO; 2016.,44. Allen KN, Taylor JS, Kuiper R. Effectiveness of nutrition education on fast food choices in adolescents. J Sch Nurs. 2007;23:337-41. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a América Latina e o Caribe fizeram progressos na prevenção e no controle das deficiências nutricionais, no entanto já é possível identificar aumento rápido nas taxas de sobrepeso e obesidade.22. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. Panorama de la seguridad alimentaria y nutricional: sistemas alimentarios sostenibles para poner fin al hambre y la malnutrición. Santiago: Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura y la Organización Panamericana de la Salud; 2017.

Esse panorama pode ser decorrente da modernização e urbanização, fatores que contribuíram para uma mudança negativa nos hábitos de vida da população, com maior exposição a uma grande variedade e diversidade de alimentos ultraprocessados e redução do consumo de frutas e vegetais. Além disso, houve diminuição do gasto energético nas atividades laborais, maior oferta de transportes públicos e transformação das atividades de lazer para jogos e meios eletrônicos.55. Anand SS, Hawkes C, De Souza RJ, Mente A, Dehghan M, Nugent R, et al. Food consumption and its impact on cardiovascular disease: importance of solutions focused on the globalized food system a report from the workshop convened by the World Heart Federation. J Am Coll Cardiol. 2015;66:1590-614.,66. Ruel MT, Haddad L, Garrett JL. Some urban facts of life: Implications for research and policy. World Dev. 1999;27:1917-38.

Estudos comprovam77. Okely AD, Salmon J, Vella SA, Cliff D, Timperio A, Tremblay M, et al. A systematic review to update the Australian physical activity guidelines for children and young people. Canberra, Australia: Commonwealth of Australia; 2012.,88. Hollis JL, Sutherland R, Williams AJ, Campbell E, Nathan N, Wolfenden L, et al. A systematic review and meta-analysis of moderate-to-vigorous physical activity levels in secondary school physical education lessons. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14:52. que a prática de 60 minutos diários de atividade física, ou seja, qualquer movimento que aumente o consumo energético,99. Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985;100:126-31. é associada positivamente a uma série de resultados fisiológicos e psicológicos, como aptidão cardiorrespiratória, redução do risco de doença metabólica e melhora do perfil de composição corporal.

Cerca de 50% da atividade física é realizada no ambiente escolar, visto que este consiste em um ambiente propício para promover atividades, seja durante as aulas de educação física, por meio de esportes, seja até mesmo mediante atividades lúdicas ao longo das aulas ou do intervalo.1010. Watson A, Timperio A, Brown H, Best K, Hesketh KD. Effect of classroom-based physical activity interventions on academic and physical activity outcomes: a systematic review and meta-analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2017;14:114.,1111. Harrison F, Sluijs EM, Corder K, Jones A. School grounds and physical activity: Associations at secondary schools, and over the transition from primary to secondary schools. Health Place. 2016;39:34-42.,1212. Griffiths LJ, Cortina-Borja M, Sera F, Pouliou T, Geraci M, Rich C, et al. How active are our children? Findings from the Millennium Cohort Study. BMJ Open. 2013;3:e002893. Todavia, alguns estudos relatam que as aulas de atividade física são ineficientes, uma vez que os exercícios são de curta duração e de baixa ou muito baixa intensidade, inviabilizando, portanto, o alcance de benefícios satisfatórios.1313. Fairclough SJ, Beighle A, Erwin H, Ridgers ND. School day segmented physical activity patterns of high and low active children. BMC Public Health. 2012;12:406.,1414. Voorend CG, Norris SA, Griffiths PL, Sedibe MH, Westerman MJ, Doak CM. "We eat together; today she buys, tomorrow I will buy the food": adolescent best friends" food choices and dietary practices in Soweto , South Africa. Public Health Nutr. 2013;16:559-67.,1515. Hallal PC, Knuth AG, Cruz DK, Mendes MI, Malta DC. Physical activity practice among Brazilian adolescents. Cienc Saude Coletiva. 2010;15:3035-42.

