Acessibilidade / Reportar erro

Reflexão interativa: desvelando e transformando teorias práticas sobre o ensino de inglês na escola pública

Resumos

Este estudo tem como objetivo investigar as reflexões conduzidas por professores de inglês da escola pública sobre sua prática pedagógica e suas conseqüências para os alunos. Os resultados mostraram que os temas principais da reflexão instrução, conteúdo, objetivos, resultados, contexto, professor e alunos. O foco deste trabalho será nas teorias práticas sobre conteúdo e objetos, que não foram simplesmente desvendados mas, printipalmente, questionados e transformados.

formação de professores; reflexão interativa; ensino de inglês como LE


This study aimed at investigating the reflections of public school English teachers about their pedagogical practice and its consequences for the students. The results showed that the main themes of reflection were instruction, content, aims, results, context, teacher, and students. The focus of this paper will be on the practical theories about content and aims, which were not simply revealed, but also questioned and transformed.

teacher development; reflective interaction; teaching EFL


ARTIGOS

Reflexão interativa: desvelando e transformando teorias práticas sobre o ensino de inglês na escola pública

Rosane Rocha Pessoa

Universidade Federal de Goiás

RESUMO

Este estudo tem como objetivo investigar as reflexões conduzidas por professores de inglês da escola pública sobre sua prática pedagógica e suas conseqüências para os alunos. Os resultados mostraram que os temas principais da reflexão instrução, conteúdo, objetivos, resultados, contexto, professor e alunos. O foco deste trabalho será nas teorias práticas sobre conteúdo e objetos, que não foram simplesmente desvendados mas, printipalmente, questionados e transformados.

Palavras-chave: formação de professores; reflexão interativa; ensino de inglês como LE.

ABSTRACT

This study aimed at investigating the reflections of public school English teachers about their pedagogical practice and its consequences for the students. The results showed that the main themes of reflection were instruction, content, aims, results, context, teacher, and students. The focus of this paper will be on the practical theories about content and aims, which were not simply revealed, but also questioned and transformed.

Key-words: teacher development; reflective interaction; teaching EFL.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Esta e as outras citações, originalmente em inglês, foram traduzidas para facilitar a leitura.

  • ALARCÃO, I. (1996). Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão Porto: Porto. p. 171-189.
  • BRITZMAN, D. (1991). Practice makes practice: a critical study of learning to teach Albany: Sunny Press.
  • EDGE, J.; RICHARDS, K. (1998). May I see your warrant, please?: justifying outcomes in qualitative research. Applied Linguistics. Oxford University Press, v. 19, n. 3, p. 334-356.
  • GARCÍA, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa Porto: Porto.
  • JOHNSON, K. E.; FREEMAN, D. (2001). Teacher learning in second language teacher education: a socially-situated perspective. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 53-69.
  • MAGALHÃES, M. C. C. (2002). O professor de línguas como pesquisador de sua ação: a pesquisa colaborativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL. p. 39-58.
  • NÓVOA, A. (1997). formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote. p. 13-33.
  • OPRANDY, R. with GOLDEN, L.; SHIOMI, K. (1999). Language teaching awareness: a guide to exploring beliefs and practices. Cambridge: Cambridge University Press.
  • PENNYCOOK, A. (1989). The concept of method, interested knowledge, and the politics of language teaching. TESOL Quarterly, v. 23, n. 4, p. 589-618.
  • _______. (1998). A Lingüística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas Campinas: Mercado de Letras, p. 23-49.
  • PESSOA, R. R. (2002). A reflexão interativa como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores de inglês da escola pública Belo Horizonte. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Lingüísticos, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • SOLOMON, J. (1987). New thoughts on teacher education. Oxford Review of Education, v. 3, n. 13, p. 267-274.
  • TELLES, J. A. (1996). Being a language teacher: stories of critical reflection on language and pedagogy. Toronto. (Doctoral Dissertation) - Graduate Department of Education, University of Toronto.
  • UR, P. (1996). A course in language teaching: practice and theory Cambridge: Cambridge University Press.
  • VAN LIER, L. (1988). The classroom and the language learner. New York: Longman.
  • VAN LIER, L. (1994). Some features of a theory of practice. TESOL Journal, v. 4, n. 1, p. 6-10.
  • VAN MANEN, M. (1977). Linking ways of knowing with ways of being practical. Curriculum Inquiry, n. 6, p. 205-228.
  • WAITE, D. (1993). Teachers in conference: a qualitative study of teacher-supervisor face-to-face interactions. American Educational Journal, v. 30, n. 4, p. 675-702.
  • YONEMURA, M. (1982). Teacher conversations: a potential source of their own professional growth. Curriculum Inquiry, v. 12, n. 3, p. 239-256.
  • ZEICHNER, K. M. (2001). Educating reflective teachers for learner-centered education: possibilities and contradictions. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA INGLESA, 16. Londrina: Universidade de Londrina.
  • ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. (1996). Reflective teaching: an introduction New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br