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Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca

Resumos

A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.

avaliação em sala de aula; textos; inglês como LE


The importance of evaluation and the problems most frequently faced by teachers in relation to classroom assessment are the motivation for this paper. The objective is to make a case for a more informed approach to the development of classroom assessment instruments from the results of a case study that analyzed 28 classroom tests. The basic literature that guides the construction of valid and reliable instruments is reviewed to support the argument that classroom assessment can be approached from a sound theoretical framework. The case study research will be presented as well as its methodology for data analysis. Results reveal that although the communicative approach has been one of the most recognized approaches for the teaching of a second language in the last 25 years, as far as evaluation is concerned, the approach that seems to predominate in classroom test construction in a region of Minas Gerais reminds us of the period known as grammar-translation. Such disturbing results are presented and discussed in this paper as well as its implications for teachers and researchers.

classroom assessment; texts; EFL


ARTIGOS

Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca

Laura Miccoli

UFMG

RESUMO

A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.

Palavras-chave: avaliação em sala de aula; textos; inglês como LE.

ABSTRACT

The importance of evaluation and the problems most frequently faced by teachers in relation to classroom assessment are the motivation for this paper. The objective is to make a case for a more informed approach to the development of classroom assessment instruments from the results of a case study that analyzed 28 classroom tests. The basic literature that guides the construction of valid and reliable instruments is reviewed to support the argument that classroom assessment can be approached from a sound theoretical framework. The case study research will be presented as well as its methodology for data analysis. Results reveal that although the communicative approach has been one of the most recognized approaches for the teaching of a second language in the last 25 years, as far as evaluation is concerned, the approach that seems to predominate in classroom test construction in a region of Minas Gerais reminds us of the period known as grammar-translation. Such disturbing results are presented and discussed in this paper as well as its implications for teachers and researchers.

Key-words: classroom assessment; texts; EFL.

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1 Essa foi a resposta dada a um e.mail enviado ao INEP por Laura Miccoli em 2002 que indagava do porquê da não inclusão da língua inglesa no ENEM.

2 Tenho sido responsável por cursos de avaliação de aprendizagem de língua estrangeira nos níveis da graduação e pós-graduação na UFMG e em outras instituições de ensino superior.

3 O real, nesse caso, é relativo, pois nem sempre o desempenho de um aluno em um teste oral ou escrito reproduzirá o seu desempenho em uma situação de não teste.

4 Embora vocabulário e gramática sejam habilidades que subjazem ao desempenho das habilidades de falar, escrever, ouvir e ler, elas estão sendo consideradas como habilidades separadas visto que elas podem ser testadas separadamente (Hughes 1989). De fato, testes famosos como o TOEFL e outros exames de proficiência dedicam seções à avaliação dessas habilidades.

5 Em setembro de 2002, no XII Encontro da Associação dos Professores do Espírito Santo, onde uma versão deste artigo foi apresentada, os participantes reportaram acreditar que os resultados deste estudo podem refletir uma realidade que extrapola o grupo investigado.

6 Segundo alguns alunos que cursaram a disciplina "Tópicos de Prática de Ensino: Avaliação" no primeiro semestre de 2003 na Faculdade de Letras da UFMG, a disciplina que tratou da questão avaliação na Faculdade de Educação tinha um enfoque geral, sem a especificidade que lhes foi apresentada na disciplina da Faculdade de Letras.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
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