A fim de reverter esse cenário, foram desenvolvidos programas para estimular a prática de atividade física, ingestão adequada de nutrientes e mudanças comportamentais, essenciais para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, porém é necessário compreender o efeito dos diferentes tipos de intervenção e a sua efetividade.1616. Hallal PC, Bertoldi AD, Gonçalves H, Victora CG. Prevalence of sedentary lifestyle and associated factors in adolescents 10 to 12 years of age. Cad Saúde Pública. 2006;22:1277-87.,1717. Brazil - Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde. Escolas Promotoras de Saúde?: experiências no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

Desse modo, o objetivo desta investigação foi verificar a efetividade de intervenções educacionais baseadas na orientação sobre atividade física ou exercício físico e nutrição em escolares adolescentes.

MÉTODO

O processo de busca desta revisão foi fundamentado no método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA),1818. Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gøtzsche PC, Ioannidis JP, et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. J Clin Epidemiol. 2009;62:e1-34. considerando-se elegíveis os estudos de intervenção publicados entre os meses de outubro de 2007 e janeiro de 2017. As buscas dos termos deste artigo foram identificadas e selecionadas por dois revisores, de forma independente e conjunta.

As bases de dados usadas envolveram os portais de pesquisa MEDLINE/PubMed, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), SPORTDiscus e Embase. Os termos utilizados foram selecionados a partir dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (Mesh), sendo eles: “child”, “adolescents”, “education”, “school health services”, “diet”, “exercise” e “clinical trial”. Empregaram-se também os descritores boleanos: “AND” e “OR”. Organizaram-se as palavras-chave e os descritores boleanos de modo idêntico em todas as bases de dados e portais de pesquisa.

Para a seleção dos estudos pertinentes aos objetivos da pesquisa e visando garantir a homogeneidade, tomamos os seguintes critérios de inclusão:

  1. Estudos na língua portuguesa e na língua inglesa;

  2. Estudos de intervenção desenvolvidos em âmbito escolar e com adolescentes com idades entre 10 e 19 anos;

  3. Estudos que apresentaram um programa de intervenção educacional com ênfase na educação nutricional e/ou física sobre o perfil antropométrico e a composição corporal;

  4. Estudos com adolescentes saudáveis e/ou com sobrepeso e obesidade.

Não foram incluídas pesquisas que descreveram intervenções com atividade física e nutricional não associadas com intervenções educacionais, não realizadas em âmbito escolar, com alunos que não se enquadravam na faixa etária estipulada, com amostras específicas de crianças com algum tipo de doença ou que relacionavam a intervenção ao uso de medicamentos.

RESULTADOS

Foram identificados inicialmente 686 artigos nas buscas efetuadas nos bancos e nas bases de dados eletrônicos. Em seguida, foi realizado o refinamento da pesquisa por meio da aplicação de filtros destinados à exclusão de artigos de revisão de literatura, resultando no total de 311 estudos.

Posteriormente, dos 311 estudos resultantes, o total de 43 artigos foi identificado e classificado como potencialmente relevante para este estudo, procedendo-se à leitura dos referidos textos na íntegra. Efetuadas a leitura e a revisão dos textos completos, 31 artigos foram excluídos por não apresentarem os critérios de inclusão. Por fim, foram selecionados 12 artigos (representando 27,9% do total potencialmente identificado). O fluxograma do processo de seleção dos artigos é apresentado na Figura 1.

Figura 1:
Fluxograma da seleção dos artigos.

Característica da amostra

Foram selecionados 12 estudos, que ocorreram em ambiente escolar com adolescentes e que utilizaram métodos de intervenção educacional associados ou não com a prática de atividade física ou exercício físico e apoio nutricional. Quatro estudos só incluíram intervenção educacional;1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. quatro associaram intervenções educacionais, inclusão de alimentos saudáveis e atividade física;2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. dois foram realizados conectando as orientações com exercício físico;2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. e dois relacionaram as orientações com o consumo de alimentos saudáveis.2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9.

Quatro estudos2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. usaram como critérios de inclusão o percentil do índice de massa corporal (IMC) superior a 85 ou 95%. No estudo de Convelli,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. os sujeitos selecionados deveriam pertencer à etnia afro-americana e saber ler e escrever no idioma inglês. Já os estudos feitos por Russel et al.3131. Russell NE, Higgins MF, Kinsley BF, Foley ME, McAuliffe FM. Heart rate variability in neonates of type 1 diabetic pregnancy. Early Hum Dev. 2016;92:51-5. e Willi et al.3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. empregaram como critério de inclusão a aceitação por parte das escolas da redução do preço ou do oferecimento de almoço gratuito para no mínimo 50% dos alunos selecionados e/ou para grupos de minoria étnica, além da taxa de abandono escolar inferior a 25%.

