Acessibilidade / Reportar erro

Propagandas de medicamentos em revistas femininas

Drug advertising in women's magazines

Resumos

Este artigo tem como objetivo analisar as propagandas de medicamentos veiculadas em revistas femininas de circulação nacional, conforme a RDC 102/00. Foram analisadas propagandas veiculadas de janeiro de 2008 a junho de 2009 em revistas femininas nacionais. Mais da metade dos exemplares de revistas femininas analisadas contém pelo menos uma propaganda de medicamentos. Embora as propagandas analisadas não tenham apresentado as irregularidades frequentemente encontradas na publicidade geral de medicamentos, a mais evidenciada refere-se ao tamanho da letra, o que provavelmente consiste em uma forma de 'compensação' do espaço que o texto publicitário 'perdeu' para as informações obrigatórias.

Propaganda; Publicidade de medicamento; legislação sanitária


This article analyzes the drug advertisements published in women's magazines of national circulation, according to the RDC 102/00. The advertisements were analyzed from January 2008 to June 2009 in national women's magazines. More than half of the analyzed samples of women's magazines contain at least one drug advertising. Although the material analyzed have not shown the deficiencies often found in the general advertising of medicines, the more evident refers to the font size, which probably consists of a form of 'compensation' of advertising space that the text 'lost' for required information.

Advertising; Drug publicity; health legislation


  • AGÊNCIA NACIONAL DE EDITORES DE REVISTAS (Brasil). Circulação. Disponível em: <http://www.aner.org.br/Conteudo/1/artigo42418-1.asp>. Acesso em: 08 out. 2010.
  • ARRAIS, P. S. D. et al Perfil da automedicação no Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 71-77, fev. 1997. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-9101997000100010&lng=pt>. Acesso em: 08 out. 2010.
  • BARROS, J. A. C. Pensando o processo saúde e doença: A quem serve o modelo biomédico? Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. 1, pp. 67-84, 2002.
  • ______. Nuevas tendencias de la medicalización. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl., p.. 579-587, 2008a. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000700007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2009.
  • ______. Os fármacos na atualidade: antigos e novos desafios. Brasília: Editora da ANVISA, 2008b.
  • BERTOLDI, A. D. et al. Utilização de medicamentos em adultos: prevalência e determinantes individuais. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 228-38, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102004000200012&lng=pt>. Acesso em: 08 jul. 2009.
  • BRASIL. Resolução RDC n. 102, de 30 de novembro de 2000. Brasília: Diário Oficial da União, 01 dez. 2000. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/propaganda/imprensa/apbr.htm>. Acesso em: 08 jul. 2009.
  • CUNHA, S.; NASCIMENTO, L. Imagem da saúde: a medicalização da mulher em propagandas de fármacos do início do século XX. Disponível em: <http://www.ufac.br/pro_reitorias/pr_pesquisa/edufac/seringal/2_edicao/artigos/Saulo-e-Luciana.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2009.
  • FILHO, R.; QUINTANILHA, S. De Amélia a Pagu: a evolução do papel da mulher na propaganda. Disponível em:<http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=a+evolu%C3%A7%C3%A0o+da+mulher+na+propaganda&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&oq=>. Acesso em: 24 out. 2009.
  • HELMAN, C. Cultura, Saúde & Doença. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • LEFEVRE, F. O medicamento como mercadoria simbólica. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
  • MOYNIHAN, R.; CASSELS, A. Selling sickness: how drug companies are turning us all into patients. Crows Nest: Allen & Unwin, 2005.
  • NASCIMENTO, A. C. Propaganda de medicamentos no Brasil. É possível regular? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 869-877, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232009000300022&lng=en>. Acesso em: 08 out. 2010.
  • STOCKER, P; SCHMIDT, S. As meninas aprendem as lições das revistas? Um estudo sobre mídia, educação e cultura jovem. In: CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL, 10, 2009, Blumenau. Anais do X Congresso de Comunicação na Região Sul, Blumenau, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-0286-1.pdf>. Acesso em: 08 out. 2010.
  • TEMPORÃO, J. G. A propaganda de medicamentos e o mito da saúde. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
  • WOLFFERS, I; HARDON, A. JANSSEN, J. O marketing da fertilidade. São Paulo: Hucitec, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    Out 2011
  • Aceito
    Jan 2013
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br