Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da Psicologia no contexto da Pandemia da COVID-19: seção temática

A humanidade tem enfrentado ao longo dos séculos diversas epidemias e pandemias, sendo muito lembrada a Peste Negra na Europa do século XIV, e mais recentemente, a Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS, Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a Middle East Respiratory syndrome coronavirus (MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio), surgidas na China e no Oriente Médio, respectivamente. Frente à terceira pandemia do século XXI, agora causada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2, Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2), procuramos aprender com a experiência de povos acometidos por doenças que dizimaram suas populações (Peeri et al., 2020Peeri, N. C., Shrestha, N., Rahman, M. H., Zaki, R., Tan, Z., Bibi, S., ... Haque, U. (2020). The SARS, MERS and novel coronavirus (COVID-19) epidemics, the newest and biggest global health threats: what lessons have we learned? [Ahead of Print]. International Journal of Epidemiology. http://10.1093/ije/dyaa033
https://doi.org/10.1093/ije/dyaa033...
). Esses eventos podem ser também oportunidades de revisões de práticas culturais e geração de conhecimentos científicos, assim como ocorrem com situações de guerra, a exemplo do desenvolvimento de áreas como a Medicina, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, a Psicometria, a Psicologia da Saúde, especialmente após a II Guerra Mundial (Souza & Faro, 2011Souza, L. A., & Faro, A. C. M. (2011). História da reabilitação no Brasil, no mundo e o papel da enfermagem neste contexto: reflexões e tendências com base na revisão de literatura. Enfermería Global, 24, 290-306. Recuperado de http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v10n24/pt_revision4.pdf
http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v10n24/pt...
). Campos de conhecimentos ligados à Comunicação de Massa, o uso das Artes e da Propaganda, como forma de promover ações políticas no combate a doenças são vistos nesses tempos difíceis em diversos países (Yan, Tang, Gabriele, & Wu, 2016Yan, Q., Tang, S., Gabriele, S., & Wu, J. (2016). Media coverage and hospital notifications: correlation analysis and optimal media impact duration to manage a pandemic. Journal of Theoretical Biology, 390, 1-13. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtbi.2015.11.002
https://doi.org/10.1016/j.jtbi.2015.11.0...
).

O que nos diferencia diante da nova pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), identificada em 30 de dezembro de 2019, na província de Wuhan na China, que está acometendo praticamente todos os povos do planeta?

Podemos afirmar que, pela primeira vez, temos uma ciência mais avançada no conhecimento sobre Epidemiologia, Genética, Infectologia, Ciências de Dados e Psicopatologia baseada em evidências, assim como meios de comunicação nunca imaginados, como a Internet. Temos um organismo de âmbito mundial, a Organização Mundial da Saúde, que procura concentrar e orientar os países sobre como proceder de forma mais segura e efetiva (World Health Organization, 2020World Health Organization. (2020). Report of the WHO-China joint mission on coronavirus disease 2019 (COVID-19). Geneva: Author. Retrieved from http://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/who-china-joint-mission-oncovid-19-final-report.pdf
http://www.who.int/docs/default-source/c...
).

Não precisamos somente contar os mortos, como se fosse um flagelo divino, permitindo-nos arriscar perguntas relevantes voltadas para os cuidados com os sobreviventes, acometidos ou não pela COVID-19. Perguntas, análises e proposições têm sido dirigidas para as práticas culturais e os cuidados com a saúde, sobre o ensinar e aprender nessa nova realidade, para as mudanças no trabalho e na economia, e particularmente sobre as vulnerabilidades e capacidade de resiliência de povos e pessoas. Assim, especialistas, cientistas, chefes de nações foram chamados em suas responsabilidades para ajudar a entender e lidar com esse cenário que deixa órfãos milhares de pessoas todos os dias desde janeiro de 2020.

Apesar dos avanços, até de certo modo rápido, na compreensão do funcionamento do próprio coronavírus, contando inclusive com a participação de cientistas brasileiros (Jesus et al., 2020Jesus, J. G., Sacchi, C., Claro, I., Salles, F., Manulli, E., Silva, D. …. Faria, N. R. (2020, February 28). First cases of Coronavirus Disease (COVID-19) in Brazil, South America (2 genomes, 3rd March 2020). United Kingdom: Virological. Retrieved from http://virological.org/t/first-cases-of-coronavirus-disease-covid-19-in-brazil-south-america-2-genomes-3rd-march-2020/409
http://virological.org/t/first-cases-of-...
), assim como para o tratamento dos casos mais graves (Beigel et al., 2020Beigel, J. H., Tomashek, K. M., Dodd, L. E., Mehta, A. K., Zingman, B. S., Kalil, A. C., … ACTT-1 Study Group Members. (2020). Remdesivir for the treatment of Covid-19 – Preliminary report. The New England Journal of Medicine, 1-12. http://dx.doi.org/10.1056/NEJMoa2007764
https://doi.org/10.1056/NEJMoa2007764...
), a quarentena e o isolamento social são as recomendações mais eficientes que temos até o momento, em que uma vacina não está disponível (Liang, 2020Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment. Paris: Unesco. Retrieved from http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm
http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/...
).

