Acessibilidade / Reportar erro

Desvendando as implicações político-ideológicas na construção discursivo-textual do Jornal Nacional

Resumos

O objetivo deste artigo é discutir as implicações político-ideológicas nas construções lingüístico-discursivas do gênero discursivo televisual "Jornal Nacional", através da análise textual das editorias de maior freqüência, com base nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos discursivos críticos, em especial aos trabalhos desenvolvidos por Norman Fairclough (1989,2001,2003). Os resultados apontam para a construção de discursos tecnologizados, por meio de uma linguagem sensacionalista, como estratégia de comercialização de notícias.

análise crítica do discurso; gêneros discursivos; mídia


The aim of the this article is to discuss some important questions on the political-ideological implications inserted in the construction of the discourse of the newscast "Jornal Nacional". Through textual analyses of the editorials of major frequency, the results show the use of the language of sensationalism and "fait-divers" as a strategy of marketing the news. Thus it brings a new contribution to the debate around the theoretical status of Critical Discourse Analysis (Fairclough,2001).

critical discourse analysis; genres; midia


ARTIGOS

Desvendando as implicações político-ideológicas na construção discursivo-textual do Jornal Nacional* * Este artigo relata resultados da pesquisa do Projeto Mídia e Discurso: discutindo a mídia telejornalística Jornal nacional no contexto de pós-modernidade, financiado pelo Programa PROBIC/ FAPEMIG/UFV.

Flaviane Faria Carvalho ; Maria Carmen Aires Gomes

Universidade Federal de Viçosa

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir as implicações político-ideológicas nas construções lingüístico-discursivas do gênero discursivo televisual "Jornal Nacional", através da análise textual das editorias de maior freqüência, com base nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos discursivos críticos, em especial aos trabalhos desenvolvidos por Norman Fairclough (1989,2001,2003). Os resultados apontam para a construção de discursos tecnologizados, por meio de uma linguagem sensacionalista, como estratégia de comercialização de notícias.

Palavras-chave: análise crítica do discurso; gêneros discursivos; mídia.

ABSTRACT

The aim of the this article is to discuss some important questions on the political-ideological implications inserted in the construction of the discourse of the newscast "Jornal Nacional". Through textual analyses of the editorials of major frequency, the results show the use of the language of sensationalism and "fait-divers" as a strategy of marketing the news. Thus it brings a new contribution to the debate around the theoretical status of Critical Discourse Analysis (Fairclough,2001).

Key-words: critical discourse analysis, genres, midia.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • CARVALHO, F.; GOMES, M. C. A. (2204). A mídia telejornalística Jornal Nacional: vender para informar ou informar para vender. In: GOMES, Maria Carmen Aires e CAMPOS, Maria Cristina Pimentel (org.) Interações dialógicas: linguagem e literatura na sociedade contemporânea Viçosa: Editora UFV. P.65-82.
  • FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e mudança social Brasília: Editora UnB.
  • FILHO, C. M. (1989). O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza São Paulo: Ática.
  • FOUCAULT, M. (1977). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
  • GOMES, M. R. (2003). Poder no Jornalismo. Discorrer, Disciplinar, Controlar São Paulo: Hacker Editores. Edusp.
  • GUIMARÃES, E. (2001). Produção e Circulação do Conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade Campinas: Pontes.
  • GREGOLIN, M. do R. (org). (2003). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo São Carlos: Claraluz.
  • HALLIDAY, M.A.K. (1994). An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold.
  • KURTZ, H. (1993). Media Circus: the trouble with Americas newspaper. Estados Unidos: Times Books.
  • MAINGUENAU, D. (2001). Análise de textos de comunicação São Paulo: Cortez.
  • MARSHALL, L. (2003). O jornalismo na era da publicidade São Paulo: Summus.
  • MEDINA, C. (1988). Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial São Paulo: Summus.
  • _______. (2002). Entrevista: o diálogo possível São Paulo: Ática.
  • MORIN, E. (1984). Cultura de massas no século XX Rio de Janeiro: Forense.
  • *
    Este artigo relata resultados da pesquisa do Projeto
    Mídia e Discurso: discutindo a mídia telejornalística Jornal nacional no contexto de pós-modernidade, financiado pelo Programa PROBIC/ FAPEMIG/UFV.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Out 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2006
    UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: spublic@iel.unicamp.br