Acessibilidade / Reportar erro

Discursos da globalização nas vozes de professores e professoras de língua inglesa

Resumos

Em entrevistas realizadas com professores e professoras de inglês de duas escolas municipais de Belo Horizonte, MG, constatou-se que eles são amplamente influenciados pelos variados e conflitantes discursos sobre globalização e o inglês no mundo. Como resultado, pode-se perceber em suas falas uma série de conflitos, contradições e dilemas. A análise das entrevistas foi efetuada de acordo com os conceitos de discurso hegemônico e contra-hegemônico, definidos a partir das teorias de Antonio Gramsci e Mikhail Bakhtin.

Ensino de língua inglesa; globalização; hegemonia


Interviews with English teachers of Belo Horizonte’s local public schools revealed that they are largely influenced by the varied and conflicting discourses on globalisation and English in the world. Consequently a number of contradictions in their speeches were noticed, which are also the concrete expression of their dilemmas. The analysis of the interviews was carried out according to the concepts of hegemonic and counter-hegemonic discourse, defined within the theoretical frameworks of Antonio Gramsci and Mikhail Bakhtin.

ELT; globalisation; hegemony


ARTIGOS

Discursos da globalização nas vozes de professores e professoras de língua inglesa

Vanderlei J. Zacchi* * Doutorando em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela USP. 1 Para uma bibliografia mais aprofundada sobre as diversas abordagens a respeito de globalização, ver: Brecher et al. (2000); Giddens (2000); Hobsbawm (2000); Ianni (1997); Jameson e Myioshi (1998); Ortiz (1994); Santos (2001). 2 A tradução dos textos originalmente em inglês, incluindo os do Anexo, é de minha própria autoria. 3 Os nomes são fictícios. Para informações mais detalhadas sobre os professores e professoras entrevistados, consultar Zacchi (2003, p. 143-145), de acordo com a seguinte nomenclatura: Sônia: P1; César: P2; Fernando: P3; Hélio: P4; Rosana: P5; Solange: P7; Eliane: P8. 4 Convenções para a transcrição das entrevistas E _ Entrevistador (?) _ incompreensível / _ pausa breve // _ pausa longa

Faculdades Campo Real

RESUMO

Em entrevistas realizadas com professores e professoras de inglês de duas escolas municipais de Belo Horizonte, MG, constatou-se que eles são amplamente influenciados pelos variados e conflitantes discursos sobre globalização e o inglês no mundo. Como resultado, pode-se perceber em suas falas uma série de conflitos, contradições e dilemas. A análise das entrevistas foi efetuada de acordo com os conceitos de discurso hegemônico e contra-hegemônico, definidos a partir das teorias de Antonio Gramsci e Mikhail Bakhtin.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; globalização; hegemonia.

ABSTRACT

Interviews with English teachers of Belo Horizonte’s local public schools revealed that they are largely influenced by the varied and conflicting discourses on globalisation and English in the world. Consequently a number of contradictions in their speeches were noticed, which are also the concrete expression of their dilemmas. The analysis of the interviews was carried out according to the concepts of hegemonic and counter-hegemonic discourse, defined within the theoretical frameworks of Antonio Gramsci and Mikhail Bakhtin.

Key-words: ELT; globalisation; hegemony.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Anexo

Esse anexo está dísponível apenas em pdf: [Anexo]

  • BAKHTIN, M. (1988). O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance Trad. Aurora Fornoni Bernardini e outros. São Paulo: Unesp/Hucitec. p. 71-210
  • BENESCH, S. (1999). Thinking critically, thinking dialogically. Tesol Quarterly, v. 33, n. 3, p. 573-580.
  • BRASIL. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º. e 4º. ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF.
  • BRECHER, J. et alii. (2000). Globalization from below: the power of solidarity. Cambridge: South End Press.
  • BRYSON, B. (1990). The mother tongue: English and how it got that way New York: Avon.
  • BUSNARDO, J. e BRAGA, D. B. (2000). Language, ideology and teaching towards critique: a look at reading pedagogy in Brazil. Journal of Pragmatics, n. 32, p. 1-17.
  • COUTINHO, C. N. (1999). Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
  • COX, M. I. P. e ASSIS-PETERSON, A. A. de. (1999). Critical pedagogy in ELT: images of Brazilian teachers of English. Tesol Quarterly, v. 33, n. 3, p. 433-452.
  • CRYSTAL, D. (1998). English as a global language Canto edition. Cambridge: CUP.
  • GIDDENS, A. (2000). Runaway world. New York: Routledge.
  • GRAMSCI, A. (2000). Cadernos do cárcere. Trad. Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. v. 2.
  • GRIGOLETTO, M. (2001).  Língua e identidade: representações da língua estrangeira no deiscurso dos futuros professores de língua inglesa. In: CARMAGNANI, Anna M. e GRIGOLETTO, Marisa (Orgs.). Inglês como língua estrangeira: identidade, práticas e textualidade. São Paulo: Humanitas. p. 135-152.
  • HOBSBAWM, E. (2000). On the edge of the new century. Ed. Antonio Pollito. Trad. Allan Cameron. New York: The New Press.
  • IANNI, O. (1997). Teorias da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
  • JAMESON, F. e MYIOSHI, M. (Eds.). (1998). The cultures of globalization. Durham: Duke University Press.
  • MACHADO, I. A. (1995). O romance e a voz: a prosaica dialógica de M. Bakhtin Rio de Janeiro-São Paulo: Imago-Fapesp.
  • ORTIZ, R. (1994). Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense.
  • PENNYCOOK, A. (1994). The cultural politics of English as an international language. Harlow: Longman.
  • _______. (1998). English and the discourses of colonialism. London: Routledge.
  • PHILLIPSON, R. (1992). Linguistic imperialism. Oxford: Oxford University Press.
  • _______. Voice in global English: unheard chords in Crystal loud and clear. Applied Linguistics, Oxford, 20/2, p. 265-276, 1999. Resenha.
  • SANTOS, M. (2001). Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal 7. ed. Rio de Janeiro: Record.
  • TAVARES DE JESUS, A. (1985). A educação como hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Filosofia e História da Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
  • ZACCHI, V. J. (2003). Discurso, poder e hegemonia: dilemas do professor de língua inglesa. Campinas. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
  • _______. (2005). A "simplicidade" do inglês como fator de sua disseminação. Anais do XVI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná Londrina: bgf.net. 1 CD-ROM.
  • *
    Doutorando em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela USP.
    1 Para uma bibliografia mais aprofundada sobre as diversas abordagens a respeito de globalização, ver: Brecher et al. (2000); Giddens (2000); Hobsbawm (2000); Ianni (1997); Jameson e Myioshi (1998); Ortiz (1994); Santos (2001).
    2 A tradução dos textos originalmente em inglês, incluindo os do Anexo, é de minha própria autoria.
    3 Os nomes são fictícios. Para informações mais detalhadas sobre os professores e professoras entrevistados, consultar Zacchi (2003, p. 143-145), de acordo com a seguinte nomenclatura: Sônia: P1; César: P2; Fernando: P3; Hélio: P4; Rosana: P5; Solange: P7; Eliane: P8.
    4 Convenções para a transcrição das entrevistas
    E _ Entrevistador
    (?) _ incompreensível
    / _ pausa breve
    // _ pausa longa
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Out 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2006
    UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: spublic@iel.unicamp.br