SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3IgA anti-Streptococcus mutans em crianças com e sem cárie dentária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Rev Odontol Univ São Paulo v.13 n.3 São Paulo jul./set. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000300001 

Editorial

 

 

Ano 2000, último de um século marcado por uma série de acontecimentos que revolucionaram nossas vidas, ano de transformações e preparação para a realização das grandes esperanças depositadas na chegada do próximo milênio.

A história da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) não tem sido diferente. Partindo de um modesto, porém brilhante, início de 1983, vem se transformando e desenvolvendo a cada ano, chegando a ser uma das grandes divisões da International Association of Dental Research (IADR), com a terceira maior delegação, no último congresso realizado em Vancouver, Canadá.

Toda evolução, praticamente, é produto de algum tipo de pesquisa, a qual sempre visa entender, melhorar e facilitar as condições de vida e de trabalho. Tendo esse princípio básico, a SBPqO é a entidade que representa, apresenta, discute e divulga as pesquisas relacionadas à Odontologia no Brasil.

Na crença de que a entrada no terceiro milênio deverá ser feita com muita coisa já transformada e realizada, a SBPqO atende a um antigo anseio de seus membros de ter um veículo no qual possam divulgar suas pesquisas e, novamente em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), conta com um órgão oficial de divulgação científica de alto nível, a Revista de Odontologia da USP (ROUSP), que sem dúvida possibilitará a realização da primeira das muitas transformações aguardadas para o próximo milênio.

 

Sigmar de Mello Rode
Presidente da SBPqO

 

 

A ROUSP tem sido o reflexo de um grande esforço na área de Odontologia, tendo passado por várias fases e dificuldades.

Nestes últimos anos, seu desenvolvimento e a busca de aperfeiçoamento através de paulatinas mudanças delinearam metas que antes pareciam difíceis de atingir.

As dificuldades econômicas, porém, não impediram nestes anos que continuasse mantendo sua periodicidade.

O crescimento das assinaturas e o interesse no país tem demonstrado sua importância, aumentando ainda mais nossa responsabilidade.

Mudanças estão ocorrendo para o novo milênio. Procuramos criar novas condições de trabalho, estimulando maior número de pesquisadores a enviar, cada vez mais, artigos de alto nível que possam contribuir para o enriquecimento científico dos leitores de todo o país.

 

Comissão de Publicação

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons