SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4A study of an anxiety scale for adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Estud. psicol. (Campinas) vol.22 no.4 Campinas Oct./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400001 

Editorial

 

 

A revista Estudos de Psicologia é editada há 22 anos, com uma publicação regular e pontual, sem ter omitido nenhum número. Tem sido um privilégio e uma honra ser a editora–chefe este ano, no qual tenho vivenciado uma realidade bastante diferente da que tínhamos 22 anos atrás, quando, tendo participado da fundação de Estudos, fui designada primeira editora, posição que ocupei até 1989. Estudos de Psicologia foi fruto de grande esforço e da motivação de um grupo de professores que acreditava na necessidade de se publicar a ciência brasileira, embora não houvesse verba nem meios desejáveis para tal. Os editores eram, então, responsáveis por todo o percurso da publicação, desde o recebimento dos manuscritos até a editoração final. Desde então, ilustres colegas como Dr. Samuel From Netto, Dra. Geraldina Porto Witter e Dra. Vera Adami Raposo do Amaral se empenharam e a transformaram em uma revista classificada na Lista Qualis como A–Nacional, indexada nas bases de dados nacionais e internacionais: LILACS, CLASE, PsychINFO e Index Psi.

Após ter sido editada por anos exclusivamente pelo Curso de Pós–Graduação em Psicologia, Estudos de Psicologia passou em 2004 a ser integrada ao Núcleo de Editoração do Centro de Ciências da Vida da PUC–Campinas, em seus aspectos administrativos, embora preserve sua total identidade científica com o Programa de Pós–Graduação em Psicologia.

Muitas mudanças estão ocorrendo nesta nova fase da revista, quando um esforço sistemático está sendo realizado para melhorá–la ainda mais. Uma análise de Estudos de Psicologia, como é hoje, mostra um corpo editorial de abrangência nacional e internacional, o que garante um amplo espectro de interesses na área da Psicologia. Os pareceristas ad hoc são altamente especializados em várias áreas da Psicologia e estão dentre os mais conceituados em seu campo do saber. Os artigos publicados representam a produção científica nacional na área da Psicologia com uma grande diversificação de assuntos e abordagens. Nota–se uma ênfase na publicação de artigos de pesquisas cujo conteúdo científico reflete a evolução da área e vários artigos que abordam a construção de testes científicos, mostrando a preocupação de nossos pesquisadores com uma área tão carente.

Estudos de Psicologia, com o apoio valioso do Núcleo de Editoração, passou este ano a ser publicada trimestralmente, seu formato mudou, mostrando uma preocupação não apenas em relação ao conteúdo, mas também em relação a uma arte final que retrate a importância de publicações científicas do país. Cada número conta atualmente com dez artigos originais. A análise quanto à instituição de origem dos artigos publicados em 2005, considerando–se como base o vínculo institucional do primeiro autor, pode ser vista no Quadro 1 e a distribuição regional dos trabalhos a saber: Sudeste (n=24), Sul (=7), Nordeste (n=6), Distrito Federal (n=1) e Centro Oeste (n=1). Pode–se verificar que Estudos de Psicologia serve de veículo para a publicação de trabalhos de autores ligados a instituições de ensino de várias áreas geográficas do país.

 

 

Decisões editorais quanto à rejeição de manuscritos são sempre difíceis. No ano de 2005 publicamos 39 trabalhos de alta qualidade, representativos da produção nacional na área da Psicologia. Os autores que tiveram manuscritos rejeitados receberam informações detalhadas sobre seus trabalhos.

Um fato digno de nota é que recebemos o valioso apoio de editoração do CNPq, o que muito nos honra e nos auxiliará no ano de 2006.

Dentre nossos planos para o próximo ano estão:

1. Formatação eletrônica com a metolodogia SciELO para inclusão na base de dados Pepsic — Periódicos Eletrônicos em Psicologia;

2. Inclusão no SciELO;

3. Inclusão no portal de periódicos nacionais da CAPES;

4. Inclusão no Psychological Abstracts;

5. Disponibilização de Estudos de Psicologia na versão on–line em inglês;

6. Busca de colaboração internacional nas publicações.

A experiência de ser um editor de revista científica rapidamente ensina que o sucesso de uma revista depende da colaboração e do esforço de inúmeras pessoas. Gostaria de expressar meus agradecimentos aos editores associados, à editora financeira e à editora gerente que tanto contribuíram para o desenrolar dos trabalhos deste ano. Agradeço à administração da PUC–Campinas pela disponibilidade dos recursos que tornaram a revista possível nos aspectos básicos indispensáveis para sua existência e aos funcionários do Núcleo de Editoração que trabalham com tanto esmero na sua elaboração.

Agradeço também ao Conselho Editorial e seus revisores convidados sem os quais impossível seria ter uma revista da qualidade de Estudos de Psicologia e, acima de tudo, agradeço aos pesquisadores que confiam em nossa revista e que nos abrilhantam com suas contribuições.

 

Obrigada!

Marilda Emmanuel Novaes Lipp
Editora–Chefe