Nove1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. dos 12 estudos foram desenvolvidos predominantemente nos Estados Unidos e apenas três estudos foram aplicados na Europa (Noruega, Inglaterra e Holanda). No estudo de Fairclough et al.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. 95% dos estudantes eram de origem britânica. Já na pesquisa de Johnston et al.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. ocorreu o predomínio de estudantes latino-americanos.

Métodos de intervenção

Todos os estudos selecionados abrangeram orientações baseadas na prática de atividade física ou exercício físico, nutrição e estilo de vida saudável. Três deles1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. utilizaram como forma de intervenção apenas métodos de orientações (Tabela 1).

Tabela 1:
Descrição dos estudos baseados somente em intervenções educacionais.

Casazza e Ciccazzo1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82. realizaram a intervenção com duração de 11 meses, estabelecendo três grupos para o estudo: o grupo “computer based education” (CBI), o qual recebeu as orientações por meio de um CD-ROM desenvolvido por educadores de nutrição e especialistas em educação secundária, cada sessão com cerca de 45 minutos; o segundo grupo, “the traditional education” (TDI), que recebeu as informações por meio de panfletos e palestras com duração de 45 minutos com base no conteúdo desenvolvido no CD-ROM; e o terceiro e último grupo, denominado de “grupo controle” (CON), que não recebeu nenhuma intervenção, apenas o seguimento do estudo e avaliações.

O estudo de Fairclough et al.2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. foi constituído de 20 semanas de intervenção, compostas de planilhas, lições de casa e um CD-ROM, além de 20 lições semanais de 60 minutos cada uma sobre alimentação saudável, prática de atividade física e hábitos saudáveis, no grupo “change”. O “grupo controle” (CG) somente recebeu informações nas aulas escolares, mas sem envolvimento com o programa nem nada específico sobre alimentação, saúde ou hábitos de vida.

Ezembam et al.2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55. também disponibilizaram informações acerca de alimentação, atividade física, hábitos de vida e comportamento para o grupo intervenção (IG), porém essas informações foram disponibilizadas via internet e implementadas na escola por intermédio de professores treinados. O conteúdo foi dividido em oito módulos, com duração de 15 minutos cada um. O CG não recebeu nenhuma intervenção.

Outros três estudos2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. realizaram intervenções educacionais associadas a intervenções nutricionais (Tabela 2). Kong et al.2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016. aplicaram um programa de intervenção durante o ano acadêmico em duas escolas - school-based health centers (SBHCs) - e estruturaram dois grupos para comparação: “intervention group” (Action) e “standard care group” (SCG). Ambos os grupos receberam uma visita inicial, na qual foi disponibilizado o resumo de todas as avaliações, juntamente com as recomendações da Academia Americana de Pediatria. No grupo Action, foi feita uma visita a cada duas ou três semanas, na qual foram abordados tópicos que os estudantes gostariam de discutir, totalizando-se oito visitas no ano acadêmico. Na primeira visita, os participantes receberam um DVD, um DVD player e boletins informativos. Para os cuidadores, foram entregues boletins informativos acerca de estratégias para redução do risco de obesidade.

Tabela 2:
Descrição dos estudos baseados em intervenções educacionais associadas à intervenção nutricional.

Os estudos de Jago et al.2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22. e Willi et al.3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. desenvolveram um mesmo programa de intervenção com duração de dois anos e meio com o objetivo de mudar o comportamento alimentar e a prática de atividade física no ambiente escolar, empregando marketing social como incremento da intervenção. Jago et al.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22. diferentemente de Willi et al.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. relataram terem oferecido cinco módulos de Fun Learning Activities for Student Health (Flash) e cinco temas de marketing social, baseados no autoconhecimento, na compreensão, na tomada de decisões, nos hábitos saudáveis, na prática de atividades físicas, no tempo sedentário, no balanço energético e nas escolhas de vida. O último componente foi aumentar o tempo gasto na prática de atividades físicas, não citado no estudo de Willi et al.3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. Em nenhum dos estudos2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. foram empregadas técnicas de intervenção no CG.

