Acessibilidade / Reportar erro

O sujeito implicado e a produção de conhecimento científico

The implicated subject and the scientific knowledge production

Resumos

Todo sujeito que se coloca no papel de produzir conhecimento científico é, em sentido amplo, um sujeito implicado. Este ensaio resulta da assunção da condição de sujeito implicado por um dos autores por ocasião da sua pesquisa de doutoramento. Realizou-se pesquisa bibliográfica em bases de dados eletrônicas e constatou-se a escassez de estudos relacionados ao tema. Discute-se a não neutralidade da ciência e abordam-se os mecanismos aceitos por diferentes comunidades epistêmicas para lidar com a implicação e os desafios postos aos pesquisadores, em especial os do setor saúde, para terem reconhecidos seus estudos como contribuições válidas à construção do conhecimento.

Metodologia; Relação pesquisador-sujeito; Sujeito implicado; Política de saúde


Every subject that engages in producing knowledge is, in a broad sense, an implicated subject. This essay results from the acknowledgement of the implicated subject condition of one of the authors during his doctorate research. Bibliographical research was carried out in electronic databases. Results indicated the lack of studies about the topic. Issues concerning neutrality in science and the mechanisms accepted by different epistemic communities in dealing with the implications were discussed. Challenges public health researchers face in order to have their work acknowledged as valid contributions to knowledge production were also taken into consideration.

Methodology; Relationship researcher-subject; Implicated subject; Public health policy


  • CAMPOS, R.O. Planejamento e razão instrumental: uma análise da produção teórica sobre planejamento estratégico em saúde, nos anos noventa, no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p.723-731, 2000.
  • EAGLETON, T. Ideologia. São Paulo: Boitempo; Unesp, 1997.
  • GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
  • HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. Conceito de iluminismo. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores).
  • LUKÁCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • MERHY, E.E. O conhecer militante do sujeito implicado: o desafio de reconhecê-lo como saber válido. In: FRANCO. T.B. et al Acolher Chapecó: uma experiência de mudança com base no processo de trabalho. São Paulo: Hucitec, 2004. p.21-45.
  • MÉSZÁROS, I. Para além do capital. Campinas: Editorial Boitempo: Edunicamp, 2002.
  • MINAYO, M.C.S. Contribuições da antropologia para pensar e fazer saúde. In: CAMPOS, R.O. et al (Org.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hicitec; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
  • MOYSÉS, S.J. Algumas considerações sobre o (mito) método do planejamento. In: KRIGER, L. (Org). Promoção de saúde bucal. São Paulo: Artes Médicas-Aboprev, 1997.
  • PAULON, S.M. Análise de implicação como ferramenta na pesquisa-intervenção. Psicologia e Sociedade, v.17, n.3, set./dez., p.18-25, 2005.
  • POLI, M.C. O sujeito na ciência: questões à bioética. Psicologia & Sociedade, v.18, n.3, set./dez., p.7-15, 2006.
  • SANTOS, R.C. Saúde todo dia: uma construção coletiva São Paulo: Hucitec, 2006.
  • TARNAS, R. A epopeia do pensamento ocidental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    Out 2013
  • Aceito
    Dez 2013
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br