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A prática de análise lingüística no livro didático: uma proposta pós-PCN

Resumo

In this paper we aim to examine how the linguistic analysis directives proposed by the National Curricular Parameters to the Portuguese Language Teaching are incorporated by Portuguese textbooks. The data shows that although the teacher's handbook suggests the development of the reflection literacy, some linguistic analysis exercises in the student's textbook still point to the development of the recognition literacy.

Brazilian National Curricular Parameters; linguistic analysis; reflection and recognition literacy


Brazilian National Curricular Parameters; linguistic analysis; reflection and recognition literacy

ARTIGOS

A prática de análise lingüística no livro didático: uma proposta pós-PCN* * Este trabalho, que é um recorte representativo das análises realizadas no terceiro capítulo de nossa dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL/UNICAMP (Silva, 2003), foi apresentado na sessão de comunicação intitulada A escrita que é objeto do letramento escolar, no 14º Congresso de Leitura do Brasil _ COLE _ Campinas, 22-24/07/2003.

Wagner Rodrigues Silva

Doutorando em Lingüísta Aplicada - UNICAMP

ABSTRACT

In this paper we aim to examine how the linguistic analysis directives proposed by the National Curricular Parameters to the Portuguese Language Teaching are incorporated by Portuguese textbooks. The data shows that although the teacher's handbook suggests the development of the reflection literacy, some linguistic analysis exercises in the student's textbook still point to the development of the recognition literacy.

Keywords: Brazilian National Curricular Parameters, linguistic analysis, reflection and recognition literacy

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    Este trabalho, que é um recorte representativo das análises realizadas no terceiro capítulo de nossa dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL/UNICAMP (Silva, 2003), foi apresentado na sessão de comunicação intitulada
    A escrita que é objeto do letramento escolar, no 14º Congresso de Leitura do Brasil _ COLE _ Campinas, 22-24/07/2003.
  • Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em contextos de ensino

    1 Este trabalho contribui com as investigações referentes às práticas de reflexão sobre a escrita, desenvolvidas no âmbito do projeto integrado (CNPq n.º 520427/2002-5).
  • Boxes

    2 Segundo as orientações dos autores no manual do professor, os não chegam a constituir uma seção. São textos paralelos que ampliam o assunto abordado na seção em que estão inseridos e estabelecem relações entre o assunto e a vida do aluno.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2004
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