Outros três estudos2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. realizaram intervenções educacionais associadas com a orientação ou a prática de atividade física (Tabela 3). Love-Osborne et al.2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31. aplicaram serviços preventivos e avaliações em dois grupos: IG e GC. O IG foi orientado a fazer a automonitorização do peso e dos hábitos de vida de forma semanal e recebeu orientações nutricionais e de atividade física conforme os objetivos de seus alunos. Eles também puderam optar por retornar em diferentes períodos (duas semanas, um ou dois meses) e foram ligados a recursos para a prática de atividade física e alimentação saudável na escola ou na comunidade. Além disso, o IG foi alocado em dois subgrupos: um grupo recebeu duas mensagens de texto semanalmente: uma reforçando as orientações e a outra lembrando o automonitoramento (TMs); e o outro não recebeu mensagens (NTMs).

Tabela 3:
Descrição dos estudos baseados em intervenções educacionais associados com a orientação ou a prática de atividade física.

A intervenção de Johnston et al.2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. teve duração de 24 semanas. O IG “intensive intervention” (II) nas 12 primeiras semanas consistia em sessões diárias - quatros dias na semana de exercício ou de prática de atividade física por 30 a 35 minutos com intensidade equivalente a 60-85% da frequência cardíaca máxima (FCmáx) e um dia na semana para orientações nutricionais. Também foram oferecidas opções de alimentos saudáveis para os lanches e café da manhã, bem como materiais de apoio para os alunos e seus pais, além de uma reunião mensal com estes. Nas 12 semanas subsequentes as sessões eram quinzenais. Os alunos e seus pais do self-help only condition(SH) foram instruídos a utilizarem o livro Trim Kids3232. Sothern MS, Almen TK, Schumacher H, editors. Trim kids. New York: Harper Collins; 2001. e receberam 12 sessões semanais, seguidas de atividades de manutenção.

Outros três estudos2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. realizaram intervenções educacionais associadas com a prática de atividade ou exercício físico e apoio nutricional (Tabela 4). Do mesmo modo que Johnston et al.2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52., outros dois estudos2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. empregaram a FCmáx como marcador de intensidade para a prática dos exercícios.

Tabela 4:
Descrição dos estudos baseados em intervenções educacionais associadas com exercício físico ou atividade física e apoio nutricional.

O estudo de McFarlin et al.2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. teve duração de 12 meses. Destes, os três primeiros foram destinados à prática de exercício físico - quatro dias na semana com intensidade de 60 a 85% da FCmáx predita e um dia na semana de orientações nutricionais. Os três meses subsequentes foram destinados a sessões semanais. O programa foi seguido por mais seis meses, porém sem assistência. O grupo SH recebeu um manual de instruções sobre perda de peso e manutenção, mas nenhuma orientação formal.

Covelli2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. aplicou um programa de intervenção com duração de nove semanas em dois grupos. O IG consistiu em duas aulas de 90 minutos por semana - um dia para palestras e discussões, no intuito de promover uma mudança cognitiva-comportamental do conhecimento em saúde, conceitos em saúde, nutrição e exercício; e um dia focado na prática de exercícios físicos. Eram realizados 30 minutos de exercício monitorados, na frequência cardíaca-alvo e duração do exercício. Os alunos também foram incentivados a incluir frutas e legumes na alimentação, reduzir o consumo de sódio, praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e fazer o autorrelato do consumo alimentar e exercício ou atividade física praticado na semana. Já o CG recebeu a intervenção teórica Life Management Class ao longo do programa.

A última técnica de intervenção a ser abordada consistiu em um programa com 20 meses de duração realizado por Grydeland et al.,2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73. no qual foram oferecidos aulas, pôsteres, inclusão de frutas e vegetais, atividade física regular de 10 minutos durante as aulas regulares, campanhas para transporte ativo e aconselhamento por meio de computadores sobre atividade física, tempo de tela e alimentação. No tempo livre, foram feitas reuniões em grupo no ambiente escolar e com os pais, nas quais estes também receberam folhetos informativos. No ambiente escolar foi disponibilizada uma máquina para corte e venda de frutas e vegetais, facilitando o consumo desses alimentos. Além disso, todos os profissionais envolvidos na pesquisa e na intervenção tiveram reuniões nas quais receberam materiais e cursos de inspiração para o programa.