Essas grandes alterações abruptas no modo de viver o cotidiano associadas aos efeitos sistêmicos da pandemia no corpo, em particular no cérebro e na cognição (Holmes et al., 2020Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., ... Bullmore, E. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 15, 1-14. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30...
), levam a questão da saúde mental ao topo das preocupações. Da mesma forma, demandam ações integradas entre as diversas áreas de conhecimento (Holmes et al., 2020Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., ... Bullmore, E. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 15, 1-14. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30...
).

Como bem identificamos no artigo desta seção temática, “... o corpo de conhecimentos sobre os aspectos psicológicos das pessoas, no contexto da pandemia, precisa ser construído” (Linhares & Enumo, 2020Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
, p.2). Precisamos obter dados de qualidade sobre os efeitos diretos e indiretos na saúde mental da população e, em especial, em grupos vulneráveis, como idosos, crianças, portadores de deficiências, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde.

Considerando a rapidez do curso natural dessa doença, o que temos como forma de gerar conhecimento para ajudar nesse esforço conjunto para ajudar as pessoas e as políticas públicas são os estudos de revisões da literatura. Em questão de um a dois meses, periódicos científicos começaram a disponibilizar estudos mostrando a possibilidade de ocorrência de sintomas de estresse pós-traumático, confusão mental e raiva (Brooks et al., 2020Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., S Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395, 912-920. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30...
). Colaboramos com essas iniciativas apresentando estudos de revisões, abordando as alterações psicológicas associadas à COVID-19, com recomendações para a população em geral e para profissionais de saúde (Faro et al., 2020Faro, A., Bahiano, M. A., Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B. F. P., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200074. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
; Oliveira, Oliveira-Cardoso, Silva, & Santos, 2020; Schmidt, Crepaldi, Bolze, Neiva-Silva, & Demenech, 2020; Zanon, Dellazzana-Zanon, Wechsler, Fabretti, & Rocha, 2020), com destaque para uma condição extrema, que é o lidar com o luto (Crepaldi, Schmidt, Noal, Bolze, & Gabarra, 2020Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200090. http://doi.org/10.1590/1982-027520203e200090
https://doi.org/10.1590/1982-027520203e2...
).

No momento atual, já temos dados mostrando quadros de ansiedade, medo, depressão e pânico, além de preocupações relativas à sua disseminação e implicações psicossociais e afetivas (Do Bú, Alexandre, Bezerra, Sá-Serafin, & Coutinho, 2020Do Bú, E. A., Alexandre, M. E. S., Bezerra, V. A. S., Sá-Serafin, R. C. N., & Coutinho, M. P. L. (2020). Representações e ancoragens sociais do novo coronavírus e do tratamento da COVID-19 por brasileiros. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200073. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200073
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
; Holmes et al., 2020Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., ... Bullmore, E. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 15, 1-14. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30...
; Maia & Dias, 2020Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
). Faltam, porém, mais estudos sobre os impactos no desenvolvimento psicológico de crianças (Linhares & Enumo, 2020Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
; Moratori & Ciacchini, 2020Moratori, P., & Ciacchini, R. (2020). Children and the COVID-19 transition: psychological reflections and suggestions on adapting to the emergency. Clinical Neuropsychiatry, 17(2), 131-134. https://doi.org/10.36131/CN20200219
https://doi.org/10.36131/CN20200219...
). Procurando preencher essa lacuna, apresentamos nesta seção temática um ensaio com reflexões sobre fundamentação teórica-conceitual e evidências científicas que podem ser aplicadas e generalizadas, para compreensão e intervenções na infância (Linhares & Enumo, 2020Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
).

