Acessibilidade / Reportar erro

Gente estranha: um olhar psicanalítico para o autista

The people find strange: a psycoanalitic look to the autistic a pilot study

Resumos

Assessorando uma pesquisa sobre Autismo, a autora busca contato direto com o tema e se interroga sobre a sua possibilidade de comunicação com essas crianças "encerradas em si mesmas". Em uma escola para autistas, ela se encontra por duas vezes com uma criança de quatro anos. Quando haveria o terceiro encontro, a menina já saíra da escola. Desses dois encontros ficou a comunicação, precária em termos de significação, mas rica em intensidade emocional. Dois fatos se destacaram: ter sido reconhecida um mês depois e o surgimento de uma frase, primitiva em sua concisão, mas que cumpria sua função.

autismo; psicanálise; linguagem; comunicação; interação autista


Advising a research on Autism, the author looks for direct contact with the theme and it is interrogated about its communication possibility with those said children contained in themselves. In a school for autists she meets for twice with a four year old child. When there would be the third encounter the girl had already left the school. of these two encounters remained the communication, precarious in significant terms but rich in emotional intensity. Two facts stood out: to have been recognized later one month and the appearance of a sentence, primitive in its conciseness, but that executed its function.

autism; psychoanalysis; language; communication; autistic interaction


Gente estranha: um olhar psicanalítico para o autista

The people find strange: a psycoanalitic look to the autistic a pilot study

Maria Emilia da Silva

Universidade Católica de Campinas

RESUMO

Assessorando uma pesquisa sobre Autismo, a autora busca contato direto com o tema e se interroga sobre a sua possibilidade de comunicação com essas crianças "encerradas em si mesmas". Em uma escola para autistas, ela se encontra por duas vezes com uma criança de quatro anos. Quando haveria o terceiro encontro, a menina já saíra da escola. Desses dois encontros ficou a comunicação, precária em termos de significação, mas rica em intensidade emocional. Dois fatos se destacaram: ter sido reconhecida um mês depois e o surgimento de uma frase, primitiva em sua concisão, mas que cumpria sua função.

Palavras-chave: autismo, psicanálise, linguagem, comunicação, interação autista.

ABSTRACT

Advising a research on Autism, the author looks for direct contact with the theme and it is interrogated about its communication possibility with those said children contained in themselves. In a school for autists she meets for twice with a four year old child. When there would be the third encounter the girl had already left the school. of these two encounters remained the communication, precarious in significant terms but rich in emotional intensity. Two facts stood out: to have been recognized later one month and the appearance of a sentence, primitive in its conciseness, but that executed its function.

Keywords: autism, psychoanalysis, language, communication, autistic interaction.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • Alvarez, A., Companhia viva, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • A venburg, R., El aparato psíquico y la realidad, Buenos Aires: Nueva Visión, 1987.
  • Crowcroft, A., O psicótico. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • Geissmann, C. e P., A criança e sua psicose, São Paulo: Casa do Psicólogo, 1993.
  • Mazet, P., e Lebovici, S., Autismo e psicoses da criança, Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
  • Tustin, F., Barreiras autistas em pacientes neuróticos, Porto Alegre: Artes Médicas, s/d.
  • ___. Estados Autisticos en las ninas, Buenos Aires: Paidós, 1987.
  • Winnicott, D.W., A natureza humana, Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br