Avaliações e resultados

Medidas antropométricas e circunferência da cintura

A maior parte dos estudos1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22. utilizou como parâmetro para avaliação as medidas de peso e IMC. Desses estudos, seis2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. encontraram diferenças significativas na redução do IMC nos grupos que receberam a intervenção. Um deles constatou resultado significativo na redução do IMC no CG.2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31. Na pesquisa realizada por Casazza e Ciccazzo1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82. houve diminuição do IMC, porém sem diferença significativa após 11 semanas de intervenção. Os demais estudos1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. não mostraram diferenças significativas entre os grupos após a intervenção.

Dois estudos2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2525. Grydeland M, Bjelland M, Anderssen SA, Klepp K-I, Bergh IH, Andersen LF, et al. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br J Sports Med. 2014;48:768-73. também demonstraram que meninas obtiveram resultados melhores no IMC quando comparadas aos meninos, após a intervenção. Na análise do peso corporal, apenas um estudo2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. apontou diferença significativa depois de um ano de seguimento.

Além do peso corporal e do IMC, também foi avaliada a circunferência da cintura em quatro estudos.2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22. Em dois deles,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. foram vistas diferenças significativas na redução da circunferência da cintura após o período de intervenção. Além disso, Fairclough et al.2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626. concluíram que alunos com sobrepeso ou obesidade apresentaram resultados mais significativos na redução da circunferência da cintura que alunos com peso normal. Somente um estudo2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. analisou as dobras do tríceps e mostrou resultados estatisticamente positivos no grupo que recebeu a intervenção. Outro elemento avaliado foi a composição corporal, analisada em apenas dois estudos,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. nos quais houve redução significativa no percentual de gordura na avaliação após a intervenção, porém não foram verificadas diferenças no seguimento.2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7.

Atividade física, alimentação e conhecimentos sobre saúde

A prática de atividade física e a ingestão alimentar foram avaliadas em três estudos.1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. Apenas um2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. verificou diferença significativa entre o CG e o IG na prática de atividade física, e dois estudos1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016. não encontraram diferença significativa entre os grupos. Porém, Casazza e Ciccazzo1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82. perceberam que houve aumento na prática de atividade física no grupo que recebeu educação por CD-ROM e um guia de estudo. Os mesmos autores também notaram diferenças significativas na redução do consumo de calorias e no aumento do apoio social à dieta nos grupos TDI e CBI, além de redução do consumo de gorduras e do número de refeições ignoradas no CBI.

Outro estudo que obteve melhora no perfil nutricional e na prática de atividade física após a intervenção foi o de Ezendam et al.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55. que encontraram aumento no número de passos, redução no consumo de bebidas açucaradas com mais de 400 mL, diminuição no consumos de lanches e aumento na ingestão de frutas e verduras. Já no estudo de Kong et al.2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016. houve redução no tempo de tela no grupo que recebeu a intervenção.

Contrapondo os demais estudos, Love-Osborne et al.2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31. repararam diferença significativa na prática de esportes, mas essa diferença foi superior no CG quando comparado ao IG.

Marcadores bioquímicos

Dos estudos incluídos nesta revisão sistemática, sete realizaram a análise de exames laboratoriais.2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7.,2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. Destes, apenas dois apresentaram alteração significativa após a intervenção: Mcfarlin et al.2828. McFarlin BK, Johnston CJ, Carpenter KC, Davidson T, Moreno JL, Strohacker K, et al. A one-year school-based diet/exercise intervention improves non-traditional disease biomarkers in Mexican-American children. Matern Child Nutr. 2013;9:524-32. identificaram aumento na resistina no IG após seis meses, aumento na leptina após 12 meses e melhora nos níveis de adipocitocinas depois de 6 e 12 meses de intervenção; e Johnston et al.2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7. relataram redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos no IG.

Pressão arterial

A pressão arterial foi aferida em cinco estudos,1616. Hallal PC, Bertoldi AD, Gonçalves H, Victora CG. Prevalence of sedentary lifestyle and associated factors in adolescents 10 to 12 years of age. Cad Saúde Pública. 2006;22:1277-87.,1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52. contudo nenhum estudo identificou diferenças significativas após a intervenção.

DISCUSSÃO

Esta revisão incluiu 12 estudos de intervenção que abrangeram programas com orientações educacionais sobre atividade física e/ou conceitos de nutrição, associados ou não à atividade física, a exercícios e modificações alimentares. Deles, 83% apresentaram resultados significativos nos parâmetros avaliados após suas intervenções.