A necessidade de gerar produtos aplicáveis para a população geral levou pesquisadores a transformarem o conhecimento científico da Psicologia, particularmente na área do estresse e seu enfrentamento (Skinner & Zimmer-Gembeck, 2016Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2016). The development of coping: stress, neurophysiology, social relationships, and resilience during childhood and adolescence. New York: Springer.). A popularização da ciência passou a ser prioritária, por meio de cartilhas e guias (Alvarenga, Silva, Coutinho, Freitas, & Soares, 2020Alvarenga, P., Silva, A. C. S., Coutinho, D. G. V., Freitas, L. M. A., & Soares, Z. F. (2020). As crianças e a COVID-19: 10 dicas simples que ajudam os pais a lidar com o período de isolamento e quarentena. Salvador: UFBA. Recuperado de https://ips.ufba.br/sites/ips.ufba.br/files/dicas_pais_covid19.pdf
https://ips.ufba.br/sites/ips.ufba.br/fi...
; Enumo, Weide, Vicentini, Araujo, & Machado, 2020Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
; Zamora et al., 2020Zamora, J. C., Curia, B. C., Dupont, M. F., Marques, S. S., Luft, C. Z., Arnoud, T., … Habigzang, L. (2020). Você não está sozinha! enfrentando a violência contra a mulher no isolamento pela COVID-19. Porto Alegre: PUCRS. Recuperado de http://www.pucrs.br/wp-content/uploads/2020/05/Voce-na-esta-sozinha-CartilhaMulheres.pdf
http://www.pucrs.br/wp-content/uploads/2...
), com ênfase nas proposições da Psicologia Positiva (Zanon et al., 2020Zanon, C., Dellazzana-Zanon, L. L., Wechsler, S. M., Fabretti, R. R., & Rocha, K. N. (2020). COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200072. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
) e práticas associadas às Ciências Contemplativas, como a meditação e o mindfulness (Dorjee, 2016Dorjee, D. (2016). Defining contemplative science: the metacognitive self-regulatory capacity of the mind, context of meditation practice and modes of existential awareness. Frontiers in Psychology, 17(1788), 1-15. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01788
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01788...
).

O contexto da pandemia tem exigido mudanças nas práticas profissionais da Psicologia, em termos de avaliação e intervenções. Mudam assim, os locais de atuação e de pesquisa do psicólogo, com predomínio de atividades online (Marasca, Yates, Schneider, Feijó, & Bandeira, 2020Marasca, A. R., Yates, D. B., Schneider, A. M. A., Feijó, L. P., & Bandeira, D. R. (2020). Avaliação psicológica on-line: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para a prática e o ensino no contexto à distância. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200085. http://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085
https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e...
; McCord, Bernhard, Walsh, Rosner, & Console, 2020McCord, C., Bernhard, P., Walsh, M., Rosner, C., & Console, K. (2020). A consolidated model for telepsychology practice [Ahead of Print]. Journal of Clinical Psychology, 76(6), 1060-1082. https://dx.doi.org/10.1002/jclp.22954
https://doi.org/10.1002/jclp.22954...
).

Esses temas são abordados na revista Estudos de Psicologia (Psychological Studies) Campinas, no volume 37, 2020, que apresenta 10 artigos que compõem a Sessão temática: “Contribuições da psicologia no contexto da pandemia da COVID-19”, com colaboração de autores nacionais e internacionais. Até este momento, esta seção temática é a primeira publicação nacional em língua portuguesa sobre aspectos psicológicos importantes para a compreensão e intervenção na área. Esperamos contribuir com o conhecimento científico da Psicologia para enfrentar a pandemia e suas repercussões.

