Acessibilidade / Reportar erro

Estudo

RESENHA

Estudo1 1 GOZALO, S. (1999). Como estudar. Tradução do original espanhol feito por E. 5a16. Lisboa: Estampa, 159p.

Geraldina Porto Witter

PUC-CampinasI UMC

O livro de Gozalo pode ser um instrumento útil para psicólogos escolares, pedagogos, professores e outras pessoas preocupadas em auxiliar o estudante a ter êxito, conseguir boa concentração e melhorar seus resultados na vida, não apenas acadêmica. Para tanto oferece estratégias de estudo, de administração e organização do espaço e do tempo. Para os estudantes mais avançados na vida escolar, com boas condições de leitura é também um livro que permite trabalhar o próprio comportamento em busca de alvos mais altos.

Na breve introdução, a autora aponta a complexidade da atividade de estudar, nem sempre adequadamente compreendida, nem pelo estudante, nem pelos professores. Além disso essa complexidade não se limita à vida escolar.

O livro é composto por oito capítulos que podem ser lidos seqüencialmente ou isoladamente. Essa característica dá obra uma indicação especial para uso em seminários, para recomendar textos específicos na orientação educacional de estudos, ou o estabelecimento de condições ambientais e psicológicas para estudar. Entretanto, faltam na obra as referências bibliográficas e dados de pesquisa que sustentem as proposições feitas.É possível que seja falha de editoração da edição portuguesa.

No primeiro capítulo - O estudo: um caminho para o saber - vários aspectos do estudar são enfocados: tempo, objetivos, motivação, atitudes, espaços e hábitos. O capítulo seguinte trata do planejamento para que o estudar seja produtivo enfocando as relações entre motivação, preparados meios e avaliação.

No Capítulo três são enfocados os preparativos para estudar, o que requer concentração, cuidado com os fatores internos e externos que podem reduzir a concentração. a estudo requer sempre leituras diversas e no capítulo seguinte são apresentadas algumas pistaseorientações para leitura mais produtiva.

Estudar também implica tomar notas, mas infelizmente as escolas não cuidam especialmente deste aspecto, o que pode levar

o aluno a chegar ao curso superior sem saber fazer apontamentos de aulas, palestras ou textos lidos de forma adequada ou que lhe assegure economia de esforço e o máximo de rendimento. Pistas relevantes são oferecida por Gozalo.

Aprender a Estudar: o método de estudo é o título do Capítulo 6, que sistematiza muito do anteriormente exposto de modo a viabilizar que se estabeleçam bases metodológicas e rotinas de trabalho.

A utilização da memória é imprescindível a qualquer aprendizado, tema do penúltimo capítulo, em que alguns métodos para facilitar a memorização são lembrados.

O capítulo final enfoca os exames, preparação para submeter-se às provas, fatores que limitam ou restringem a aprendizagem em vésperas de exames e cuidados durante os exames para assegurar melhor desempenho.

Trata-se de texto útil, bem traduzido e que merece a atenção dos profissionais relacionados com a educação.

  • 1
    GOZALO, S. (1999). Como estudar. Tradução do original espanhol feito por E. 5a16. Lisboa: Estampa, 159p.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Jul 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 2000
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br