Oosterhoff3333. Oosterhoff M, Joore M, Ferreira I. The effects of school-based lifestyle interventions on body mass index and blood pressure: a multivariate multilevel meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2016;17:1131-53. e Waters,3434. Waters E, Silva-Sanigorski A, Burford B, Brown T, Campbell K, Gao Y, et al. Interventions for preventing obesity in children. Cochrane Database Syst Rev. 2011;132:1-224. após realizarem a revisão sistemática, encontraram resultados significativos na redução do IMC, com incentivo à prática de atividade física, e na melhora da qualidade alimentar. Afirmaram também que tais intervenções podem auxiliar na manutenção do peso corporal e na mudança comportamental. Esses estudos corroboram com o achado deste presente estudo, no qual foi identificado que as intervenções conseguiram provocar alterações positivas nos hábitos de vida por meio do maior consumo de frutas e vegetais, do aumento do nível de atividade física ou exercícios,1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. da redução do número de refeições ignoradas, do consumo de calorias, gorduras, lanches e bebidas açucaradas1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80. e do tempo de tela.2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016. Para obter tal resultado, os estudos recorreram a diferentes métodos de intervenção. Para a variável do IMC, mostraram-se eficientes os que utilizaram atividade física ou exercício como método de intervenção. Entretanto, para as demais variáveis, não foi possível identificar quais técnicas surtiram melhor efeito, pois os métodos de avaliação foram realizados de forma distinta. Contudo, estudos que abordaram temática semelhante à deste artigo relataram que os resultados são inconsistentes, de curto prazo e não significam necessariamente redução nos fatores de risco para a saúde.3333. Oosterhoff M, Joore M, Ferreira I. The effects of school-based lifestyle interventions on body mass index and blood pressure: a multivariate multilevel meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2016;17:1131-53.,3434. Waters E, Silva-Sanigorski A, Burford B, Brown T, Campbell K, Gao Y, et al. Interventions for preventing obesity in children. Cochrane Database Syst Rev. 2011;132:1-224.,3535. Cordero MJ, Piñero AO, Villar NM, García JC, Verazaluce JJ, García IG, et al. Physical activity programmes to reduce overweight and obesity in children and adolescents; a systematic review. Nutr Hosp. 2014;30:727-40.

Os demais estudos que analisaram o efeito da atividade física em adolescentes encontraram resultados efetivos na melhora das condições de saúde,3636. Buchan DS, Ollis S, Young JD, Cooper S-M, Shield JP, Baker JS. High intensity interval running enhances measures of physical fitness but not metabolic measures of cardiovascular disease risk in healthy adolescents. BMC Public Health. 2013;13:498.,3737. Harris KC, Kuramoto LK, Schulzer M, Retallack JE. Effect of school-based physical activity interventions on body mass index in children: A meta-analysis. CMAJ. 2009;180:719-26. no entanto levanta-se a questão da necessidade de apurar a qualidade das aulas de educação física, estimulando a prática da atividade física de forma agradável e divertida e sem a orientação competitiva ou baseada em desempenho.3838. Jonsson L, Berg C, Larsson C, Korp P, Lindgren EC. Facilitators of physical activity: Voices of adolescents in a disadvantaged community. Int J Environ Res Public Health. 2017;14:839. É necessário, também, incentivar os hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividade física e a qualidade do consumo alimentar, por meio do apoio educacional,3939. Owen KB, Smith J, Lubans DR, Ng JY, Lonsdale C. Self-determined motivation and physical activity in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Prev Med. 2014;67:270-9.,4040. Allen KN, Taylor JS, Kuiper R. Effectiveness of nutrition education on fast food choices in adolescents. J Sch Nurs. 2007;23:337-41. de modo que as mudanças comportamentais sejam sustentáveis e relacionadas com a construção de motivação intrínseca para manter o comportamento desejado até a idade adulta.3333. Oosterhoff M, Joore M, Ferreira I. The effects of school-based lifestyle interventions on body mass index and blood pressure: a multivariate multilevel meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2016;17:1131-53.,3535. Cordero MJ, Piñero AO, Villar NM, García JC, Verazaluce JJ, García IG, et al. Physical activity programmes to reduce overweight and obesity in children and adolescents; a systematic review. Nutr Hosp. 2014;30:727-40. Além disso, os estudos realizados nos dez últimos anos até a atualidade ressaltam a necessidade de serem elaboradas estratégias efetivas nas intervenções, associando-as à participação mais ativa dos professores e pais, inclusão de componentes educacionais com auxílio tecnológico, bem como de fatores sociais e ambientais na atividade física, estímulo aos hábitos de vida saudável fora da escola e maior tempo de intervenção.2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,2121. Kong AS, Sussman AL, Yahne C, Skipper BJ, Burge MR, Davis SM. School-based health center intervention improves body mass index in overweight and obese adolescents. J Obes. 2013;2013:575016.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2323. Johnston CA, Tyler C, Fullerton G, Poston WS, Haddock CK, McFarlin B, et al. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. 2007;2:144-52.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31.,2727. Covelli MM. Efficacy of a school-based cardiac health promotion intervention program for African-American adolescents. Appl Nurs Res. 2008;21:173-80.,2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3333. Oosterhoff M, Joore M, Ferreira I. The effects of school-based lifestyle interventions on body mass index and blood pressure: a multivariate multilevel meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2016;17:1131-53.,3434. Waters E, Silva-Sanigorski A, Burford B, Brown T, Campbell K, Gao Y, et al. Interventions for preventing obesity in children. Cochrane Database Syst Rev. 2011;132:1-224.,4141. Corder K, Sluijs EM, Ridgway CL, Steele RM, Prynne CJ, Stephen AM, et al. Breakfast consumption and physical activity in adolescents: daily associations and hourly patterns. Am J Clin Nutr. 2014;99:361-8.