Como citar este artigo/How to cite this article

Referências

  • Alvarenga, P., Silva, A. C. S., Coutinho, D. G. V., Freitas, L. M. A., & Soares, Z. F. (2020). As crianças e a COVID-19: 10 dicas simples que ajudam os pais a lidar com o período de isolamento e quarentena Salvador: UFBA. Recuperado de https://ips.ufba.br/sites/ips.ufba.br/files/dicas_pais_covid19.pdf
    » https://ips.ufba.br/sites/ips.ufba.br/files/dicas_pais_covid19.pdf
  • Beigel, J. H., Tomashek, K. M., Dodd, L. E., Mehta, A. K., Zingman, B. S., Kalil, A. C., … ACTT-1 Study Group Members. (2020). Remdesivir for the treatment of Covid-19 – Preliminary report. The New England Journal of Medicine, 1-12. http://dx.doi.org/10.1056/NEJMoa2007764
    » https://doi.org/10.1056/NEJMoa2007764
  • Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., S Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395, 912-920. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
    » https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
  • Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200090. http://doi.org/10.1590/1982-027520203e200090
    » https://doi.org/10.1590/1982-027520203e200090
  • Do Bú, E. A., Alexandre, M. E. S., Bezerra, V. A. S., Sá-Serafin, R. C. N., & Coutinho, M. P. L. (2020). Representações e ancoragens sociais do novo coronavírus e do tratamento da COVID-19 por brasileiros. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200073. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200073
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200073
  • Dorjee, D. (2016). Defining contemplative science: the metacognitive self-regulatory capacity of the mind, context of meditation practice and modes of existential awareness. Frontiers in Psychology, 17(1788), 1-15. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01788
    » https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01788
  • Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065
  • Faro, A., Bahiano, M. A., Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B. F. P., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200074. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
  • Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., ... Bullmore, E. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 15, 1-14. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
    » https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
  • Jesus, J. G., Sacchi, C., Claro, I., Salles, F., Manulli, E., Silva, D. …. Faria, N. R. (2020, February 28). First cases of Coronavirus Disease (COVID-19) in Brazil, South America (2 genomes, 3rd March 2020). United Kingdom: Virological. Retrieved from http://virological.org/t/first-cases-of-coronavirus-disease-covid-19-in-brazil-south-america-2-genomes-3rd-march-2020/409
    » http://virological.org/t/first-cases-of-coronavirus-disease-covid-19-in-brazil-south-america-2-genomes-3rd-march-2020/409
  • Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment Paris: Unesco. Retrieved from http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm
    » http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm
  • Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
  • Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
  • Marasca, A. R., Yates, D. B., Schneider, A. M. A., Feijó, L. P., & Bandeira, D. R. (2020). Avaliação psicológica on-line: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para a prática e o ensino no contexto à distância. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200085. http://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085
  • McCord, C., Bernhard, P., Walsh, M., Rosner, C., & Console, K. (2020). A consolidated model for telepsychology practice [Ahead of Print]. Journal of Clinical Psychology, 76(6), 1060-1082. https://dx.doi.org/10.1002/jclp.22954
    » https://doi.org/10.1002/jclp.22954
  • Moratori, P., & Ciacchini, R. (2020). Children and the COVID-19 transition: psychological reflections and suggestions on adapting to the emergency. Clinical Neuropsychiatry, 17(2), 131-134. https://doi.org/10.36131/CN20200219
    » https://doi.org/10.36131/CN20200219
  • Oliveira, W. A., Oliveira-Cardoso, E. A., Silva, J. L., & Santos, M. A. (2020). Impactos psicológicos e ocupacionais das sucessivas ondas recentes de pandemias em profissionais da saúde: revisão integrativa e lições aprendidas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200066. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200066
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200066
  • Peeri, N. C., Shrestha, N., Rahman, M. H., Zaki, R., Tan, Z., Bibi, S., ... Haque, U. (2020). The SARS, MERS and novel coronavirus (COVID-19) epidemics, the newest and biggest global health threats: what lessons have we learned? [Ahead of Print]. International Journal of Epidemiology http://10.1093/ije/dyaa033
    » https://doi.org/10.1093/ije/dyaa033
  • Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
  • Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2016). The development of coping: stress, neurophysiology, social relationships, and resilience during childhood and adolescence New York: Springer.
  • Souza, L. A., & Faro, A. C. M. (2011). História da reabilitação no Brasil, no mundo e o papel da enfermagem neste contexto: reflexões e tendências com base na revisão de literatura. Enfermería Global, 24, 290-306. Recuperado de http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v10n24/pt_revision4.pdf
    » http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v10n24/pt_revision4.pdf
  • World Health Organization. (2020). Report of the WHO-China joint mission on coronavirus disease 2019 (COVID-19). Geneva: Author. Retrieved from http://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/who-china-joint-mission-oncovid-19-final-report.pdf
    » http://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/who-china-joint-mission-oncovid-19-final-report.pdf
  • Yan, Q., Tang, S., Gabriele, S., & Wu, J. (2016). Media coverage and hospital notifications: correlation analysis and optimal media impact duration to manage a pandemic. Journal of Theoretical Biology, 390, 1-13. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtbi.2015.11.002
    » https://doi.org/10.1016/j.jtbi.2015.11.002
  • Zamora, J. C., Curia, B. C., Dupont, M. F., Marques, S. S., Luft, C. Z., Arnoud, T., … Habigzang, L. (2020). Você não está sozinha! enfrentando a violência contra a mulher no isolamento pela COVID-19 Porto Alegre: PUCRS. Recuperado de http://www.pucrs.br/wp-content/uploads/2020/05/Voce-na-esta-sozinha-CartilhaMulheres.pdf
    » http://www.pucrs.br/wp-content/uploads/2020/05/Voce-na-esta-sozinha-CartilhaMulheres.pdf
  • Zanon, C., Dellazzana-Zanon, L. L., Wechsler, S. M., Fabretti, R. R., & Rocha, K. N. (2020). COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200072. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072
    » https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2020
  • Data do Fascículo
    2020
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br