Entre as limitações expostas, os estudos que não apresentaram resultados significativos2929. Jago R, Mcmurray RG, Drews KL, Moe EL, Murray T, Pham TH, et al. HEALTHY intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:1513-22.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. demonstraram que os desfechos alcançados durante o período da intervenção foram perdidos durante as férias de verão, impedindo a detecção deles. Ademais, os resultados foram imprecisos e de difícil comprovação, uma vez que os alunos exibiam valores normais na linha de base e os dados obtidos por meio de questionários e informações não expressavam alta confiabilidade.2020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.,3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. Também foram constatadas limitações na seleção das escolas, atribuídas à dificuldade de encontrar as que aceitassem participar das intervenções, assim como a relutância dos professores em deixar os alunos saírem das salas de aula para participar dessas intervenções.1919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.,2222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.,2424. Love-Osborne K, Fortune R, Sheeder J, Federico S, Haemer MA. School-based health center-based treatment for obese adolescents: feasibility and body mass index effects. Child Obes. 2014;10:424-31. Willi et al.3030. Willi SM, Hirst K, Jago R, Buse J, Kaufman F, El Ghormli L, et al. Cardiovascular risk factors in multi-ethnic middle school students: The HEALTHY primary prevention trial. Pediatr Obes. 2012;7:230-9. descreveram a falta de envolvimento dos pais dos alunos nas pesquisas. Tal fator pode ter dificultado o efeito da intervenção, pois a participação dos professores e dos membros da família é valiosa para gerar mudanças saudáveis no estilo de vida.2626. Johnston CA, Tyler C, McFarlin BK, Poston WS, Haddock CK, Reeves RS, et al. Effects of a school-based weight maintenance program for Mexican-American children: results at 2 years. Obesity. 2010;18:542-7.

Diante do exposto, observa-se que as intervenções em bases escolares foram eficientes para melhorar a condição de saúde e comportamental dos adolescentes, no entanto faz-se necessária cautela para controlar possíveis limitações, considerando-se que o período escolar é uma fase essencial para aquisição de conhecimentos, modificação e criação de hábitos de vida mais saudáveis.

Pode-se concluir que as intervenções baseadas na orientação a respeito de atividade física e/ou nutrição foram eficientes, contudo os estudos que associaram atividade física às intervenções apresentaram resultados melhores e mais significativos quando comparados àqueles que realizaram programas baseados somente na orientação.

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  • Financiamento: O estudo não recebeu financiamento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2018
  • Data do Fascículo
    Jan-Mar 2019

Histórico

  • Recebido
    23 Ago 2017
  • Aceito
    04 Dez 2017
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